Como regatear preços

Regatear pode ajudá-lo a poupar dinheiro numa compra. Veja algumas dicas sobre como o fazer.

vendedor

O ato de regatear o preço de algo pode não ser uma prática muito bem vista em determinados países, mas em outras culturas não só é uma atitude corrente como é, inclusive, incentivada. Em zonas como o norte de África – países como Marrocos, Tunísia ou Egito -, a América do Sul ou nos bazares asiáticos, regatear faz parte do ato de comprar e de ir às compras.

No entanto, nem sempre é um processo fácil, podendo ser até intimidante. Além de não ser algo que fazemos normalmente, quando vamos ao supermercado ou à maioria das lojas, também é verdade que os vendedores têm mais experiência neste ato. Contudo, regatear pode trazer os seus benefícios a uma compra, conseguindo um melhor negócio para si. Portanto, eis 7 dicas a seguir em como regatear preços.

1. Faça o trabalho de casa

Procure informar-se quanto custa realmente o produto que deseja e quanto é que os outros vendedores pedem por ele. Se souber identificar outro local onde o mesmo objeto está à venda por um preço mais baixo, irá ter vantagem sobre o vendedor. Além disso, mesmo que não consiga regatear o preço, terá sempre uma segunda opção onde o encontrar a um valor mais barato.

2. Não sorria

Mantenha um ar sério, mas evite tons prepotentes, como se fosse superior ao vendedor, e especialmente condescendente, o que é extremamente irritante. Mantenha um tom cordial, mas não demasiado amigável. Demonstre confiança, como se soubesse exatamente o que está a fazer.

Seja humilde e, acima de tudo, respeitoso. Ao não faltar ao respeito ao vendedor, estará também a assegurar-se que ele o respeitará.

3. Não demonstre o quão deseja o produto

Mantenha um ar sério e tente evitar sinais de que deseja muito o produto em causa. O vendedor ao se aperceber que você pretende definitivamente comprar aquele objeto, saberá que não haverá necessidade de baixar o preço para o agradar. Ao regatear num tom sério, calmo e ponderado, estará a ganhar vantagem sob o vendedor, a eliminar teatros desnecessários e a agir com a maior naturalidade possível.

4. Utilize sempre a moeda local

Se está a viajar para um país que não utiliza dólares ou euros, tente fazer sempre as suas compras com a moeda local.

Muitas vezes, ao repararem que são turistas, os vendedores procuram fazer o negócio numa dessas moedas, por ser “mais fácil”. No entanto, com as taxas de câmbio sairá certamente a perder. Uma alternativa a isto é pagar com o cartão de crédito, caso seja possível.

5. Deixe o vendedor lançar o primeiro preço

Ao deixar que seja o vendedor a dar o primeiro preço ao produto que deseja, estará a permitir ter um valor de referência para negociar. Normalmente, o vendedor irá tentar o contrário, para ver se lança um preço mais alto que o de origem, o que lhe dará vantagem.

Além disso, se lançar um preço que agrada ao vendedor ele poderá terminar imediatamente as negociações e já não o poderá regatear.

6. Tenha paciência e seja silencioso

A paciência é a principal ferramenta durante um processo de regateio. O ato de regatear pode ser demorado e deve estar preparado para passar vinte ou trinta minutos a negociar um produtor.

No entanto, não procure vencer a discussão por cansaço, porque certamente o vendedor estará mais habituado a isso.

Além disso, ser silencioso também pode ser uma ferramenta vantajosa. Ao não dizer nada, obrigará o vendedor a acrescentar mais argumentos para evitar o silêncio incómodo, que podem levá-lo em contradições e tornar-se numa vantagem para si.

7. Finja que se vai embora

É o truque mais velho de todos na arte de regatear: o de fingir que se vai embora. Na maior parte das vezes chega uma altura em que parece que nenhuma das partes vai ceder. É aí que poderá lançar o “então deixe estar, eu vou a outra loja em que era mais barato“, argumento que, na maior parte das vezes, até é falso. O vendedor também sabe isso, mas porque não quer correr o risco, muitas vezes acaba por ceder quando o vê a afastar-se. Deve fazê-lo de forma segura e convincente.


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:



TEMU


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

2 Comentários

  1. Excelentes dicas. Em breve vou passar uma semana à Tunisia e espero por estas dicas em prática. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *