Óleo de coco

14 utilizações alternativas do óleo de coco

O óleo de coco tem sido aconselhado por muitos nutricionistas como uma alternativa saudável ao uso do óleo alimentar e da manteiga para cozinhar.

Entre outros benefícios, o óleo de coco estimula a queima de gordura ajudando na perda de peso. Dai ser tão usado em muitas dietas para emagrecer.

No entanto, nem todos os nutricionistas são defensores da ampla utilização do óleo de coco na alimentação.

Usos alternativos do óleo de coco

Polémicas à parte, na realidade, a utilidade do óleo de coco não está apenas restrita à culinária. Conheça a seguir algumas utilizações interessantes para o óleo de coco.

Nota: No que se refere à aplicação na pele, deverá ter em conta que as peles oleosas não se adaptam bem ao óleo de coco. Mesmo em peles secas, a aplicação deverá ser esporádica, pois o uso frequente desse óleo pode causar obstrução dos poros.

Esfoliação corporal

Uma esfoliação corporal é muito benéfica para remover as células mortas da nossa pele.

Para criar o seu próprio esfoliante corporal ou facial, misture óleo de coco com açúcar de coco e esfregue na pele. Faça-o duas a três vezes por semana para ficar com uma pele bem macia.

Como o óleo de coco é antimicrobiano e hidratante, ele torna-se perfeito para combater as tão indesejadas borbulhas ao mesmo tempo que mantém a pele hidratada.

Tratar a pele do rosto

Se tem a pele do rosto seca também, também pode usar o óleo de coco como creme de noite. Graças ao seu poder antioxidante, o óleo de coco suaviza as rugas do rosto.

As peles acneicas também podem beneficiar do óleo de coco, pois o ácido láurico com as suas funções antimicrobianas, reduz as bactérias e a inflamação que provoca o acne.

Tenha, no entanto, em atenção, que no caso de ter pele oleosa e acneica, o óleo de coco poderá entupir os seus poros e acabar por gerar mais acne. O ideal será falar com o seu dermatologista sobre este assunto, antes de iniciar qualquer tratamento que seja.

Também hidrata os lábios secos e rachados, bastando apenas aplicar e massajar os lábios com um pouco desse óleo.

14 utilizações alternativas do óleo de coco
Uma curiosidade acerca deste óleo é que este solidifica quando armazenado abaixo dos 25 °C. Para o conseguir usar quando este está solidificado, basta esfregá-lo nas mãos durante uns segundos para que volte ao seu estado líquido.

Locão corporal

O óleo de coco é excelente para combater a pele seca. Basta esfregar o óleo de coco nas mãos para o aquecer e passá-lo na pele.

Os joelhos e cotovelos normalmente precisam mais deste cuidado, por serem as zonas do corpo que se apresentam com a pele mais ressequida.

Poderá, por exemplo, utilizar o óleo de coco para esfregar a pele após uma exposição solar mais prolongada. Deixe atuar durante uns 15 minutos e depois pode remover com água morna.

Também pode substituir o seu óleo de massagem pelo óleo de coco para nutrir profundamente a pele.

Tratar mãos secas e cutículas

Para acabar com as mãos secas e desidratadas, basta passar um pouco de óleo de coco. Para um efeito mais rápido, após a aplicação, calce umas luvas de pano. Verá como as suas mãos vão ficar mais macias.

Ao esfregar este óleo nas cutículas, ajuda a manter os germes afastados graças ao ácido láurico que mata bactérias, vírus e fungos e ainda fica com a pele mais macia, o que facilita bastante na hora de empurrar e cortar as cutículas.

Massagem relaxante

O óleo de coco aplicado na cabeça e corpo com uma massagem suave, reduz a tenção muscular, relaxa os músculos e ajuda a recuperar da fadiga mental. Ideal para eliminar o stress do dia a dia.

