estendal-roupa

Com o tempo quente a roupa não precisa de repousar muito tempo no estendal para ficar bem seca. 🙂

Este facto cria uma boa oportunidade de pouparmos electricidade na utilização da máquina de lavar roupa. Como?

Se a sua máquina permitir, desactive a centrifugação no programa de lavagem, alternativamente poderá você mesmo interromper o programa assim que se inicie a centrifugação.

Se desta forma acha que a roupa sai da máquina encharcada demais, pode pelo menos reduzir o número de rotações por minuto (se existir essa função na sua máquina).

Para além da óbvia poupança energética, a sua roupa ficará com menos vincos facilitando a tarefa de passar a ferro.

Se gostou do que leu, partilhe com os seus amigos...

21 COMENTÁRIOS

  1. Oi Miguel!
    Ótima dica, no verão vou utilizar!
    Outra coisa importante que deve ser feita para que as roupas não precisem ser passadas é bate-las de modo a estica-las bem antes de colocar no varal, bater com força, e depois que tira, dobrar imediatamente, desse jeito não preciso passar 90% das minhas roupas…
    Um abraço!
    .-= Venha ler o meu último post ..Uma visão sobre Blogs =-.

    • no rio o tempo fica muito quente no verao. e quando colocamos uma roupa no varal seca muito rapido, e otimo ir a praia no verao no rio. um beijo s2 barbara.

  2. Ih Miguel, aonde eu moro, no sul, no inverno é uma tristeza! Muito frio e úmido, demora muito para secar a roupa sim, pois não tem sol!!!
    No resto do país deve ser mais fácil!
    Um abraço
    .-= Venha ler o meu último post ..Uma visão sobre Blogs =-.

  3. Faço sempre isso seja inverno ou verão, mas no inverno tenho que secar a roupa dentro de casa, logo tenho que utilizar um pouco mais de rotações na centrifugação!
    Sempre que retiro a roupa da máquina sacudo-a energéticamente para que fique com menos vincos e mais fácil de passar!

    Beijoquinhas
    .-= Venha ler o meu último post ..O Descanço Merecido! =-.

  4. Secar ao sol, é o melhor pelo menos eu acho..
    Não pode é ficar lá muito tempo. se não fica rija.
    Mas este é capaz de dar jeito no inverno..

  5. Sem duvida uma boa forma de poupar dinheiro em eléctricidade e posteriormente em esforço ao passar a roupa. Vale a pena utiliza-lo naqueles dias mais quentes 🙂

  6. Sim é verdade. Esta também faço no verão. Vivo no Alentejo e além de termos muito calor no verão é uma óptima opção de poupança

  7. Ua boa técnica para poupar dinheiro em lavagens é aproveitar esta altura do ano para usar menos roupa possivel. Poupa-se bastante 🙂

  8. Já devia ter descoberto este blog há mais tempo…. para além de poupar energia com a ausência de centrifugação, pouparei ainda mais € na passagem a ferro

  9. Eu nunca me lembrei de parar a máquina, na altura da centrifugação. Mas ao estender a roupa, já a batia bem para que ficasse direitinha, e mal estivesse seca dobrava-o logo a arrumava-a. Eu é raro pegar no ferro de engomar!!! 😛

  10. a minha avó ensinou-me a esticar muito bem a roupa quando a apanhava para não custar tanto a passar e hoje há muita (len~çoi, toalhas …) que nem passo porque as estico muito bem!

  11. Enquanto estiver bom tempo para secar roupa irei fazer isto. Agora no inverno já é mais complicado, mesmo com a centrifugação, já é dificil secar a roupa.

  12. Tb tenho utilizado esta dica…. e mesmo qdo não fizer tanto calor tenho hipótese de programar a máquina para centrifugar a roupa com menos rotações…. não sai tão seca como com a rotação máxima, mas seca bem na mesma e continua a ser fácil de passar a ferro. Já experimentei e como mooro numa zona ventosa dá bem para fazer. Fica a centrig«fugação máxima reservada para qdo estiver de chuva.

  13. Pois… Até pode ser uma boa dica em termos económicos….mas para quem vive em apartamentos… é muito desagradável quando temos a roupa quase seca e o vizinho de cima se lembra de estender a roupa a pingar…
    Com uma menor centrifugação…ok….mas sem nenhuma, demonstra falta de civismo em relação aos outros moradores do prédio, só para quem não vive em apartamento é possivel.
    O sacudir a roupa com força….ajuda bastante é o que eu sempre faço. Depois é só apanhar…dobrar…e arrumar….acreditem…passo muito pouca roupa a ferro.

  14. Eu programo a centrifugação para os 400/800 rpm nos dias mesmo muito quentes, e quando o sol bate na minha varanda (logo de manhã) de “chapa”! 🙂
    Então se tiver um ventinho, em 3/4 horas faço duas/três maquinas de roupa, lavado, seco e dobrado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here