Chuveiro

Existem várias formas de poupar água, mas a que lhe sugiro aqui é das mais simples e fáceis de implementar e das que provavelmente também lhe trarão maiores poupanças na conta da água!

Sem dúvida que uma das divisões da casa onde podemos economizar mais água, é na casa de banho.

Quando vai tomar o seu duche, independentemente da forma como aquece a água (esquentador ou termo-acumulador), normalmente esta não sai de imediato à temperatura desejada assim que abre a torneira. E na maioria dos casos essa água não é aproveitada, sendo deixada a correr para o ralo até estar suficientemente quente. Um enorme desperdício de água! 😛

Poupar água usando um balde…!

Sabia que podemos desperdiçar mais de 3 litros de água por duche enquanto esperamos que a água aqueça?

Siga este passos simples para começar a poupar água já no seu próximo duche:

  1. Arranje um balde com uma capacidade de 5 ou mais litros.
  2. Coloque o o balde dentro da banheira ou do polivan.
  3. Quando for para tomar banho, deixe correr a água para esse balde.
  4. Assim que a água atinja a temperatura desejada, tome o seu banho normalmente.
WC - Balde
Não desperdice água ao tomar duche! Só precisa de um balde…

O que fazer com a água que poupa

Como se trata de água completamente limpa, é muito fácil dar-lhe uma finalidade.

Desde que garanta que o balde também se encontrava limpo antes de o encher, pode usar essa água para, por exemplo, regar as plantas, lavar o chão, encher bebedouros dos animais ou até mesmo usá-la para cozinhar.

E claro, também a pode usar para poupar nas descargas do autoclismo despejando-a na sanita.

Quanto água pode poupar com este truque

Partindo do principio que coleta uma média de 3 litros de água por duche, experimente multiplicar pela quantidade de duches que toma por ano! Já deve dar para encher uma piscina!

Fazendo, por exemplo, as contas a 1 duche por dia, só num ano já consegue poupar mais de 1000 litros de água! E estas são contas feitas apenas para uma pessoa, imagine só quanto consegue poupar uma família inteira!

E se em vez de um balde, utilizássemos dois?

Se com um balde poupa muita água, com dois poupa ainda mais! 😀

O que sugiro é algo que já pratico há algum tempo: aproveitar a água utilizada no duche.

Explicando… quando estiver no duche, tenha junto a si (dentro do polivan ou da banheira) um segundo balde. Ele servirá para ir recolhendo alguma da água usada no duche.

Claro que no fim do duche não terá apenas água nesse balde, mas não deixa de ser útil, por exemplo, para poupar nas descargas do autoclismo.

Não utilize esta “técnica” se achar que pode pôr em risco a sua segurança enquanto toma banho (se o balde o atrapalhar ao ponto de lhe poder provocar uma queda)! Não acredito que isso aconteça, mas prefiro alertar.


E você, quando toma banho, ainda desperdiça água enquanto esta não atinge a temperatura desejada?

Já conhecia ou já aplica este truque? Deixe nos comentários a sua opinião.

25 COMENTÁRIOS

  1. Antes demorava muito tempo debaixo do chuveirinho, mas agora assim que entro começa logo o tempo a contar, invez de usar a tecnica do balde opto, por ir molhando o cabelo e lavando-o depois quando a água já vem quente tá metade do banho tomado, com menos custos.

  2. Eu faço isso, como normlamente a água demora a ficar quente. Uso um garrafão de água de 5 litros, e ás vezes quase fica cheio. Depois uso aquela água, pra limpar o chão, lavar as varandas,deitar na sanita…

  3. Olá,
    João, não acho que atrapalhe assim tanto ter esse balde sempre na casa de banho.
    Ias perder mais tempo a atirar o balde pela janela do que o que perderias a enchê-lo. 😛

  4. É verdade que se todos fizessemos isso, seriamos muito mais amigos do ambiente, mas a maioria de nós não o faz, por esquecimento ou aborrecimento. Confesso que também poucas vezes o fiz 🙁

  5. Eu sugiro a compra de uma torneira misturadora para o duche.
    Já comprei a minha à mais de 10 anos e ainda não arrependi. E não foi muita cara,pois não tinha muito dinheiro quando casei.
    A torneira é cilindrica e coloca-se na horizontal. De um lado liga-se e desliga-se. Na ponta oposta regula-se a temperatura dos 0ºc até aos 60ºc e tem um botão de segurança nos 38ºc para evitar que alguém se escalde.
    A temperatura mantem-se sempre constante. Sabe tão bem que raramente uso a banheira. E além de mais poupo água.

  6. O meu namorado só gosta de tomar banho de emersão. Já o tentei convencer k ao fazer isso, está a usar uma grande quantidade de água, que reduziria para metade se tomasse banho de duche, mas sem resultados… 🙁 Diz que se tomar de duche gasta tanto como de emersão. Como não o consegui convencer, ao menos aproveitamos aquela água pra dar banho ao mesmo tempo, e no final a água não é deitada fora, vai para a sanita, ou pra lavar chão… 🙂

  7. Já usei um garrafão mas não me dava muito jeito. Já há algum tempo que uso um balde que “escondo” ao lado do bidé e costumo usar essa água para a sanita. Qdo comecei a fazer este reaproveitamento até fiquei zonza com a quantidade de água que desperdiçamos!

  8. Demasiado trabalhoso?!… apontar o chuveiro para um balde em vez de o apontar para o ralo do polivan ou da banheira!!!? 😕
    Mesmo que não queiras estar a segurar no chuveiro, basta deixá-lo dentro do balde até a água aquecer…

    Vá lá… faz um “esforço”! 😉

    Abraço

  9. Actualmente faço algo semelhante com um garrafão de 6lt e tenho noção de que se gastam pelo menos 4lt até a água começar a aquecer. Esta serve-me para regar as plantas.

  10. Já o faço. A vers econsigo que o filhote alinhe. Acrescento: ter um balde na varanda garante água para regar as plantas da casa com a água da chuva 🙂

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.