Tomar duche

Existem várias formas de poupar água, mas a que lhe sugiro aqui é das mais simples e fáceis de implementar e das que provavelmente também lhe trarão maiores poupanças!

APENAS PRECISA DE… UM BALDE!

Sabia que podemos desperdiçar mais de 3 litros de água enquanto esperamos que ela aqueça?

Siga este passos simples para começar a poupar água já no seu próximo duche:

  1. Arranje um balde com uma capacidade de 5 ou mais litros.
  2. Coloque o o balde dentro da banheira ou do polivan.
  3. Quando for para tomar banho, deixe correr a água para esse balde.
  4. Assim que a água atinja a temperatura desejada, tome o seu banho normalmente.
  5. Utilize a água do balde para regar plantas, lavar o chão, despejar na sanita para poupar nas descargas do autoclismo, etc…
Tomar duche
Não desperdice água ao tomar duche! Só precisa de um balde…

Partindo do principio que colecta uma média de 3 litros de água por duche, experimente multiplicar pela quantidade de duches que toma por ano! Já deve dar para encher uma piscina! 😀

Outras formas interessantes de poupar água:

E se gostou desta sugestão do balde, talvez lhe interesse a sugestão sobre usar 2 baldes no duche!

Se gostou do que leu, partilhe com os seus amigos...

19 COMENTÁRIOS

  1. Antes demorava muito tempo debaixo do chuveirinho, mas agora assim que entro começa logo o tempo a contar, invez de usar a tecnica do balde opto, por ir molhando o cabelo e lavando-o depois quando a água já vem quente tá metade do banho tomado, com menos custos.

  2. Eu faço isso, como normlamente a água demora a ficar quente. Uso um garrafão de água de 5 litros, e ás vezes quase fica cheio. Depois uso aquela água, pra limpar o chão, lavar as varandas,deitar na sanita…

  3. Olá,
    João, não acho que atrapalhe assim tanto ter esse balde sempre na casa de banho.
    Ias perder mais tempo a atirar o balde pela janela do que o que perderias a enchê-lo. 😛

  4. É verdade que se todos fizessemos isso, seriamos muito mais amigos do ambiente, mas a maioria de nós não o faz, por esquecimento ou aborrecimento. Confesso que também poucas vezes o fiz 🙁

  5. Eu sugiro a compra de uma torneira misturadora para o duche.
    Já comprei a minha à mais de 10 anos e ainda não arrependi. E não foi muita cara,pois não tinha muito dinheiro quando casei.
    A torneira é cilindrica e coloca-se na horizontal. De um lado liga-se e desliga-se. Na ponta oposta regula-se a temperatura dos 0ºc até aos 60ºc e tem um botão de segurança nos 38ºc para evitar que alguém se escalde.
    A temperatura mantem-se sempre constante. Sabe tão bem que raramente uso a banheira. E além de mais pouco água.

  6. O meu namorado só gosta de tomar banho de emersão. Já o tentei convencer k ao fazer isso, está a usar uma grande quantidade de água, que reduziria para metade se tomasse banho de duche, mas sem resultados… 🙁 Diz que se tomar de duche gasta tanto como de emersão. Como não o consegui convencer, ao menos aproveitamos aquela água pra dar banho ao mesmo tempo, e no final a água não é deitada fora, vai para a sanita, ou pra lavar chão… 🙂

  7. Já usei um garrafão mas não me dava muito jeito. Já há algum tempo que uso um balde que “escondo” ao lado do bidé e costumo usar essa água para a sanita. Qdo comecei a fazer este reaproveitamento até fiquei zonza com a quantidade de água que desperdiçamos!

  8. Actualmente faço algo semelhante com um garrafão de 6lt e tenho noção de que se gastam pelo menos 4lt até a água começar a aquecer. Esta serve-me para regar as plantas.

  9. Já o faço. A vers econsigo que o filhote alinhe. Acrescento: ter um balde na varanda garante água para regar as plantas da casa com a água da chuva 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here