vegetais

A acumulação de humidade nas gavetas do frigorífico acelera a decomposição dos legumes lá guardados.

Principalmente a alface, devido às suas finas folhas, é rapidamente afectada.

Para evitar o excesso de humidade nessas gavetas, forre-as com esponjas bem secas. Quando as esponjas estiverem encharcadas, retire-as do frigorífico, escorra a água absorvida e depois de as deixar secar, coloque novamente nas gavetas.

Para impedir a formação de bolor nessas esponjas, coloque-as de molho numa bacia com água e algumas gotas de lixívia.

E assim conseguirá manter os legumes frescos por mais tempo!

34 COMENTÁRIOS

  1. Olá,
    Eu não forrei completamente as gavetas do frigorífico. Optei por colocar 2 esponjas velhas, uma de cada lado em cada gaveta. Como o meu frigorífico tem duas gavetas, utilizei no total 4 esponjas.

  2. Eu comprei um tapete esponja.. que vi na dmail se nao me engano.. Aqui deu resultado.. Mas realmente estas das esponjas tambem deve de dar bom resultado. Obrigado

  3. Agora já sei porque é que alguns legumes se estragam mais facilmente no frigorifico cá de casa. Sem duvida um método a adoptar 😀

  4. Nunca havia pensado nessa idéia pois além de prática é barato é reutilizável,pois está a limpar todo dia o frigorífico não dá, eu já perdi muito alface por causa da humidade obrigada pela dica.

  5. Pode-se também conservar os alimentos frescos durante semanas e de forma bem simples: basta reutilizar os sacos com interior de alumínio que compramos no supermercado com diversos alimentos (como os pacotes das batatas fritas, etc…).Basta colocar as frutas ou vegetais no interior desses sacos.Uma semana depois continua frescos como na hora, sem sinais de desidratação. Mas atenção! Não feche o saco, deixe-o aberto e ele fará a sua “magia”.

  6. Nunca tal me tinha passado pela cabeça 🙂
    Já pensei em comprar um artigo que existe no mercado para esse fim, mas como nem é assim tão barato costumo forrar as gavetas com papel de alumínio e coloco os vegetais em caixas abertas, para que a humidade não fique dentro dos sacos.
    BOA!
    .-= Venha ler o meu último post ..Creme de Pescada e Couve-Flor =-.

  7. caso os legumes estejam murchos, antes de os servir/cozinhar faça o seguinte: borrife-os com água fria e envolva-os numa toalha e coloque-os no frigorífico durante 1 hora!

  8. Ainda ninguém me respondeu se podem ser aquelas esponjas de lavar a loiça, ou se aqueles tapetes anti-derrapantes de colocar nas gavetas também serve.

  9. Maria, eu experimentei com esponjas grossas das que normalmente são utilizadas no banho. À partida as de lavar a loiça também servirão, mas são mais pequenas, talvez não absorvam tanta humidade.
    Quanto aos tapetes anti-derrapantes, não acredito que tenham grande poder de absorção.

  10. Se calhar terás de usar Maria mais do que uma esponja de lavar a loiça em cada gaveta para o poder de absorção ser maior. Que dá mto resultado ter esponja dentro das gavetas dos legumes, garanto que dá!

  11. Ok, obrigado Miguel e Teresa pelas dicas! 😛

    Já agora, caso queiram conservar legumes fora do frigorífico, numa emergência, experimente guardá-los num local fresco (como a sua varanda), embrulhados em papel molhado. Os resultados são excelentes.

  12. Também podem colocar papel absorvente no fundo da gaveta e guardar os legumes em sacos, os quais aperta bem, retirando-lhes o ar.
    Uma alface dura 1 semana ou mais inpecavel.

  13. A sério? Esponjas nas gavetas do frigorifico….nunca tinha ouvido falar disto. Vocês são mesmo excelentes 🙂 Vou experimentar e se funcionar vai dar muito jeito, mesmo. Obrigada Poupa e Ganha.

  14. Por falar em frigorifico, qto tenho algum cheiro que nao me agrada no frigorifico e sei que nao tenho nada de estragado costumo colocar uma tacinha com agua e vinagre e funciona mto bem

    • Eu passei a comprar alface iceberg no lidl porque dura muito mais tempo, a outra em pouco tempo se estraga e até gosto mais do gosto da Iceberg

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here