Creme corporal caseiro

Para fazer um creme corporal sem qualquer uso de produtos químicos precisará de:

  • 1/2 chávena de óleo de coco
  • 1/2 chávena de manteiga de karité
  • 1/8 chávena de óleo de jojoba
  • 20 gotas de um óleo essencial da sua preferência

Junte o óleo de coco, a manteiga de karité e o óleo de jojoba num recipiente e coloque em banho-maria a uma temperatura média. Mexa bem para deixar a mistura bem homogénea. Depois, coloque a mistura no frigorífico durante uma hora ou até solidificar. Bata os óleos até ficar uma consistência suave. Adicione um óleo essencial da sua preferência e misture. Coloque num frasco de vidro e armazene à temperatura ambiente.

Use esse creme após o duche, pois, o óleo de coco ajudará a evitar a perda de humidade da pele mantendo-a suave e hidratada.

Cabelo hidratado

Até o cabelo seco pode ficar mais hidratado recorrendo ao óleo de coco. O óleo de coco hidrata as pontas espigadas e nutre o couro cabeludo graças aos ácidos gordos. Se o colocar de meio do cabelo para as pontas e o deixar atuar durante uma hora, servirá de máscara hidratante.

Use com moderação! O uso excessivo do óleo de coco no couro cabeludo pode causar seborreia, obstrução dos folículos, inflamação do couro cabeludo e até mesmo queda de cabelo.

Cuidados da barba

Aplicar um pouco de óleo de coco antes de fazer a barba, ajuda a reduzir a irritação provocada pelas lâminas nas peles mais sensíveis.

Se lhe acabou a espuma ou gel de barbear, poderá também utilizar o óleo de coco como alternativa a esses produtos. Pode não tornar o barbear tão confortável, mas cumpre a missão!

Se costuma apenas aparar a barba, passe um pouco de óleo de coco nos fios da barba para hidratar e manter os pelos mais suaves e menos quebradiços.

Desmaquilhante natural

Use o óleo de coco como desmaquilhante, pois este ajuda a remover a maquilhagem da pele na perfeição e ainda a hidrata.

Lave bem o rosto após o uso.

Remover cola da pele

O seu filho veio da escola com as mãos cheias de cola seca? Aplique óleo de coco na pele e esfregue. Para além de ajudar a remover a cola, ainda hidrata as mãos.

Evitar assaduras da fralda

O óleo de coco também pode ser utilizado nos cuidados do seu bebé. Para evitar a dor e comichão da pele com assadura, use o óleo de coco na pele afetada. O uso regular do óleo de coco ajuda a controlar a assadura da fralda.

Faça o seu desodorizante

Se a sua pele fica muito facilmente irritada com o uso dos desodorizantes então vai adorar esta dica.

Misture 1/2 chávena de óleo de coco, 1/2 chávena de bicarbonato de sódio e 40 a 60 gotas de óleos essenciais e guarde num frasco para usar quando necessitar.

Elixir bocal e branqueamento dentário

O óleo de coco elimina as bactérias acumuladas na boca que dão origem à halitose (mau hálito). Basta bochechar um pouco de óleo de coco durante 20 a 30 minutos.

Graças às propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias do ácido láurico, este óleo ainda previne a gengivite e as cáries.

Pode também juntar um pouco óleo de coco ao bicarbonato de sódio e lavar os dentes com esta mistura para branquear os dentes.

Alívio das picadas de insetos

Como o óleo de coco tem capacidades anti-inflamatórias, ao aplicá-lo diretamente nas picadas de inseto notará que alivia o ardor e a comichão e também ajuda a acelerar a cura.


Já imaginou a quantidade de produtos que pode deixar de comprar, usando óleo de coco como alternativa?

Pode comprar óleo de coco em qualquer supermercado e em lojas online de alimentação saudável, tais como a Zumub e a EU Nutrition.

Ao usar o óleo de coco em alternativa aos cremes convencionais, além de poupar dinheiro, cuida da sua pele de uma forma mais natural e mais saudável.

Conhece mais utilizações alternativas para o óleo de coco? Partilhe as suas dicas nos comentários.


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:

Se gostou do que leu, partilhe com os seus amigos...
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.