Como poupar água com a máquina de lavar loiça

Com estas dicas vai ver como poupar água com a máquina de lavar loiça é simples e vale a pena!
maquina-lavar-loica

maquina-lavar-loicaSe está sempre à procura de novas formas de poupança em casa, comece já pela lavagem da loiça! Uma coisa é certa: ao lavar à mão gasta mais água do que se colocar a loiça na máquina. Segundo um estudo da Universidade de Bonn, a máquina de lavar loiça poupa cerca de 85% de água em comparação com a lavagem manual – que chega a gastar mais de 100 litros.

A máquina de lavar loiça, além de ser mais prática e agilizar a sua vida doméstica, também pode ajudar na poupança, desde que saiba como utilizá-la de modo eficiente. É verdade que também gasta energia, mas esta pode ser reduzida se souber escolher o programa de lavagem correto e seguir algumas dicas. À procura de estratégias? Continue a ler-nos e veja também como poupar água na Cleanipedia.

1.    Escolha bem a máquina de lavar loiça. Opte por comprar uma máquina com eficiência hídrica e com classe energética A+. O consumo de água e energia varia de máquina para máquina, por isso é importante comparar modelos e marcas para fazer uma escolha consciente. Uma máquina de lavar loiça eficiente consegue lavar 130 peças com 7 litros de água – tenha isso em conta quando analisar os ciclos de lavagem.

2.    Utilize a máquina de forma ecológica. A poupança está na forma como usamos os nossos eletrodomésticos. Com a máquina de lavar loiça consegue poupar água e energia se usar apenas o ciclo económico – a poupança pode ser até metade dos gastos comuns de um ciclo normal ou automático. E se prescindir da pré-lavagem ainda consegue poupar mais: limpe a loiça com uma esponja húmida antes de a colocar a lavar. Também pode aliar a esta dica uma tarifa de eletricidade bi-horária, ligando a máquina apenas à noite e/ou ao fim de semana para o custo do kWh ser mais baixo.

3.    Aproveite a capacidade da máquina de forma eficiente. Use a sua máquina de lavar loiça sempre com a carga completa. Aproveite bem a capacidade da sua máquina e evite recorrer a ciclos de meia carga que, mesmo gastando menos água que um ciclo de carga completa, acabam por não compensar a longo prazo. Lave menos vezes, mas sempre com a máquina cheia!

4.    Escolha o detergente certo e siga as recomendações do fabricante. Se quer saber como poupar água com a sua máquina de lavar loiça também precisa de ter atenção ao detergente que usa. Espuma excessiva pode levar ao aumento do consumo de água. Lembre-se de seguir as instruções e nunca exceder a quantidade de detergente recomendada – a loiça não vai ficar melhor lavada.

5.    Aposte na manutenção regular da máquina. Não é só comprar e usar, também é preciso manter a máquina de lavar loiça, para garantir a constante qualidade da sua performance, o que também ajuda a economizar. Limpe o filtro semanalmente, passe um pano húmido no vedante à volta da porta da máquina, reponha o sal e o abrilhantador mensalmente e retire também os aspersores a cada seis meses para remover quaisquer vestígios de comida.

Com estas dicas vai ver como poupar água com a máquina de lavar loiça é simples e vale a pena! E economiza também nas discussões para ver quem lava a loiça depois do jantar.


Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Não encontrou a informação que procurava? Faça uma pesquisa aqui:

Talvez lhe interesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.