Livros gratuitos

Os preços dos livros nem sempre nos convidam à sua leitura. Se gosta de ler, vai adorar saber que é muito fácil obter livros de forma totalmente gratuita!

Veja algumas formas de satisfazer o seu gosto pela leitura sem ter de gastar um cêntimo.

1. Inscreva-se na comunidade Winking Books

O Winking Books é uma comunidade de troca de livros online. Aqui pode registar-se e colocar em sistema os livros que deseja trocar. Este sistema funciona por pontos, sendo que por cada livro que coloca tem certos pontos e depois poderá “comprar” livros com esses pontos.

Existe também nessa comunidade uma bolsa de troca de livros onde pode especificar que livros quer em troca dos seus. Ou seja, em vez de trocar os seus livros por pontos e posteriormente trocar os seus pontos por outros livros, com essa funcionalidade pode tentar fazer a troca direta de livros.

Veja mais informações sobre este sistema aqui: Como ter Livros Gratuitos com o Winking Books.

2. Adira ao BookCrossing

O BookCrossing apresenta-se como um movimento com o objetivo de transformar o mundo numa biblioteca. Um movimento de partilha de livros internacional, como se de um clube de livros global se tratasse.

O conceito surgiu em 2004 nos EUA, e consiste na prática de deixar os livros em locais públicos, tais como cafés, paragens do autocarro ou nos transportes públicos, para permitir que outros leitores lhes tenham acesso.

Recomendo que visite o site Bookcrossing Portugal onde está muito bem explicado o conceito, assim como os passos a dar para se iniciar no BookCrossing.

3. Dê uma oportunidade à Biblioteca Municipal

Muitos de nós esquecemos-nos da existência das bibliotecas, ou porque gostamos de ter os livros na estante, ou simplesmente porque não achamos que a sua utilização seja prática.

A verdade é que as bibliotecas municipais são uma ótima forma de conseguirmos ler sem ser necessário pagar nada por isso, e muitas vezes até conseguimos encontrar livros que já não estão disponíveis para venda.

Normalmente, é possível ficar com os livros durante 15 dias, sendo que se não for suficiente para si, pode pedir um segundo empréstimo.

A melhor caraterística das bibliotecas que não existia há uns bons anos, é a possibilidade de verificar os livros disponíveis sem sair de casa. Grande parte das bibliotecas já tem o seu catálogo online, portanto antes de se deslocar pode verificar se a biblioteca tem o livro que procura. Pode ainda ir mais longe e apontar o local onde o livro se encontra, tornando assim a sua visita mais rápida!

4. Participe em passatempos de livros

Diria que quase todas as semanas são lançados passatempos na internet e em muitos deles os prémios são livros.

Eu mesmo já ganhei alguns livros em passatempos, assim como também já lancei passatempos aqui no Poupa e Ganha cujos prémios foram livros.

Existe um grupo de Facebook que serve exclusivamente para divulgação de passatempos de livros – o Só Passatempos de Livros. Sugiro que se torne membro desse grupo para estar sempre a par do lançamento de novos passatempos.

Também aqui no nosso blog vamos divulgando passatempos que se encontram em vigor. Fique atento!

Portanto, participe em todos os passatempos em que os prémios sejam livros do seu interesse e boa sorte! Uma coisa é garantida, se não participar não ganha de certeza!

5. Faça troca de livros com amigos

Para quem não precisa de ficar com os livros na estante, pode ganhar o hábito de trocar com amigos seus. Se tiver a sorte de ter vários amigos leitores, ambos podem beneficiar com essa troca.

Podem até criar grupos no Facebook dedicados a essas mesmas trocas. Podem colocar fotos dos livros e ver os livros de outros colegas. Já existem imensos grupos deste género, bastando pesquisar por “troca de livros” no Facebook.

6. Faça download de livros digitais

Claro que normalmente quem gosta de ler, dá sempre preferência a ler um livro real (em papel)!

Mas se o livro que gostaria de comprar estiver disponível para download de forma gratuita e até nem se importar de o ler no monitor do seu computador ou do tablet ou até mesmo imprimir, tem aqui uma boa oportunidade de poupança.

Existem vários sites onde pode fazer download de livros eletrónicos (ebooks), na maioria das vezes basta procurar diretamente no Google pelo título do livro.

Para facilitar essa pesquisa, o Google lançou um motor de busca específico: Google – Livros

Em alguns casos, apenas pode ler excertos do livro, o que também é uma boa forma de decidir se realmente o quer comprar.

Mas existem mais plataformas onde pode encontrar livros gratuitos em formato digital, como por exemplo:

  • A Bibliotrónica Portuguesa, um projeto da Universidade de Lisboa que disponibiliza mais de 3000 obras escritas em língua portuguesa de acesso totalmente livre.
  • O Projeto Gutemberg que alberga mais de 38.000 livros eletrónicos gratuitos.
  • O Projecto Adamastor, um projeto exclusivamente português onde podemos encontrar obras em domínio público convertidas para formato EPUB.
  • A Biblioteca de Livros Digitais, assume-se como um agregado de livros de autores consagrados e aprovados pelo Plano Nacional de Leitura. Nesse site temos acesso não só a livros mas também a conteúdo multimédia e material de apoio. Em muitos livros existe a funcionalidade áudio, para podermos escutar o texto enquanto os folheamos.

