Colocou sal a mais na sopa? Veja como remediar!

Colocou sal a mais na sopa? Saiba como disfarçar ou remover o excesso de sal, assim como prevenir que a sopa acabe salgada demais.

Tigela de sopa

Fez uma sopa divinal, tudo perfeito… mas quando vai para provar repara que está salgada demais! Acrescentar água apresenta ser a solução mais rápida, mas isso só iria “roubar” sabor à sua sopa tornando-a mais aguada.

Truques muito simples para tornar a sopa menos salgada

Se a sopa estiver muito salgada, a solução mais óbvia seria adicionar mais água para diluir o excesso de sal. Mas claro, dessa forma a sopa pode ficar mais líquida do que o desejado. Vejamos então outros métodos…

Junte à sopa salgada uma ou duas batatas cruas descascadas e partidas a meio (não se esqueça de aproveitar as cascas da batata). As batatas irão absorver o excesso de sal. Pode remover as batatas assim que estas começarem a ficar cozidas. Também pode fazer o mesmo usando cenouras.

Guia Poupe Mais

Outra forma de disfarçar o sabor, é acrescentar à sopa algumas gotas de vinagre ou de limão. Este truque não remove o sal, mas ajuda a disfarçar o sabor salgado.

Juntar açúcar também surte o mesmo efeito. O açúcar pode ajudar a equilibrar o sabor da sopa salgada. Adicione uma pequena quantidade de açúcar e misture bem para que seja bem distribuído.

Como prevenir que a sopa fique salgada

Sopa de Legumes
É preferível juntar o sal mais perto do final da cozedura da sopa.

Melhor do que remediar com truques para remover o excesso de sal na sopa, é prevenir que a sopa acabe salgada demais. A sopa vai ficando mais salgada à medida que vai fervendo e a água evaporando. Portanto, opte por temperar a sua sopa mais para o final da cozedura e vá provando para garantir que fica ao seu gosto.

Outra forma bem básica e óbvia de evitar salgar demais a sopa, é não juntar sal nenhum durante a cozedura! Desse modo poderá servir a sopa e cada pessoa tempera-a ao seu gosto com sal fino.

Use outros temperos: além de sal, existem outros temperos que podem ser usados para dar sabor à sopa, como ervas frescas ou secas, alho, cebola e pimenta. Esses temperos podem ajudar a equilibrar o sabor da sopa sem torná-la salgada.

Alguns ingredientes, como legumes enlatados ou molhos prontos, podem conter grandes quantidades de sal. Ao usar esses ingredientes, é importante levar isso em consideração e diminuir a quantidade de sal adicionado.

Lembre-se de usar o sal com moderação e de experimentar outros temperos para dar sabor à sopa.

Partilhe você também os seus truques nos comentários! 😉


Guia Poupe Mais


Veja também:


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:


Messenger Poupa e Ganha

13 Comentários

  1. Olá!
    Li quase todos os seus artigos, realmente muito úteis!!
    Parabéns pelo blog!! Eu realmente gostei muito!
    Um abraço!

  2. Olá Maria,
    Deitar água não é uma boa solução.
    Estas coisas aprendo com aquilo a que se chama “passa a palavra”!
    São os truques que ouvimos aqui e ali e decidimos experimentar… e se tivermos sucesso, passam a ser prática comum.
    Boas poupanças 😉

  3. Na sopa nunca tinha ouvido dizer, eu custumo usar no polvo. Dá um optimo resultado.
    Prá proxima ja sei, obrigado

  4. Boa dica 🙂 Felizmente que há sempre uma boa solução para as pequenas asneiras que fazemos no dia a dia 😀

  5. Ahaha esta da batata já eu conhecia e ja utilizei. Não em sopa mas em outros comeres. Não fica perfeito mas dá para remediar a situação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *