6 formas de obter livros gratuitamente!

Conheça algumas formas de obter livros de forma totalmente gratuita, tanto em versão papel como em versão digital.
Livros gratuitos

Os preços dos livros nem sempre nos convidam à sua leitura. Se gosta de ler, vai adorar saber que é muito fácil obter livros de forma totalmente gratuita!

Veja algumas formas de satisfazer o seu gosto pela leitura sem ter de gastar um cêntimo.

1. Inscreva-se na comunidade Winking Books

O Winking Books é uma comunidade de troca de livros online. Aqui pode registar-se e colocar em sistema os livros que deseja trocar. Este sistema funciona por pontos, sendo que por cada livro que coloca tem certos pontos e depois poderá “comprar” livros com esses pontos.

Existe também nessa comunidade uma bolsa de troca de livros onde pode especificar que livros quer em troca dos seus. Ou seja, em vez de trocar os seus livros por pontos e posteriormente trocar os seus pontos por outros livros, com essa funcionalidade pode tentar fazer a troca direta de livros.

Veja mais informações sobre este sistema aqui: Como ter Livros Gratuitos com o Winking Books.

2. Adira ao BookCrossing

O BookCrossing apresenta-se como um movimento com o objetivo de transformar o mundo numa biblioteca. Um movimento de partilha de livros internacional, como se de um clube de livros global se tratasse.

O conceito surgiu em 2004 nos EUA, e consiste na prática de deixar os livros em locais públicos, tais como cafés, paragens do autocarro ou nos transportes públicos, para permitir que outros leitores lhes tenham acesso.

Recomendo que visite o site Bookcrossing Portugal onde está muito bem explicado o conceito, assim como os passos a dar para se iniciar no BookCrossing.

3. Dê uma oportunidade à Biblioteca Municipal

Muitos de nós esquecemos-nos da existência das bibliotecas, ou porque gostamos de ter os livros na estante, ou simplesmente porque não achamos que a sua utilização seja prática.

A verdade é que as bibliotecas municipais são uma ótima forma de conseguirmos ler sem ser necessário pagar nada por isso, e muitas vezes até conseguimos encontrar livros que já não estão disponíveis para venda.

Normalmente, é possível ficar com os livros durante 15 dias, sendo que se não for suficiente para si, pode pedir um segundo empréstimo.

A melhor caraterística das bibliotecas que não existia há uns bons anos, é a possibilidade de verificar os livros disponíveis sem sair de casa. Grande parte das bibliotecas já tem o seu catálogo online, portanto antes de se deslocar pode verificar se a biblioteca tem o livro que procura. Pode ainda ir mais longe e apontar o local onde o livro se encontra, tornando assim a sua visita mais rápida!

4. Participe em passatempos de livros

Diria que quase todas as semanas são lançados passatempos na internet e em muitos deles os prémios são livros.

Eu mesmo já ganhei alguns livros em passatempos, assim como também já lancei passatempos aqui no Poupa e Ganha cujos prémios foram livros.

Existe um grupo de Facebook que serve exclusivamente para divulgação de passatempos de livros – o Só Passatempos de Livros. Sugiro que se torne membro desse grupo para estar sempre a par do lançamento de novos passatempos.

Também aqui no nosso blog vamos divulgando passatempos que se encontram em vigor. Fique atento!

Portanto, participe em todos os passatempos em que os prémios sejam livros do seu interesse e boa sorte! Uma coisa é garantida, se não participar não ganha de certeza!

5. Faça troca de livros com amigos

Para quem não precisa de ficar com os livros na estante, pode ganhar o hábito de trocar com amigos seus. Se tiver a sorte de ter vários amigos leitores, ambos podem beneficiar com essa troca.

Podem até criar grupos no Facebook dedicados a essas mesmas trocas. Podem colocar fotos dos livros e ver os livros de outros colegas. Já existem imensos grupos deste género, bastando pesquisar por “troca de livros” no Facebook.

6. Faça download de livros digitais

Claro que normalmente quem gosta de ler, dá sempre preferência a ler um livro real (em papel)!

Mas se o livro que gostaria de comprar estiver disponível para download de forma gratuita e até nem se importar de o ler no monitor do seu computador ou do tablet ou até mesmo imprimir, tem aqui uma boa oportunidade de poupança.

Existem vários sites onde pode fazer download de livros eletrónicos (ebooks), na maioria das vezes basta procurar diretamente no Google pelo título do livro.

Para facilitar essa pesquisa, o Google lançou um motor de busca específico: Google – Livros

Em alguns casos, apenas pode ler excertos do livro, o que também é uma boa forma de decidir se realmente o quer comprar.

Mas existem mais plataformas onde pode encontrar livros gratuitos em formato digital, como por exemplo:

  • A Bibliotrónica Portuguesa, um projeto da Universidade de Lisboa que disponibiliza mais de 3000 obras escritas em língua portuguesa de acesso totalmente livre.
  • O Projeto Gutemberg que alberga mais de 38.000 livros eletrónicos gratuitos.
  • O Projecto Adamastor, um projeto exclusivamente português onde podemos encontrar obras em domínio público convertidas para formato EPUB.
  • Na página do Plano Nacional de Leitura poderá encontrar ainda mais sugestões de plataformas onde pode encontrar leituras em formato digital em acesso aberto.

Se dominar a língua inglesa, o leque de sites onde pode fazer download de ebooks gratuitos, torna-se mais alargado. Basta uma pesquisa no Google por “Free Ebooks” para encontrar imensas plataformas com livros em formato PDF, EPUB, etc.

Kindle
O Kindle torna a leitura de livros eletrónicos um pouco mais “natural”!

A melhor forma de ler ebooks é adquirir um ebook reader, da marca que pretender. O preço destes equipamentos varia, mas por cerca de 100€ já conseguirá um bom companheiro de leitura. Se o valor lhe parece alto, acredite que rapidamente conseguirá recuperar o valor investido com o dinheiro que vai poupar.

Se não quiser investir nesse equipamento, também pode lê-los no seu computador, tablet ou até mesmo no seu smartphone.


Conhece mais formas de conseguir livros gratuitos? Partilhe as suas dicas nos comentários. 😉

Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Talvez lhe interesse:

24 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.