Se dominar a língua inglesa, o leque de sites onde pode fazer download de ebooks gratuitos, torna-se mais alargado. Basta uma pesquisa no Google por “Free Ebooks” para encontrar imensas plataformas com livros em formato PDF, EPUB, etc.

Kindle
O Kindle torna a leitura de livros eletrónicos um pouco mais “natural”!

A melhor forma de ler ebooks é adquirir um ebook reader, da marca que pretender. O preço destes equipamentos varia, mas por cerca de 100€ já conseguirá um bom companheiro de leitura. Se o valor lhe parece alto, acredite que rapidamente conseguirá recuperar o valor investido com o dinheiro que vai poupar.

Se não quiser investir nesse equipamento, também pode lê-los no seu computador, tablet ou até mesmo no seu smartphone.


Conhece mais formas de conseguir livros gratuitos? Partilhe as suas dicas nos comentários. 😉

24 COMENTÁRIOS

  1. É uma óptima solução para quem, como eu, devora livros. Apesar de gostar de os ler em papel, sobretudo na cama antes de adormecer, o seu preço torna a sua compra pouco convidativa… 🙁

  2. Não sabia da sua existência mas parece ser bastante util 😀 Também existe um académico para quem anda no ensino superior como eu.

  3. Eu já nem compro livros, quando quero ler um, vou á net, faço uma pesquisa e o respectivo download. Já vou no 3º livro de Stephenie Meyer, o eclipse, que é uma continuação do crepusculo. Estive a ver nas lojas o preço de cada um, pra cima de 15€, por isso vejam o dinheiro k já poupei nestes 3 livros 😛

  4. No que toca a livros eu gosto muito de os folhear….. antes qdo eles tinham aquele cheirinho a novo adorava cheirá-los…. Costumo utilizar este tipo de serviço para ler um pouco do livro antes de optar pela compra na net…. é mais ou menos o mesmo ritual de quando entro numa livraria para “namorar” mais um pouco AQUELE livro…. É útil sim, utilizo, mas adoro a versão impressa!
    Tb já me tenho socorrido destas edições online para participar num passatempo ou outro em que o prémio é esse livro.

  5. Eu conhecia um site muito bom, com livros muito bons e que se chamava Rei do Ebook. Alguém conhecia? Já há muito tempo que acho que deixou de existir, pois não consigo encontrá-lo. Alguém sabe o que se passou?

  6. Gosto da iniciativa, mas, não consigo ler livros online, aborrece-me, parece que continuo no trabalho, em frente ao computador, por outro lado conheço pessoas que até lêm mais depressa assim. É uma questão de gosto, e também da qualidade da vista de cada um.

  7. Em relação aos ebooks, não só é uma pena a diferença de preço em Portugal não ser significativa em relação à versão papel, como quando há promoções seja de lojas online seja nos sites das editoras quase nunca estão incluídos os ebooks nessas promoções.

    Tenho um Kindle onde gosto muito ler, mas devido à diferença de preços e a nem sempre gostar de ler em inglês acabo por comprar muitos livros ainda em versão papel.

    Esperemos que com o tempo e a oferta isso mude.

    • Ana,

      Sou da mesma opinião, se bem que já se vai encontrando umas boas promoções em ebooks, mas nem sempre e é preciso procurar bem! Nos últimos meses tenho vindo a notar uma grande diferença para melhor, mais ainda está longe de ser perfeito.

      Na última Feira do Livro a Leyaonline portou-se bem e tinha imensos ebooks a preços “de feira” no site. Experimente na próxima Feira.

  8. Eu gosto muito de ler , mas tem que ser em formato papel.
    O Winkingbooks é um site muito bom, mas penso que desde que veio a Bolsa de Trocas, começou a ser menos interessante, pois começaram a ficar imensos livros parados, porque não há trocas para eles.

  9. Existe outro, bookcrossing.com… onde se paga os portes de envio para ler um livro desde que haja quem esteja disponível para o emprestar.

    Os CTT têm uma taxa de livro, o que significa que para enviar livros não se paga ao peso. 😉

  10. Eu tenho um tablet, e leio livros através dele, tenho uma aplicação, que me permite sacar filmes gratuitamente, e assim posso sempre ler sem gastar dinheiro! 🙂

  11. eu ha muito tempo que ja utilizo a biblioteca para poder consultar e ler livros de meu interesse, e nao só ! dvd, musica e muito mais coisas 😀

  12. Infelizmente não tenho muito tempo para ler, mas para ler gosto mesmo é do livro, do cheiro das folhas de papel, daí a biblioteca ser o meu preferido.

  13. A biblioteca da faculdade também é válida certo? É que uso mais ultimamente ou então trago livros de casa da minha mãe 🙂 E-books não sou grande apreciadora porque não tenho tablet e no PC ainda que portátil não dá muito jeito.

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.