8 ideias para reaproveitar ramos de flores

Não deite ramos de flores ao lixo apenas porque as flores morreram. Conheça algumas ideias para lhes dar uma nova "vida".
Bouquet de flores

A tradição ainda é o que era no que se refere a flores e qualquer ocasião é apropriada para oferecer flores, pois são a forma perfeita de alegrar o dia de alguém!

A forma como os ramos de flores são organizados, a cor e o tipo de flor que o compõem, funcionam em conjunto para transmitir várias mensagens. Demonstrar emoções é um dos maiores motivos pelo qual damos flores como presente. Quer seja amor, alegria, apreço, carinho, simpatia, romance ou até mesmo desculpas; a oferta de flores comunica os sentimentos mais profundos da forma mais elegante.

DECO - Ofertas

As flores não duram para sempre, mas aquela imagem triste (e habitual) de um bouquet de flores dentro de um caixote do lixo pode ser evitada! 🙂

O que fazer com as flores mortas

As flores eventualmente acabam por murchar e morrer, mas podemos ainda manter viva a magia do bouquet. Veja de seguida algumas dicas para reaproveitar essas flores, dando-lhes utilidade ou mantendo-as expostas para que possa continuar a desfrutar da sua beleza e a recordar o que elas simbolizam para si.

1. Faça pot-pourri

O pot-pourri é muito utilizado quer para decorar como para perfumar. Tudo o que precisa de fazer é secar bem as folhas por uns dias, misturá-las com algumas gotas de óleos essenciais (óleo essencial de lavanda ou de pinho, por exemplo) e juntar algumas ervas e especiarias, como alecrim, tomilho, canela e hortelã.

Garanta que as flores estão completamente secas. Uma forma simples de secar as flores é pendurando o ramo com as pétalas para baixo durante umas semanas num lugar seco. Mas se quiser acelerar o processo de secagem, pode optar por colocar as flores no forno ou guardá-las numa caixa com sílica gel.

Assista ao vídeo seguinte que explica o método e aplicação de como fazer pot-pourri:

A título de curiosidade, a expressão pot-pourri tem origem francesa e surge da combinação das palavras pot (pote) com pourri (podre).

2. Emoldure flores prensadas

Se aprecia a aparência das flores secas, considere emoldurá-las num quadro para as exibir nas paredes de sua casa.

Coloque as flores murchas entre folhas de jornal e use algo plano e pesado, como um monte de livros, para as prensar. Em cerca de duas semanas as flores estarão secas e espalmadas e prontas para serem emolduradas.

Pode usar esta técnica para emoldurar um bouquet de noiva, podendo até mesmo incluir no quadro algumas fotos para recordar o evento.

Tem aqui um excelente vídeo a demonstrar uma técnica de prensar e emoldurar flores:

3. Faça sais de banho

Gosta de relaxar no final de um dia de trabalho num banho de imersão com sais de banho? Os sais de banho ajudam a relaxar, aliviam o stress e desintoxicam o corpo. E agora, com as suas flores secas poderá fazer os seus próprios sais para um banho floral relaxante.

Existem na internet imensas receitas de como fazer os seus próprios sais de banho. Basicamente, deverá juntar sal, as pétalas das flores e óleos essenciais. O sal mais comumente utilizado neste processo, é o sal de Epsom, mas poderá igualmente usar sal marinho grosso ou sal rosa do Himalaia.

No vídeo que se segue poderá ver uma sugestão de como fazer sais de banho com flores secas:

4. Faça um spray de limpeza de superfícies floral

Limpe a sua casa ao mesmo tempo que a deixa bem cheirosa com o agradável perfume das flores secas.

Para criar este produto de limpeza caseiro, proceda da seguinte forma:

  • Misture meia chávena de água com meia chávena de vinagre branco(1) dentro de um frasco borrifador e agite bem.
  • Adicione umas 20 gotas do seu óleo essencial preferido e agite novamente.
  • Adicione as pétalas secas para perfumar ainda mais.

(1) Não confunda vinagre branco com “vinagre de vinho branco”, pois são produtos distintos. O vinagre branco (ou vinagre de limpeza) não se encontra nas prateleiras de produtos alimentares dos supermercados, mas sim na zona de produtos de limpeza.

5. Faça confetes de pétalas de flores

Aproveite as pétalas das flores secas para criar os seus próprios confetes para atirar num casamento ou noutro evento. Simplesmente remova as pétalas das flores e misture-as. Esta é uma excelente alternativa ecológica aos confetes de papel.

6. Faça uma coroa de flores

Pode aproveitar as flores secas para fazer grinaldas tiaras e coroas de flores para usar ou decorar momentos festivos, como um casamento, um aniversário, etc.

Trata-se de um processo de simples execução mas que dá sempre um toque especial em qualquer evento.

Para além das flores, apenas precisará de um arame e fita adesiva.

7. Aproveite as flores para enfeitar presentes

Presente com flores secas

Torne os seus presentes mais elegantes e com um aspeto mais rústico usando as flores secas.

Pode, por exemplo, atar pequenos ramos de flores secas à fita do presente ou colar com fita adesiva.

8. Faça compostagem

Se nenhuma das opções para reaproveitar as flores mortas for do seu agrado, pode sempre optar por as compostar.

Use-as na sua caixa de compostagem ou no jardim, mas certifique-se que estão livres de quaisquer fertilizantes agressivos. Desta forma estará a fertilizar o solo ou até mesmo a plantar as suas próprias flores (se estas incluírem sementes).

DECO - Ofertas
Partilhe este artigo:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Também poderá gostar:
Últimas oportunidades:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba as melhores dicas no seu e-mail:

Partilhe este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp