As (enormes) vantagens de planear as suas refeições

Planear as suas refeições ajuda-o a organizar as suas compras, evitar o desperdício, poupar tempo e dinheiro, entre outras vantagens! Saiba porquê.
refeicao

Se gasta imenso dinheiro em compras no supermercado mas ao mesmo tempo sente que nunca tem “nada” para comer lá em casa, talvez não esteja a planear devidamente as suas refeições!

Planear uma semana de refeições não lhe levará mais do que uns 30 minutos e permitir-lhe-á poupar muito tempo e dinheiro! Como?

Ficar especado a olhar para dentro do frigorífico perto da hora do jantar e a tentar decidir o que cozinhar… é provavelmente um quadro em que muitos de nós nos revemos imensas vezes!

A solução para evitar este tipo de situações, passa, claro está, por organizar e planear as suas refeições.

Planear é poupar

Ao planear com antecedência o que vai comer, você poupa tempo e dinheiro, alimenta-se melhor e até faz refeições mais saudáveis. Se isto não o convence, eis mais alguns benefícios interessantes:

  • Munido com um plano de refeições semanal e uma lista de compras, apenas necessitará de fazer uma visita por semana ao supermercado, poupando assim nas deslocações.
  • Planear as refeições ajuda-o a elaborar uma lista de compras mais eficiente e assim evitar compras impulsivas de produtos supérfluos ou duplicados.
  • Ao ter todas as suas refeições planeadas e todos os ingredientes necessários em sua casa, irá evitar a tentação de recorrer a restaurantes (de fast-food, por exemplo) ou a optar por refeições prontas (pizzas e companhia).
  • Evita o desperdício de alimentos por expirarem o prazo de validade, já que terá melhor controlo sobre o que tem na sua despensa, assim como também conseguirá aproveitar melhor as sobras para confecionar novas refeições e evitar os ACNIs no seu congelador!
  • Poupa energia elétrica ao evitar o uso do micro-ondas para descongelar algo à pressa, uma vez que já sabe de antemão o que deve deixar a descongelar.
  • Menos stress para si… Sabendo exatamente o que vai cozinhar e garantindo que tem todos os ingredientes necessários, não saber o que fazer para o jantar, deixará de ser uma preocupação para si!

Como vê, planear as refeições pode ser muito vantajoso, e certamente não estão aqui listadas todas as vantagens!

Mais uma sugestão: tente sempre que possível cozinhar para um batalhão!

E não se esqueça de planear também os pequeno-almoços e os lanches a meio da tarde.

Bom apetite! 🙂


Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Não encontrou a informação que procurava? Faça uma pesquisa aqui:

Talvez lhe interesse:

9 respostas

  1. Todas as semanas faço uma ementa semanal. Assim evito abrir a porta do frigorífico e ficar lá a olhar a ver os ingredientes que tenho e a pensar aquilo que vou fazer. Guardo todas as ementas, e ás vezes vou copiar totalmente uma ementa que se fez no mês anterior! Poupo tempo e trabalho!

  2. Eu faço uma coisa diferente: ao fim de semana costumo fazer dois ou três pratos em grandes quantidades para ir dando para a semana, pois nem sempre tenho tempo de cozinhar todos os dias, o planeamento seja em que área for é sempre a melhor maneira de poupar e de estarmos prevenidos.

  3. Ai está algo que faço e realmente é muito util. Por vezes também cozinho em quantidades suficientes para várias refeições o que representa economia de energia, azeite, cebola, e outros.

  4. Planear a ementa semanal já se tornou um hábito! Bem como fazer comida em grandes quantidades para dar para mais do que uma refeição, assim poupo tempo e energia para fazer outras coisas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.