É irritante ver que depois de limparmos a TV ou o monitor do PC, o pó que anda no ar volta a “colar-se” ao ecrã!

O pó é atraído pela eletricidade estática, portanto a solução passa por a eliminarmos.
Para tal poderá utilizar um produto de limpeza que permita eliminar a eletricidade estática.

Existe à venda no LIDL um spray para móveis com substâncias de limpeza anti-estáticas, refiro-me ao ADRITT – Antistatic, mas também existem de outras marcas tais como o conceituado Pronto.

Mas… quem conhece este blog sabe que o texto não poderia acabar assim. 😉

Pois é, para (quase) tudo existe uma alternativa mais económica e neste caso é o vulgar amaciador de roupa. Basta que humedeça um pano do pó com um pouco de amaciador de roupa (sem diluir) e limpe normalmente o ecrã.

Para comprovar a eficácia do amaciador da roupa na eliminação da eletricidade estática, pode experimentar atirar um pouco de pó para o ecrã antes e depois da limpeza. Constatará que antes, uma parte do pó é atraída para o ecrã, depois da limpeza vê-se o pó a ser repelido. É claro que o resultado poderá variar consoante a qualidade do amaciador.

A eliminação da eletricidade estática dos ecrãs é apenas um exemplo. Poderá utilizar o amaciador de roupa noutras superfícies em que pretenda obter esse efeito, tais como em mobílias.

Mas seja cuidadoso e experimente este método numa pequena zona escondida do objeto antes de espalhar o amaciador por toda a superfície. Isto para garantir que o material desse objeto não se danifica em contacto com o amaciador de roupa.

Experimente!

45 COMENTÁRIOS

  1. Realmente é muito irritante enquanto se limpa o ecrã ver as particulas de pó a agarrar e dois minutos depois estar igual a antes da limpeza. Vou exprimenter para ver se dá mesmo resultado. mesmo boa dica

  2. Boa solução para este problema, mas que só fica completa com esta dica 🙂 Antes de limparem o vosso televisor, limpem tudo o resto para diminuir a quantidade de pó no ar 😀

  3. Eu costumo usar toalhitas (daquelas dos bebés), costumo comprar no minipreço, marca dia, não precisa ser dodot. Também as uso para limpar o ecrã do portátil e fica uma maravilha. 😛

  4. Nunca tinha experimentado limpar o ecrã do portátil com toalhitas…. costumava fazê-lo apenas com o teclado e qdo tinha rato ligado ao pc limpava também a partes de baixo e a esfera. Realmente fica uma maravilha! Obrigada Maria!

  5. Sim, realmente fica uma maravilha!!!! No Ecrã do portátil, depois de passar a toalhita, costumo passar um guardanapo, para acabar de secar o ecrã e dar-lhe aquele brilho!!

    • Olá Fátima, não sei bem, mas talvez possa ser a qualidade do amaciador.
      Experimente passar uma folha de papel de cozinha absorvente para retirar o excesso de amaciador.

    • Ola Fatima
      Antes de passar o amaciador recomendo que passe um pano humido assim retira possiveis gorduras e sujidades do ecra. Entao depois passe o amaciador para complementar o processo.

  6. Eu por acaso tenho um produto específico que comprei À imenso tempo e ainda dura, mas essa dica não sabia 😀 Quando este acabar já sei o que fazer 😉

  7. Tal como o Poupa e Ganha diz na publicação, há que experimentar um pouco primeiro num bocadinho, porque nunca se sabe se pode danificar ou não.

  8. E uma questao de exprimentar colocar so um bocadinho.
    Eu exprimentei no meu plasma e nao causou quaisquer danos nem manchou nem nada. ficou impecavel. Mas exprimentem so um pouco porque ha televisoes e televisoes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here