ventoinha

Nos dias de maior calor, aumente a eficácia do seu ar condicionado ligando em simultâneo uma ou mais ventoinhas em pontos estratégicos. Desse modo, poderá espalhar a frescura por outras divisões da casa sem necessidade de ligar mais aparelhos de ar condicionado.

Experimente colocar uma ventoinha em funcionamento na divisão que pretende arrefecer em vez de ligar o ar condicionado. Nem sempre está calor suficiente que justifique a utilização do ar condicionado!

Utilizando ventoinhas em detrimento do ar condicionado, poderá poupar cerca de 90% de energia elétrica.

Se optar por utilizar unicamente ventoinhas (de teto por exemplo), saiba que é inútil deixá-las ligadas quando ninguém se encontra nessa divisão da casa. Na realidade, as ventoinhas não arrefecem o ar, apenas melhoram a sua circulação dando-nos a sensação de frescura.

Já agora, sabia que as ventoinhas de teto são úteis também no Inverno? Inverta a rotação das pás da ventoinha de teto e utilize-a em simultâneo com um aquecedor (um radiador a óleo, um recuperador de calor, etc.). Com a ventoinha a rodar no sentido dos ponteiros do relógio conseguirá que o ar quente acumulado junto ao teto seja enviado de volta para a divisão.

4 COMENTÁRIOS

  1. Não tenho nem ar condicionado, nem ventoinhas cá em casa, mas a ideia de fazer circular o ar quente que se acumula junto ao tecto é interessante!

  2. Eu pensava que mesmo que não estivesse ninguém a ventoinha arrefecia, pois, realmente faz sentido, a ventoinha apenas serve para fazer circular o ar, nesse sentido é melhor que o ar condicionado que está sempre a usar o mesmo ar e que traz imensas alergias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here