Poupe Eletricidade usando Ventoinhas no Verão e no Inverno

Veja como as ventoinhas o podem ajudar a poupar dinheiro em energia elétrica tanto no inverno como no verão.
ventoinha

Nos dias de maior calor aumente a eficácia do seu ar condicionado ligando em simultâneo uma ou mais ventoinhas em pontos estratégicos. Desse modo, poderá espalhar a frescura por outras divisões da casa sem necessidade de ligar mais aparelhos de ar condicionado.

Experimente colocar uma ventoinha em funcionamento na divisão que pretende arrefecer em vez de ligar o ar condicionado. Nem sempre está calor suficiente que justifique a utilização do ar condicionado! Pode também tentar este truque para arrefecer mais rapidamente a casa.

Utilizando ventoinhas em detrimento do ar condicionado, poderá poupar cerca de 90% de energia elétrica.

Se optar por utilizar unicamente ventoinhas (de teto por exemplo), saiba que é inútil deixá-las ligadas quando ninguém se encontra nessa divisão da casa. Na realidade, as ventoinhas não arrefecem o ar, apenas melhoram a sua circulação dando-nos a sensação de frescura. De uma forma resumida pode-se dizer que as ventoinhas arrefecem as pessoas e não a casa!

Caso esteja interessado na compra de ventoinhas de pé a preços muito acessíveis, com entregas rápidas e gratuitas, a IKOHS é uma boa opção!

Tem uma ventoinha de teto no seu quarto?

Caso não saiba, as ventoinhas de teto são projetadas para girar em ambos os sentidos, pois a forma como a ventoinha gira, afeta a temperatura que se sente no quarto (dependendo da estação do ano).

No verão deverá se certificar que a ventoinha de teto gira no sentido contrário aos ponteiros do relógio. Esse sentido de rotação permite redistribuir por toda a área o ar mais frio que se encontra acumulado ao nível do chão, colocando esse ar fresco a um nível que você consiga realmente senti-lo.

Sabia que as ventoinhas de teto são úteis também no Inverno?

Pode parecer contraproducente ligar uma ventoinha quando o que você quer é aquecer, mas na verdade, uma ventoinha de teto pode ajudar a manter uma temperatura confortável durante o inverno.

Inverta a rotação das pás da ventoinha de teto e utilize-a em simultâneo com um aquecedor (um radiador a óleo, um recuperador de calor, etc.). Com a ventoinha a rodar no sentido dos ponteiros do relógio conseguirá que o ar quente acumulado junto ao teto seja enviado de volta para a divisão.


Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Não encontrou a informação que procurava? Faça uma pesquisa aqui:

Talvez lhe interesse:

4 respostas

  1. Não tenho nem ar condicionado, nem ventoinhas cá em casa, mas a ideia de fazer circular o ar quente que se acumula junto ao tecto é interessante!

  2. Eu pensava que mesmo que não estivesse ninguém a ventoinha arrefecia, pois, realmente faz sentido, a ventoinha apenas serve para fazer circular o ar, nesse sentido é melhor que o ar condicionado que está sempre a usar o mesmo ar e que traz imensas alergias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.