Tenha em conta a eficiência energética dos eletrodomésticos

Os eletrodomésticos de classe energética A+++ são normalmente mais caros, mas é um investimento que compensa!

Eficiência energética

Atualização: desde março de 2021 que estão em vigor novas etiquetas energéticas. Saiba tudo aqui: Novas Etiquetas Energéticas.

Penso que atualmente os portugueses já olham mais para as etiquetas de eficiência energética dos eletrodomésticos que compram.

Hoje em dia os fabricantes preocupam-se em implementar tecnologias nos seus produtos com vista a consumirem o mínimo de energia possível mantendo as suas funcionalidades. Quanto maior for a eficiência energética de um equipamento, maior será a poupança na fatura da eletricidade.

A etiqueta de eficiência energética é exigida pela legislação europeia para ser exibida no ponto de venda dos eletrodomésticos. Essa etiqueta classifica os produtos de A (o mais eficiente) a G (o menos eficiente).

Mas como a tecnologia não para de evoluir e os equipamentos estão cada vez mais poupadinhos em termos energéticos, mais classificações foram sendo introduzidas (A+, A++ e A+++).

O que é importante salientar, é que devemos ter consciência que apesar de um eletrodoméstico ser mais caro por lhe estar atribuída a classe A+++ em eficiência energética, este trará mais benefícios a curto prazo tanto económicos como ambientais.

Se quiser estar mais informado sobre quais os equipamentos mais eficientes entre outras informações, sugiro que visite o Topten. Esse site orienta-nos para a escolha de diversos equipamentos consumidores de energia que utilizamos diariamente: eletrodomésticos, lâmpadas, equipamento de escritório e ainda automóveis. Esta escolha tem como critério fundamental, a eficiência energética.

Veja uma breve apresentação:

Você tem o cuidado de analisar as etiquetas de eficiência energética antes de comprar um eletrodoméstico?


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:

7 Comentários

  1. Este site é sem duvida muito util.
    Aprendi umas dicas por lá, espero agora puder contribuir ainda mais para o nosso ambiente, Obrigado Miguel

  2. Eu já escolho os electrodomésticos que apresentam melhor eficiência energética uma vez que o maior gasto inicial vai ser recompensado com o tempo.

  3. É uma excelente ideia para poupar dinheiro e o ambiente. Nunca se esqueçam que por mais caros que sejam os electrodomésticos de efeciência energética A, o dinheiro que se recupera do investimento é muito maior. Compare as suas contas ao fim do mês e veja 🙂

  4. Em minha casa todo o tipo electrodomésticos são classe A. Não adianta comprá-los baratos, se depois vamos pagar mais em electricidade.

  5. Electrodomésticos de eficiência A ou AA são mais caros mas o investimento feito compensa na poupança de energia! Uma aspecto muito importante a ter em conta!

  6. Cá em casa são todos da classe A. Podem ser mais caros, mas hoje em dia já existem da marca branca a preços mais baixos.

  7. Agora até as casas tem a eficiencia energética.
    Gasta-se mais dinheiro inicialmente mas depois poupa-se imenso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *