acne
Quem já não se olhou ao espelho e viu uma inestética espinha na cara? Vários fatores podem estar na origem da acne, tais como os desequilíbrios hormonais muito presentes na puberdade ou derivada de uma alimentação pobre em fibras e rica em gorduras.

Existem à venda vários produtos, nomeadamente cremes e sabonetes específicos, para o ajudar a libertar-se da acne.

Mas como não poderia deixar de ser, também existem métodos caseiros para esse mesmo efeito.

Vou aqui mencionar um truque extraído do livro Viva Melhor:

  • Demolhe 50g de feijão branco em vinagre até que os feijões se desprendam da pele.
  • Retire os feijões do molho (já sem a pele) e deixe-os secar.
  • Triture os feijões e adicione óleo de amêndoas até que adquira uma consistência pastosa.
  • Aplique este preparado sobre as espinhas e deixe-o atuar durante 20 minutos.

A fonte de informação deste método caseiro é bastante credível, no entanto não posso comprovar a sua eficácia porque, felizmente, neste momento não necessito de tratamento.

Se soubesse disto há uns anos atrás, teria poupado dinheiro em Clearasil e outros produtos do género…

Essas pequenas erupções cutâneas são resultado da eliminação de toxinas e gorduras presentes no sangue.

Já agora, conheça um truque caseiro para remover pontos negros.

49 COMENTÁRIOS

  1. O acne é formado por excesso de gordura na pela, que vai obstruir os poros sudoríparos.

    Sendo assim, não sei se será aconselhável colocar óleo de amêndoas na pele.

    O ideal é sim, ir fazendo um boa limpeza de pele, e usar um esfoliante de vez em quando.

    E claro, no acne a alimentação também conta e muito!
    .-= Venha ler o meu último post ..Diferenças entre os sintomas da GRIPE COMUM e da GRIPE A =-.

  2. Olá Miguel,
    É realmente curioso o facto de muitos dermatologistas aconselharem a utilização de óleo de amêndoas doces.
    Mas basta uma pequena busca na internet (principalmente em sites de lingua inglesa) para constatar que a aplicação de óleos essenciais fazem parte do tratamento.
    Apenas um exemplo: Acne Treatment Report … nesse site, um dos métodos para combater a acne passa pela a utilização de óleo de amêndoas doces.
    Poderia revelar aqui uma série de blogs em que aconselham o uso desse óleo, mas é sempre melhor indicar um site da especialidade.
    Já agora, aqui fica outro método utilizando mel e óleo de amêndoas doces (está em inglês): How to Treat Acne With Honey

    Atenção que estamos a falar de acne comum (as vulgares espinhas e borbulhas)!
    Casos mais graves devem ser sempre seguidos por dermatologistas.

  3. Tens razão, aparece recomendado em mais sítios.

    Mas nada como experimentar! (Para mim não vale a pena, nunca tive muitos problemas com acne.)
    .-= Venha ler o meu último post ..Diferenças entre os sintomas da GRIPE COMUM e da GRIPE A =-.

  4. Mandam utilizar o óleo pois é hidratante, e em casos de acne é preferível hidratar a pele e fazer uma limpeza a esta, com desmaquilhante por exemplo, do que fazer como muitos fazem por alcool!
    O melhor é usar um creme hidratante na pele limpinha, 😀

  5. Técnica nova que por acaso desconhecia 😀 Outra que dá muito resulta e que é bastante barata é o uso de argila em pó. Custa a volta de 1€ e tal 1Kg e basta dissolve-la em água e aplicar nas zonas que pretendem. Deixa-se secar e fazer efeito duante 15min. Depois é só tomar um banho, isso sai. Uma vez por dia faz milagres acreditem 🙂

  6. No entanto, deixo uma ressalva ao que disse anteriormente. A limpeza da pele é fundamental se queremos combater o acne uma vez que com os poros entupidos vamos aumentar a probabilidade de aparecerem pontos negros e com a pele cheia de impurezas é evidente que a probabilidade de se desenvolver o acne é muito superior.
    .-= Venha ler o meu último post ..Trial Nort’4×4 2009 – 1ª Prova: Braga =-.

  7. Felizmente nunca tive este problema, e tenho muita sorte que a minha pele sara bem, e normalmente não fico com marcas, mas esta sugestão para a cura do acne será útil para eu aconcelhar a uma amiga
    🙂
    Espero que resulte, porque ela realmente sofre muito com isso.

  8. Para eliminar os pontos negros também sem deixarem sinais na pele, pode-se molhar um algodão num pouco de sumo de limão e passar nas zonas afectadas. O limão é um poderoso cicatrizante e anticéptico.

  9. Máscaras anti-borbulhas, escolhe a tua:

    – Máscara de tomate: o tomate é um dos produtos mais eficazes para as peles oleosas. As suas substâncias ácidas ajudam na remoção do excesso de oleosidade responsável pela obstrução dos poros. Esmague o tomate, ou parta-o em fatias muito finas e coloque-o sobre a pela da cara previamente lavada. Deixe actuar durante 10 minutos. Depois, retire tudo muito bem com ajuda de água tépida. Convém estar deitada durante a aplicação da máscara.

