ressonar

É normal que todos os seres humanos ressonem ocasionalmente, mas se você faz parte dos 45% da população adulta que sofre de um ressonar crónico, este artigo é ideal para si.

Ressonar constantemente é uma doença física que pode afetar tanto a qualidade do seu sono como do sono do seu parceiro e familiares. Felizmente fechar as portas e dormir em quartos separados é uma solução muito remota, pois hoje em dia há inúmeras soluções eficazes para resolver o seu problema.

O que é ressonar?

Ressonar, ou  Roncopatia, é uma doença física que afeta mais de metade da população ativa. Afeta tanto homens como mulheres, apesar de ser mais comum nos homens e tem tendência a agravar-se com a idade.

O ronco de intensidades diferentes, acontece quando o seu corpo não consegue que o ar se mova livremente através do nariz e garganta durante o sono. Esta obstrução faz com que os tecidos circundantes, o palato mole sobre a língua, comecem a vibrar e é essa vibração que provoca o som de ronco incomodativo. Para além disso, as pessoas que sofrem desta doença tem, por vezes, quantidade e flexibilidade de tecido nasal e da garganta a mais, o que torna a vibração mais provável de acontecer.

Para você acabar com o pesadelo de ressonar intensivamente, é necessário, em primeiro lugar, identificar a causa do seu ronco. Dado isto, deve procurar um médico, pois o seu ronco pode ser também sinal da existência do síndrome de apneia obstrutiva do sono (SAOS), uma vez que 90% dos doentes que possuem este síndrome ressonam. Mas não se preocupe, porque independentemente da causa ou de possuir SAOS ou não, existem inúmeras soluções para aliviar o seu ronco, e tornar as suas horas de sono e dos seus familiares mais relaxantes e silenciosas.

6 Causas para Ressonar

Existem inúmeras causas para você ressonar, vamos enumerar algumas para que possa perceber o porquê de ressonar e seguidamente como tratar a sua doença.

1. Excesso de peso ou obesidade

O facto de o seu corpo ser constituído por gordura em excesso e ser carente em termos de músculos, é um dos principais fatores para o seu ronco. Mas, mesmo que você não tenha peso a mais, a simples realidade de ter gordura a mais na zona do pescoço e garganta é suficiente para que você ressone intensivamente.

2. Idade

Com a idade o problema tende a piorar, pois com o passar dos anos a sua garganta tende a ficar mais estreita e a massa muscular na zona da mesma diminui.

3. A forma como o seu corpo é constituído

Os homens são mais propícios a ressonar do que as mulheres pois têm as vias respiratórias mais estreitas. É normal que todos os seus atributos físicos responsáveis pelo seu ronco sejam hereditários.

4. Problemas nasais e de sinusite

O bloqueio das vias respiratórias é o principal responsável pelo roncar.

5. Consumo de álcool, medicamentos e fumar

O consumo de álcool, tabaco e certos medicamentos para dormir ou sedativos, fazem aumentar o relaxamento muscular na zona da garganta, bloqueando as vias respiratórias e tornando mais propício o ronco.

6. Posição que você adota para dormir

Dormir de barriga para cima faz aumentar a probabilidade de ressonar, pois assim ocorre um relaxamento dos músculos da garganta bloqueando as vias respiratórias.

9 Dicas para Parar de Ressonar

Acabe de vez com o seu pesadelo de ressonar todas as noites, é possível voltar a ter um sono relaxado e descansado. Tome atenção às seguintes dicas para parar de ressonar:

1. Mude a sua posição de dormir

Se dorme de barriga para cima está na altura de alterar imediatamente essa posição. Durma de lado e verá que esta mudança  poderá ajudar na resolução do seu problema. Se tem dificuldade em adaptar-se à posição de dormir de lado, opte por uma almofada de corpo inteiro ou então coloque bolas de ténis no seu pijama, isto faz com que não altere a sua posição durante o sono. Você pode também optar por dormir com a cabeça um pouco mais alta, pois isso ajuda na abertura das suas vias respiratórias e por conseguinte na diminuição do ronco.

2. Perca peso

Deve sempre tentar perder peso, pois irá diminuir a gordura acumulada na zona da garganta e pescoço, provocando uma melhor respiração.

3. Evite bebidas alcoólicas, fumar e comprimidos para dormir ou sedativos

Tente evitar estes comportamentos principalmente antes de ir para a cama, pois eles provocam um relaxamento dos músculos da garganta que tem como consequência o roncar. Se é um fumador ativo deve começar a pensar em deixar de fumar, para além de o ajudar a deixar de ressonar, melhoraria em muito a sua saúde.

4. Tenha horas de sono saudáveis

Deve ter uma rotina de sono saudável, ou seja, deve dormir todas as noites as horas recomendadas, cerca de 7 a 8 horas. Uma rotina de sono saudável permitirá uma diminuição do seu ronco.

5. Tente manter os canais nasais abertos

Tente manter sempre as suas vias respiratórias abertas, por isso se sofre de rinite ou outra obstrução tente tomar descongestionantes ou anti-histamínicos.

Outra forma de conseguir ter sempre descongestionamento nasal é o uso de tiras nasais, pode encontrá-las em qualquer farmácia perto de si.

Se mesmo assim não conseguir ter os seus canais nasais abertos, pode sempre optar por uma lavagem do seio nasal. Canais nasais abertos é sinónimo de uma noite de sono silenciosa e relaxante.

6. Mude as suas almofadas com regularidade

Deve limpar o seu quarto e mudar as suas almofadas com regularidade pois, os alergénios que existem no ar são os principais causadores do ronco porque provocam a obstrução das vias respiratórias. Adote uma limpeza cuidada e regular.

7. Mantenha-se sempre hidratado

Quando está desidratado, as secreções no nariz e palato mole, tornam-se mais rígidas, o que provoca o ronco. Por isso, beba muitos líquidos, principalmente água, 11 a 16 copos de água por dia.

8. Pratique exercício físico regularmente

A prática regular de exercício físico vai permitir-lhe manter um peso sempre constante, fortalecer os seus músculos e diminuir a gordura acumulada. Terá também maior probabilidade de ter as suas vias respiratórias sempre limpas e abertas.

9. Mantenha o seu quarto mais húmido

Um ambiente seco é muitas vezes a causa do seu ronco, por isso recomenda-se que use um humidificador e que tome um banho quente antes de dormir. Deverá manter sempre as suas vias respiratórias húmidas, para que o seu ronco seja menor.

Com todas estas dicas verá o fim do seu terrível problema, pode dizer adeus às noites mal dormidas e aos problemas conjugais. 😉

Comentários:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here