refeicaoSe gasta imenso dinheiro em compras no supermercado mas ao mesmo tempo sente que nunca tem “nada” para comer lá em casa, talvez não esteja a planear devidamente as suas refeições!

Planear uma semana de refeições não lhe levará mais do que uns 30 minutos e permitir-lhe-á poupar muito tempo e dinheiro! Como?

Ficar especado a olhar para dentro do frigorífico perto da hora do jantar e a tentar decidir o que cozinhar… é provavelmente um quadro em que muitos de nós nos revemos imensas vezes!

A solução para evitar este tipo de situações, passa, claro está, por organizar e planear as suas refeições.

PLANEAR É POUPAR

Ao planear com antecedência o que vai comer, você poupa tempo e dinheiro, alimenta-se melhor e até faz refeições mais saudáveis. Se isto não o convence, eis mais alguns benefícios interessantes:

  • Munido com um plano de refeições semanal e uma lista de compras, apenas necessitará de fazer uma visita por semana ao supermercado, poupando assim nas deslocações.
  • Planear as refeições ajuda-o a elaborar uma lista de compras mais eficiente e assim evitar compras impulsivas de produtos supérfluos ou duplicados.
  • Ao ter todas as suas refeições planeadas e todos os ingredientes necessários em sua casa, irá evitar a tentação de recorrer a restaurantes (de fast-food, por exemplo) ou a optar por refeições prontas (pizzas e companhia).
  • Evita o desperdício de alimentos por expirarem o prazo de validade, já que terá melhor controlo sobre o que tem na sua despensa, assim como também conseguirá aproveitar melhor as sobras para confecionar novas refeições e evitar os ACNIs no seu congelador!
  • Poupa energia elétrica ao evitar o uso do micro-ondas para descongelar algo à pressa, uma vez que já sabe de antemão o que deve deixar a descongelar.
  • Menos stress para si… Sabendo exatamente o que vai cozinhar e garantindo que tem todos os ingredientes necessários, não saber o que fazer para o jantar, deixará de ser uma preocupação para si!

Como vê, planear as refeições pode ser muito vantajoso, e certamente não estão aqui listadas todas as vantagens!

Mais uma sugestão: tente sempre que possível cozinhar para um batalhão!

E não se esqueça de planear também os pequeno-almoços e os lanches a meio da tarde.

Bom apetite! 🙂

9 COMENTÁRIOS

  1. Todas as semanas faço uma ementa semanal. Assim evito abrir a porta do frigorífico e ficar lá a olhar a ver os ingredientes que tenho e a pensar aquilo que vou fazer. Guardo todas as ementas, e ás vezes vou copiar totalmente uma ementa que se fez no mês anterior! Poupo tempo e trabalho!

  2. Eu faço uma coisa diferente: ao fim de semana costumo fazer dois ou três pratos em grandes quantidades para ir dando para a semana, pois nem sempre tenho tempo de cozinhar todos os dias, o planeamento seja em que área for é sempre a melhor maneira de poupar e de estarmos prevenidos.

  3. Ai está algo que faço e realmente é muito util. Por vezes também cozinho em quantidades suficientes para várias refeições o que representa economia de energia, azeite, cebola, e outros.

  4. Planear a ementa semanal já se tornou um hábito! Bem como fazer comida em grandes quantidades para dar para mais do que uma refeição, assim poupo tempo e energia para fazer outras coisas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here