    – Máscara de morango: se quer eliminar as borbulhas, mas também conseguir uma pele lisa e suave, deve triturar dois morangos, juntar uma clara de ovo e deixar fazer efeito durante meia-hora. A seguir pode retirar a máscara com água morna.

    – Máscara de Laranja: misture 3 colheres grandes de iogurte natural sem açúcar, duas de aveia e duas raspas de laranja. Aplique esta mistura no rosto e deixe actuar 15 minutos. Retire com água fria.

    – Máscara de argila: basta juntar água à argila em pó, por na cara e esperar 5 minutos. Retira-se com água. Tem resultados se for utilizada todos os dias, ou dia sim dia não.

    http://www.truquesdemulher.com/2008/06/truques-para-borbulhas.html

  10. ola … eu sofro com o acne. ha kem tenha muito mais do que eu, mas é horrivel de manha olharmos para o espelho e vermos a nossa imagem com aqueles pontos vermelhos na cara. poe a euto estima muito em baixo, e é horrivel por vexex termos vergonha de olharmos para uma pessoa de frente pkausa do acne. mas disseram me varias coisas em relaçao a isso que me ajudaram imenso, experimentem, n custa nda : D
    –> lavar a cara de manha e a noite
    –> de manha, depoix de ter a cara limpa, aplica um creme hidratante, mas em pouca kuantidade
    –> de noite, dpoix de teres a cara lavada e bem seca, com algodao, aplica agua de rosas, que ajuda ainda mais na limpeza dos poros e aplica aloe vera ( akela tipo saliva k parece super nojenta, que vem da planta tipo o cacto. nao é bem cacto mas é parecido. corta e aplica na cara a noite inteira)

    a seriu, comigo resultou mto bem, e agora kuase k n tenho borbulhas, mas se o teu caso for muito avançado, o melhor penso k sera ires a umd ermatologista. boa sorte ; )

    • Olá Selena, eu sofro também de acne e de pontos negros (no nariz principalmente), vou seguir os teus conselhos e ver se melhora. O que eu tenho andado a fazer é de manhã lavar a cara muito bem lavada com sabão azul e branco, com argila em pó aplicar na cara, e ao fim de 30min. lavar a cara e secá-la com uma toalha limpa e lisa para evitar problemas na pele e logo de seguida ponho um creme hidratante. O meu problema é que não resulta comigo. Mas eu já vi muita gente fazer isso e tem estado muito melhor da cara. Bem, vou fazer de tudo para que estas borbulhas desapareçam e até estou a pensar ir a um dermatologista se isto não melhorar. Espero ter ajudado. Obrigada, beijos!

  11. olá Selena,
    estou a pensar em seguir as tuas sugestões. Tenho apenas uma questão, o tratamento que indicas é para fazer continuadamente ou apenas até desaparecer as borbulhas e depois voltar a fazer caso apareçam novamente? Obrigada

    Bj
    Susana

  12. Tenho um livro das selecções de “mézinhas” que dá uma sugestão muito boa (eu já experimentei) para quem tem uma borbulha a aparecer: triturar 1 aspirina e colocar, durante uns 2 minutos, em cima da espinha. Ela seca.
    Se for um furúnculo, deve colocar-se uma saqueta de chá (húmida) em cima da espinha, prendendo-a com um penso e deixar a noite inteira. No dia seguinte está seca. Acrescento que o chá, na minha opinião, deve ser clarinho porque o chá preto ou escuro, escurece a pele e a espinha pode ficar seca mas “bronzeada”, o que não convém:)

  13. Pessoal, um método que eu uso e funciona mesmo, é o seguinte:
    – Ponha feijões brancos em um recipiente com vinagre, para que solte a pele.
    – Depois tire os feijões(sem a pele) e deixe secar no sol.
    – Triture os feijões.
    – Misture com óleo de amêndoas, até ficar pastoso.
    – Passe esta pasta sobre as espinhas e deixe entre 20 a 40 minutos.

    Em alguns dias você consegue ver diferenças, sua pele fica lisinha e mais clara.
    Obs: Não misture todo o feijão com o óleo de amendoas, faça a mistura com a quantidade que vai usar no dia.

