A poupança está nos detalhes

Pequenas coisas nas quais pode poupar e que farão toda a diferença no seu orçamento familiar.
poupar-moedas

Com crise económica ou sem ela é muito importante ter e manter hábitos de poupança. Em grande parte dos casos poupar é muito simples e nem requer nenhum sacrifício em especial. Normalmente o grande problema é não dar atenção a certos detalhes.

Assim sendo, neste artigo vou-lhe explicar pequenas coisas nas quais pode poupar e que farão toda a diferença no seu orçamento familiar. Curioso?

NO POUPAR É QUE ESTÁ O GANHO

Poupar não tem de ser obrigatoriamente um bicho-de-sete-cabeças e algo que exige sacrifícios dignos de heróis lendários. Existem pequenos pormenores no dia a dia que, se alterados, podem e fazem toda a diferença.

SEJA ORGANIZADO

A organização é um ponto-chave para todas as pessoas que queiram poupar e controlar os seus gastos. Assim sendo, deve respeitar os seguintes passos:

  • Some todas as despesas fixas (renda de casa, luz, água, gás, internet) e desconte esse valor ao seu ordenado;
  • Coloque 30€ de parte para uma poupança;
  • Tente gerir o dinheiro que sobra do seu ordenado sem ter de mexer nas suas economias.

Um truque muito bom para controlar os seus gastos é apontar num papel ou num ficheiro excel todas as suas despesas. Incluindo até mesmo o café que toma depois de almoço e os 0.10€ que deu ao arrumador de carros. Dessa forma terá uma noção real de quanto gasta por mês, quais os meses em que gasta mais dinheiro e onde é que pode fazer pequenos cortes.

DIGA ADEUS AO STAND-BY

Quem disse que a preguiça é uma bela inimiga tinha toda a razão. Por isso, diga adeus ao stand-by.

  • Levante-se do sofá e apague a televisão;
  • Não deixe o computador a hibernar se não o está a utilizar;
  • Tire o carregador do telemóvel da tomada quando já não precisa dele;
  • Não ligue o aquecedor por tudo e por nada. As mantas existem por algum motivo e são mais baratas.

Este princípio aplica-se a todos os objetos do género.

MAIS DUCHES E MENOS BANHOS

O princípio de tomar um duche e não um banho é que, com um duche irá gastar menos água e menos gás. No entanto, se tomar duches de meia hora a solução é ainda pior do que a ideia original. Por isso, tente controlar o tempo que passa a tomar banho e não deixe a água a correr só porque sim.

Ainda dentro do tema da água, lembre-se de fechar muito bem as torneiras da cozinha e das casas de banho. E quando estiver a lavar os dentes é sempre boa ideia encher um copinho de água em vez de deixar a água a correr.

APROVEITE AS PROMOÇÕES

Os super e hipermercado estão em guerra aberta para conquistar o maior número de clientes possível e as promoções começaram e não têm nem data nem hora para terminar. E é claro que, nós clientes, só temos a agradecer esse facto.

No entanto, nada de comprar só porque está em promoção. Até porque há promoções que não compensam e que são feitas apenas para estimular a compra por impulso. Por isso, pare para pensar e faça primeiro as contas antes de comprar.


Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Não encontrou a informação que procurava? Faça uma pesquisa aqui:

Talvez lhe interesse:

17 respostas

    1. Acredito Sofia. O meu pai está em Angola, e habituou-se ao duche e de água fria porque sao muitas as vezes que falta a água quente 😛

  1. Utilizo tudinho 😀 Só gosto de tomar duche, e só corre enquanto que necessito, entre os ensaboamentos desliga-se é claro 😉 Colocar o dinheiro de parte para as despesas no início do mês já faz parte, e coloco sempre a mais para tudo, não vá haver uma surpresa, nunca se sabe 😉

  2. Eu não gosto de outro tipo de banho a não ser um duche. E se for todos os dias, uns minutinhos fazem a “festa” e poupa-se muito dinheiro

  3. Tenho extensões com o botão de ligar à tomada elétrica e essa quando saímos de alguma divisão da casa, desliga-se sempre, não existem “stand by”, em minha casa, já há alguns anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.