Viajar

Vai viajar? Então deixe uma moeda no congelador!

Acredito que o título o deixou curioso e a pensar por que motivo estaremos a sugerir que coloque uma moeda no congelador! 😀

Na realidade, esta dica, apesar de simples, pode ser bastante útil e especialmente benéfica para a sua saúde.

Se planeia ausentar-se de casa por um longo período e tiver de deixar o congelador ou arca congeladora ligada por ter alimentos lá dentro, apesar de pouco provável, existe sempre o risco de ocorrer uma falha de energia durante o tempo que se ausentou.

Caso essa falha de energia se prolongue pelo tempo suficiente para os alimentos descongelarem, mesmo que estes voltem novamente a congelar (porque entretanto foi reposto o fornecimento de energia elétrica), existe o risco dos alimentos se terem deteriorado.

Este problema pode levar à alteração do sabor dos alimentos, mas pior ainda, aumenta a probabilidade de contaminação devido à multiplicação de microrganismos, pondo em risco a nossa saúde.

E como saber se os alimentos descongelaram e voltaram a congelar durante a sua ausência?

Coloque uma moeda no congelador

Antes de se ausentar de casa, encha um recipiente com água e deixe-o no congelador até a água congelar completamente. A seguir, pouse uma moeda (ou qualquer outro objeto pequeno, mas pesado) por cima do gelo e volte a colocar o recipiente no congelador.

Se houver um corte de energia por tempo prolongado, a água irá descongelar e a moeda ficará no fundo, e assim permanecerá mesmo que volte a congelar.

Como vê, este é um “truque” extremamente simples, mas muito eficaz para descobrir se os alimentos descongelaram e voltaram a congelar enquanto esteve ausente.

Pessoalmente, quando planeio ausentar-me por longos períodos, opto por planear as minhas refeições de forma a esvaziar completamente a arca congeladora e, se possível, o frigorífico também. Assim, posso deixar esses eletrodomésticos desligados e poupar energia. Nesses casos, como não tenho mais nenhum equipamento que necessite de ficar ligado, até corto a energia diretamente no disjuntor!


O que achou desta dica? 🙂


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:

Se gostou do que leu, partilhe com os seus amigos...

4 Comentários

  1. Boa ideia!! O pessoal às vezes complica tudo com sensores e montes de tecnologia para detectar cenas quando basta ter um pouco de criatividade. Tirando aquele apagão que tivemos este ano, não me parece assim tão frequente a luz ir abaixo, mas é uma boa ideia pra também sabermos se o congelador está a funcionar bem e sem grandes oscilações de temperatura.

  2. Talvez noutros países seja mais útil porque aqui em Portugal não temos muitos problemas desse tipo. Mas não deixa de ser interessante 🙂

  3. Agora fazias um meme com o Khaby Lame 😀
    Tipo, pra quê sensores, alarmes e sei lá mais o quê, quando basta uma moeda!!!! 😀 😀 😀
    Simples e eficaz!! Gostei 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.