  14. tenho 18 anos e nunca tive espinhas, pelo menos ate agora e eu não sei o que posso usar pra acabar com elas , ja usei tudo quanto e creme para espinhas e não adianta muita coisa. Se alguem tiver uma receita caseira que realmente funcione por favor mandem pra mim [email protected] =/

  15. pessoal é muito facil esse modo e ele conciste em retirar não so as espinhas como peles mortas do rosto

    1-passo:ferva a água e passe ela morna no rosto para abrir os poros do rosto.
    2-passo:pegue um pouco de pasta de dente e passe em todo o rosto.
    3-enxague o seu rosto delicadamente.
    4-pegue uma toalha ressem lavada e naum usada por ninguem.
    5-esfregue à pela seu rosto fazendo movimentos circulares.

    resultado:uma pele macia,lisa,sem espinha e sem acne.
    porque o processo.porque 1-a pasta de dente remove a oleosidade do rosto e a pele morta

    2-toalha ressem lavada e naum usado por ninguem é para que a pessoa nao tenha possibiilidades de pegar acne pela toalha ja usada.
    3-movimentos circulares.deixam sua pele macia e saudavel.

    pessoal estou na adolecencia a minha tia que meche com estética me encinou tudo isso porque ela ja tava percebendo minha faze da puberdade(eu tava chei de espinhas)
    .

  16. até a 5º série nunca tive espinhas, minha pele era tão lisa quando bumbum de nene, mais da 6º pra frente foi só desgosto, todo dia era uma nova espectativa de ter a pele por algum ato milagroso restaurada e lisa novamente, mais nada, fui ao dermatologista e ele me receitou um creme para espinhas que sinceramente não adiantou nada, comprei um sabonete novo que lançou, um tal de asepxia e to passando até parou um pouco mais não adiantou muito não, tenho 14 anos e presciso muito de uma dica caseira… please

  17. Nsss acne é terrivel…ja tive muita,agora tenho,+ é bem -…outra dica tbm alem d todas essas outras…é usar sabonete d bb…pra mim foi otimo

  18. Tratamento caseiro de Acne

    •Demolhe 50g de feijão branco em vinagre até que os feijões se desprendam da pele.
    •Retire os feijões do molho (já sem a pele) e deixe-os secar.
    •Triture os feijões e adicione óleo de amêndoas até que adquira uma consistência pastosa.
    •Aplique este preparado sobre as espinhas e deixe-o actuar durante 20 minutos.
    A fonte de informação deste método caseiro é bastante credível, no entanto não posso comprovar a sua eficácia porque, felizmente, neste momento não necessito de tratamento.

    Se soubesse disto há uns anos atrás, teria poupado dinheiro em Clearasil e outros produtos do género…

    Essas pequenas erupções cutâneas são resultado da eliminação de toxinas e gorduras presentes no sangue.

  19. Outra maneira d reduzir as espinhas é lavar bem a cara cm sabonete e depois disso passar urina na cara….pode ser com um algodão…após passar urina deixa secar pode arder um pouco, mas resulta pois seca as espinhas…comigo funciona bem.

  20. Geentee , toda noite antes de dormi passem limao misturado com pasta e passa , deixa meia hora e depois lava o rosto com cuidado pra naum irrita a pele ..
    eu faço isso e isso ajuda a secar as espinhas , Outra coisa , todo mundo diz q ponheta da espinhas , eh mito , bt ponheta so inflama as espinhas , faz elas crescerem , por isso eu recomendo vo6 pararem !
    vlw galera , espero ter ajudado..

  21. Eu sempre vivia contente por nunca ter acne a nao ser um pouquinho no nariz… até que aos 16 anos apareceram-me umas borbulhas pequenas vermehas que se multiplicam de dia para dia e se concentram no centro do peito, nao sei o que fazer… o da pasta de dentes e o da argila podem ser utilizados no corpo?

  22. eu odeio ter acnes e ter que esconder o rosto a cada vez que alguem conheçido passa por mim >.< ma fnalmente o meu primo falow esse metodo infalivél e 97% das vezes funciona!!!!![…é limpar a pele com um algodão usando alcool ou vodika isso tira toda a oleosidade da pele e deixa vc em um mes sem espinha alguma…] realmente ESTE METODO É MILAGROSO E FUNCIONA fassam!!!!!
    #obs:fassam isso toda vez anes de dormir e depois de acordar obg pelaa atenção (-:

  23. Bom andei olhando as dicas e não acharia muito recomendável passar URINA na cara –‘ muito menos pasta de dente pois ela queima a pele, eu tenho muitas espinhas e andei lendo varias coisas para combatê-las, as vezes elas surgem por alguma coisa emocional, ou por comer coisas muitos gordurosas..devemos manter uma boa alimentaçao, NÃO CUTUQUE-AS JAMAIS!! Isso pode aumentar o grau de espinhas..vou usar alguns dos metodos naturais que proporam pra ver se resolve

  24. Gostava que me dessem conselhos acerca do que usar na minha pele.Eu tenho várias espinhas desde os 10/11 anos,agora tenho 13 anos e elas ainda nao desapareceram.Custumo usar um esfoliante e depois um creme para as espinhas mas já uso mais ou menos á 1 ano esse creme e não dá resultado.Será que faço bem se usar betadine e depois halibut?A minha pele é muito oleosa e deve ser por isso que tem tendencias ao acne.Obrigada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here