Ideias para reciclar os perfumes que já não pretende usar

Tem perfumes antigos ou que simplesmente não pretende usar e não sabe o que fazer com eles? Conheça algumas ideias para os aproveitar.

Frascos de perfume

Está à procura de ideias originais para dar uso aqueles perfumes há muito abandonados numa prateleira da casa de banho ou numa gaveta?

Esses velhos perfumes que ocupam cada vez mais espaço na prateleira da casa de banho, são suscetíveis de lá permanecerem durante longos anos ou acabarem por ir parar ao caixote do lixo.

Neste artigo partilhamos algumas ideias originais para reciclar perfumes que não usamos, de uma forma criativa e útil para a economia doméstica.

Perfumar papéis

Pode usar os seus velhos perfumes para aromatizar diários, cadernos e livros que cheirem a “velho”.

No entanto, deverá ter o cuidado de não pulverizar o perfume diretamente sobre as páginas, porque corre o risco de manchar o papel. Para evitar isso, passe uma bola de algodão embebida em perfume no interior da capa e aguarde que o líquido seque completamente antes de voltar a colocar o livro ou caderno no seu lugar.

Fazer velas perfumadas

Outra ideia original para a reciclagem de perfumes antigos é fazer velas perfumadas e ambientadores. Podemos usar perfumes sem álcool para dar à vela um aroma e cor distintos.

Do mesmo modo, um difusor de fragrância pode ser feito com uma solução de água e algumas gotas de perfume misturadas num frasco de spray antigo. Isto é excelente para perfumar tapetes, cortinas, e sofás, por exemplo. Contudo, teste sempre essa solução numa zona não visível, para garantir que não se deteriora.

Se, por outro lado, quiser fazer um perfume ambientador, basta deitar o perfume num pequeno recipiente de boca larga e inserir paus de madeira.

Pode também usar o perfume para renovar o aroma do vaso de flores secas ou pot-pourri. Uma vez pulverizado nas flores, o cheiro persistirá por um ou mais dias.

Perfumar gavetas, armários e sapateiras

Um pedaço de algodão pulverizado com perfume, pode facilmente transformar-se num ambientador para gavetas e armários. Envolva o algodão num pedaço de tule ou numa rede e feche-os com uma fita.

Os armários onde guardamos o calçado, nem sempre têm um odor agradável. Uma forma inteligente de dar uso aos velhos perfumes, em vez de gastar dinheiro em desodorizantes, é utilizá-los como aromatizador de sapatos.

Para o fazer, não é necessário pulverizar o perfume no interior, mas sim impregnar um pano, ou despejá-lo num recipiente de plástico com a tampa perfurada e colocá-lo no interior do móvel. Desta forma, o perfume irá gradualmente difundir-se e proporcionar um cheiro agradável durante várias semanas.

Usar na limpeza doméstica

Os perfumes “velhos” podem também ser muito úteis nas suas limpezas domésticas:

Perfumar a roupa enquanto a passa a ferro

Coloque algumas gotas de perfume diretamente na água do ferro de engomar. Esta é uma forma muito criativa de perfumar a roupa enquanto a passamos a ferro. Mas claro, teste sempre numa zona não visível da peça de roupa para evitar catástrofes!

Faça um detergente perfumado para limpeza da casa de banho

Junte algumas gotas do seu velho perfume no detergente que habitualmente usa para limpar a casa de banho. Também poderá incluir o perfume no seu produto de limpeza caseiro.

Perfumar a casa enquanto aspira

Embeba um pequeno pedaço de algodão no perfume e coloque-o dentro do saco do aspirador. Sentirá um cheiro agradável em toda a casa enquanto aspira e evitará o típico cheiro a pó que por vezes fica no ar.

Desodorizar o carro

Não é necessário comprar aqueles difusores ou ambientadores comuns que se penduram no espelho ou se prendem no sistema de ventilação do carro.

Encha uns saquinhos de tule cheios com algodão e embeba-os numa solução de água e perfume ou, em alternativa, utilize cortiça impregnada nessa solução. Coloque-os onde quiser ou pendure-os no espelho retrovisor.

E se costuma usar daquelas “árvores mágicas” penduradas no retrovisor do carro, pode usar o perfume para as impregnar sempre que estas perderem a sua fragrância e, assim, prolongar a vida útil desses ambientadores.


Conhece mais utilizações alternativas para os perfumes que não utiliza? Partilhe as suas ideias nos comentários.


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *