Descubra 7 motivos para morar em Portugal

Portugal é um dos países onde se pode ter uma maior qualidade de vida, por um preço justo e acessível. Quer morar em Portugal? Venha daí!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Morar em Portugal

Portugal é um dos países onde se pode ter uma maior qualidade de vida, por um preço justo e acessível. Quer morar em Portugal? Venha daí!

Portugal está na moda. Nos últimos anos, assistimos a um grande aumento do fluxo de turistas durante todo o ano. Graças às ligações low-cost aos principais aeroportos do país, turistas de todos os cantos da Europa (e não só!) deslocam-se a Portugal para visitar, comer, beber e desfrutar de tudo o que temos para oferecer. No entanto, há um número cada vez mais significativo de estrangeiros que querem vir morar em Portugal. Atraídos por um excelente clima, boa comida, gente simpática e de bons costumes, os estrangeiros estão apaixonadíssimos por Portugal.

Tradicionalmente, a grande parte dos estrangeiros que queriam morar em Portugal eram de nacionalidade inglesa. À semelhança do que acontece no sul de Espanha, a maior parte dos ingleses que vêm morar para Portugal são pensionistas que compram ou alugam uma casa no sul de Portugal, para poderem desfrutar de sol, bom tempo e boa comida durante a sua velhice.

A tendência tem vindo a alterar-se nos últimos anos. Não são só os idosos ingleses que querem vir morar para Portugal, e o clima não é só o principal motivo. O conhecido jornal inglês The Telegraph publicou uma lista de razões para viver em Portugal, e a grande parte delas destaca não só a comida, como também paisagens e destinos não tão típicos como Guimarães, Tavira ou Sintra.

  1. Preços muito acessíveis. Embora talvez seja difícil a alguém que trabalha em Portugal reconhecer isto, a grande parte dos nossos produtos gastronómicos, serviços e roupa, por exemplo, têm preços extremamente acessíveis. Esta é uma das principais razões que levam estrangeiros a querer morar em Portugal. Imagine então o seguinte cenário – trabalha numa empresa estrangeira, com um muito bom salário, e tem a opção de trabalhar remotamente em sua casa, em qualquer lado. Aproveita esse excelente salário e muda-se para uma cidade nos subúrbios de Lisboa ou do Porto. Por um custo de vida ínfimo, comparado com o seu salário, porque é que não haveria de morar em Portugal?
  2. Casas (ainda) acessíveis. Apesar do mercado imobiliário em Lisboa e no Porto estar a aumentar para preços nunca antes vistos, ainda é relativamente simples alugar ou comprar uma casa por bons preços fora dos grandes centros urbanos.
  3. Paisagens arrebatadoras. Todos sabem esta – Portugal tem paisagens simplesmente magníficas e arrebatadoras, de Norte a Sul do país. Começando pelos mais conhecidos pontos turísticos, como os vários miradouros de Lisboa e as pontes do Porto, há muito mais para descobrir se morar em Portugal. Considere visitar o castelo de Guimarães onde foi fundada a nação, Templo de Diana e Capela dos Ossos em Évora, esquiar na Serra da Estrela ou relaxar no Gerês. Tudo isto acompanhado de paisagens lindas, distintas e arrebatadoras.
  4. Gastronomia diversa e deliciosa. Principalmente para estrangeiros cujos países de origem não têm uma gastronomia muito diversa, morar em Portugal é uma experiência gastronómica por si só. Pode provar coisas tão “esquisitas” como caracóis, moelas e tripas, ou ovas de peixe, polvo e lulas. Os caracóis, tão típicos de Portugal, são algo extremamente desconfortável para turistas ingleses, por exemplo.
  5. Fado, património imaterial da Humanidade. É verdade. O fado é nosso, mas não é só nosso. Em 2011 o fado foi considerado Património Imaterial da Humanidade. Desde então, a popularidade do fado aumentou exponencialmente. Se sempre morou em Portugal, provavelmente já foi a uma casa de fados; agora, todas estas casas de fados estão cheias de turistas, quer estejam ou não a morar em Portugal, para escutar algo que Portugal deu ao mundo.
  6. Estudos de qualidade e a um preço acessível. Sendo o ensino escolar obrigatório gratuito até ao 12º Ano, as universidades Portuguesas são reconhecidas tanto na Europa como em outras partes do mundo. O preço das propinas, quando comparado com os praticados em outras universidades europeias, está vários milhares de euros abaixo.
  7. Clima ameno e temperado, com muitas horas de sol. Fechamos esta lista com chave de ouro, que é na verdade um lugar comum, não deixando de ser uma das principais razões pelas quais muitas pessoas querem vir morar para Portugal. Com um excelente clima e muitas horas de sol, quer durante o Inverno ou durante o Verão, Portugal é um excelente país para quem gosta de estar fora de casa, em esplanadas, a passear ou simplesmente a apanhar banhos de sol.

Apesar de ser por vezes difícil de acreditar, morar em Portugal é, em termos de qualidade de vida, uma das melhores opções a tomar. Temos tudo que outros países – mais ricos que nós, é certo – não têm e gostariam de ter. Se conhece alguém que está a pensar vir morar para Portugal, ofereça a sua casa para pernoita e deixe que venham visitar ou revisitar o nosso país. Não há dúvida que se irão apaixonar pelas ruas, pelas pessoas, pela gastronomia e pela cultura, e acabarão por decidir vir morar para Portugal.


Telegram

Quer passar a receber alertas de amostras grátis, oportunidades e outras novidades do blog?

Inscreva-se no nosso canal do Telegram

Talvez lhe interesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ganhe dinheiro preenchendo inquéritos online

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.