Como funciona o micro-ondas e como usá-lo para poupar energia

Saiba como funciona um forno micro-ondas e como este equipamento ajuda a poupar energia elétrica.
Micro-ondas

No que toca a aquecer alimentos, o forno micro-ondas consegue ser o equipamento mais eficiente, mais económico e mais ecológico quando comparado com os fornos convencionais, tanto elétricos como a gás.

Devem ser raras as casas portuguesas que ainda não têm um micro-ondas! Este equipamento é simples e prático, bastando ter uma tomada por perto para já poder aquecer e cozinhar praticamente qualquer tipo de alimento.

DECO - Ofertas

Como funciona o micro-ondas

Micro-ondas são uma forma de radiação eletromagnética, ou seja, ondas de energia elétrica e magnética que se movem juntas no espaço.

As micro-ondas possuem três características que permitem a sua utilização na culinária: são refletidas pelo metal, atravessam o vidro, papel, plástico e outros materiais semelhantes, e são absorvidas pelos alimentos.

Num forno micro-ondas, essas ondas são emitidas por um tubo chamado de magnetron. Ao serem absorvidas pelos alimentos, as micro-ondas fazem com que as moléculas de água dos alimentos vibrem, produzindo o calor que cozinha os alimentos. É por isso que alimentos com alto teor de água, como vegetais frescos, podem ser cozidos mais rapidamente do que outros alimentos. Precisamente por esta razão, às vezes é difícil estabelecer o tempo certo de cozimento.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a energia de micro-ondas é transformada em calor à medida que é absorvida pelos alimentos e não torna os alimentos “radioativos” ou “contaminados”.

Embora o calor seja produzido diretamente na comida, estes fornos não cozinham os alimentos de “dentro para fora”. Quando alimentos espessos são cozidos, as camadas externas são aquecidas e cozidas principalmente por micro-ondas, enquanto as internas são cozidas principalmente pela propagação de calor das camadas externas já aquecidas.

A utilização de fornos micro-ondas pode ser mais eficiente em termos de energia do que os fornos convencionais porque os alimentos cozinham muito mais rápido e a energia aquece apenas os alimentos e não todo o compartimento do forno. Além disso, cozinhar no micro-ondas não reduz o valor nutricional dos alimentos mais do que os fornos convencionais. De facto, os alimentos cozidos no micro-ondas podem reter mais vitaminas e minerais, já que cozinham mais rapidamente e sem adição de água.

Como usar (bem) o forno micro-ondas

Ao compreendermos como um forno micro-ondas funciona, também entendemos uma série de regras interessantes que devemos conhecer para aproveitá-lo ao máximo.

Que recipientes usar no micro-ondas

Recipientes de vidro, papel, cerâmica ou plástico pode ser usados sem problema no forno micro-ondas porque as micro-ondas passam por esses materiais. Apesar das micro-ondas não conseguirem aquecer esses recipientes, devemos ter cuidado ao retirá-los do forno porque podem estar quentes devido à propagação de calor dos próprios alimentos.

É devido a essa propagação de calor dos alimentos, que alguns recipientes de plástico não devem ser usados ​​no forno de micro-ondas, pois podem derreter.

Recipientes de metal e de cristal também não podem ser utilizados, pois as ondas micro-ondas são refletidas nesses materiais, causando o aquecimento irregular dos alimentos e até mesmo a avaria do forno.

Provavelmente já ouviu falar ou comprovou que os ovos estouram ao serem cozidos no micro-ondas? O motivo é óbvio: ao aquecer a água dentro do ovo, que está na gema, ela torna-se gasosa e expande o interior do ovo, até que este rebenta.

Em que situações é aconselhável usar o micro-ondas

Para cozinhar, normalmente, utiliza-se o forno ou fogão, no entanto também pode experimentar usar o micro-ondas para esse fim. Veja por exemplo estas receitas fáceis e rápidas para micro-ondas.

Se apenas precisa de aquecer uma refeição já pronta, o ideal é optar pelo micro-ondas.

Também pode usar o micro-ondas para descongelar mais rapidamente um alimento. Mas o ideal, para poupar energia elétrica, será planear as suas refeições antecipadamente de forma a deixar os alimentos descongelarem naturalmente.

Limpeza do micro-ondas

Para manter a eficiência do forno micro-ondas e evitar a formação de fumos e maus odores, deverá mantê-lo sempre bem limpo, removendo quaisquer restos de comida e gordura que fiquem agarrados às superfícies.

Poderá comprar produtos de limpeza específicos ou então poupar esse dinheiro recorrendo a truques de limpeza caseiros para limpar o micro-ondas com ingredientes que provavelmente já terá por casa.

Usar o micro-ondas com segurança

Os fornos micro-ondas são projetados de modo a nunca ser permitido o funcionamento com a porta aberta, já que a radiação emitida poderia nos provocar lesões. As lesões por radiação proveniente de fornos micro-ondas são causadas pela exposição a grandes quantidades de radiação que vazam através de aberturas do forno. A exposição a níveis elevados de micro-ondas pode causar queimaduras dolorosas. O cristalino do olho é particularmente sensível ao calor intenso, e a exposição a altos níveis de micro-ondas pode causar cataratas.

É muito pouco provável, mas se alguma vez notar que o seu forno micro-ondas funciona mesmo tendo a porta aberta, deverá desligá-lo de imediato. Se quiser, para se sentir mais seguro faça este teste.

Não permaneça em frente ao micro-ondas por tempo prologado enquanto este está em funcionamento, e alerte as crianças para também não o fazerem. Por menor que seja a radiação, se pudermos evitar a exposição, não há porque não o fazer.

Não permaneça em frente ao micro-ondas enquanto este trabalha

Na realidade, a probabilidade de sofrer alguma lesão devido a radiações emitidas pelo micro-ondas, é muito baixa. De facto, são muito mais frequentes os casos de pessoas que se queimaram gravemente ao retirarem de dentro do micro-ondas chávenas com água superaquecida (aquecida além da temperatura de ebulição).

A água ao ser aquecida a temperaturas acima do ponto de ebulição, não aparenta estar a ferver assim que abrimos a porta do micro-ondas. Mas basta um leve movimento para que resulte uma violenta erupção.

Assim, tenha bastante cuidado ao aquecer água no micro-ondas. Até mesmo no momento de adicionar café solúvel, por exemplo, poderá ocorrer a tal erupção. Existem testemunhos de pessoas que sofreram queimaduras graves nas mãos e até mesmo no rosto devido a esse fenómeno.

Quanto à localização do micro-ondas, o ideal é colocá-lo longe de outros equipamentos e fontes de calor. O espaço circundante deve estar sempre livre para permitir o arrefecimento e a ventilação adequada.


Caso esteja interessado em comprar um micro-ondas, na Amazon encontra micro-ondas para todos os gostos e a preços bem em conta. 😉

DECO - Ofertas
Partilhe este artigo:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Também poderá gostar:
Últimas oportunidades:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba as melhores dicas no seu e-mail:

Partilhe este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp