6 Ideias para Aproveitar os Sacos de Sílica Gel

silica-gel2 6 Ideias para Aproveitar os Sacos de Sílica GelQuando adquirimos um equipamento eletrónico (máquina fotográfica, telemóvel, etc), instrumento musical ou até mesmo um simples par de sapatos, é comum encontrarmos na embalagem uma ou mais saquetas de sílica gel.

Regra geral, podemos encontrar essas saquetas em quase todos os produtos que se possam danificar por excesso de humidade ou condensação.

A sílica gel é um material sintético que retém a humidade do ar por adsorção.

As saquetas de sílica gel são amplamente utilizadas para proteger equipamentos electrónicos da humidade, mas também podem ser encontradas dentro de embalagens de alguns medicamentos e suplementos alimentares.

Provavelmente já teve com saquetas de sílica gel na mão e… deitou-as fora! Que desperdício! 😉

Seguem algumas sugestões para reutilizar essas tão desprezadas saquetas:

  1. Guarde algumas saquetas de sílica gel dentro da mala de ferramentas, para evitar a formação de ferrugem nas ferramentas.
  2. Para prolongar a vida das lâminas da máquina de barbear, depois de a utilizar, seque-a bem e guarde-a num Tupperware juntamente com uma saqueta de sílica gel.
  3. Guarde as suas jóias de prata junto com saquetas de sílica gel para evitar que fiquem baças.
  4. Coloque uma ou mais saquetas de sílica gel dentro da caixa de uma máquina fotográfica subaquática para evitar que a lente embacie e arruíne as suas fotos.
  5. Mantenha os saquinhos de sementes livres de bolor e humidade, guardando-os junto de saquetas de sílica gel.
  6. Espalhe alguns desses saquinhos no interior do seu carro, especialmente junto do para-brisas. Ajuda a controlar a humidade no interior do carro e evita que os vidros embaciem com tanta facilidade.

Certamente encontrará mais utilizações para os pacotinhos de sílica gel. Se tiver alguma ideia original, por favor partilhe-a nos comentários.

Segundo me informei, a sílica gel mesmo depois de saturada e de perder o poder de adsorção, pode ser reativada deixando-a secar ou aquecendo-a no forno. Portanto, podemos utilizá-la vezes sem conta!

Quer conhecer mais ideias incríveis para reutilizar objetos do dia a dia? Espreite aqui: Utilizações Alternativas

Comentários

comentários

16 respostas

  1. RiDFiCK diz:

    Eu fico parvo com as coisas que aprendo neste Site. Como referido e muito bem, a maioria deita fora…eu por exemplo deito fora…

    Excelente Dica!

  2. Vera Pinheiro diz:

    Para além dos sapatos, também os tenho encontrado dentro de malas.
    Tenho uns no saco da guitarra e também nos albuns de moedas 😉

  3. Alexandra diz:

    Eu tenho uma caixa com sementes e muitas ficam com bolor, já deitei algumas fora, vou começar a aproveitar todos esses saquinhos.

  4. Liliana Pinto diz:

    Confesso que nunca percebi para que funcionava isso lol santa ignorância lol Descobri este site hoje e já aprendi uma coisas novas 😀

  5. Frutinha diz:

    Eu por acaso dava-me jeito era arranjar sacos desse… por acaso não sabem onde os posso arranjar, ou melhor ainda, algo cazeiros que faça o mesmo efeito?

  6. Maria Lopes diz:

    Até ler este artigo, a primeira coisa que fazia quando encontrava aqueles saquinhos de silica, era colocá-los imediatamente no lixo, por não perceber muito bem para que funcionava aquilo. Sei de alguém que vai gostar da ideia da máquina de barbear 🙂

  7. Paulo Martins diz:

    pois mas so absorve 30% do seu peso

  8. Alexandra Bessa diz:

    Não sabia que isto era assim tão útil…

  9. liliana leite diz:

    ja tantas vezes me passaram essas sakinhas pelas maos e deitei sempre fora. as coisas k eu aprendo aki. a proxima k me cair nas maos ja nao vai para o lixo certamente

  10. Catarina Lino diz:

    Já sabia da utilidade desses saquinhos. Quando compro uma mala ou uma carteira quase sempre vem um saquinho desses e eu nunca os tiro para os pôr no lixo, deixo-os ficar onde estavam. Mas depois da carteira ficar velha e rota costumava deitar os saquinhos para o lixo também. Santa distracção! Nunca me passou pela cabeça dar outras utilidades à sílica gel.

  11. Tcorisca diz:

    FRUTINHA
    Tens silica à venda nos artigos de higiene para gatos.
    A silica também é usada nas caixas de areia 🙂

    Podes comprar uma embalagem e fazer inumeros saquinhos de silica para outras utilizações.

    Posto nas gavetas também absorve a humidade das roupas evitando o bolor
    Eu tenho semre um saquinho na mala da maquilhagem para evitar que os produtos se estraguem.

  12. Rui diz:

    Ponho a minha camera Gopro com a caixa estanque aberta dentro de uma caixa plástica bem fechada com sílica gel dentro. Bastantes saquinhos que previamente sequei com o secador. Isso, além de preservar toda a camera de humidade, tb evita a condensação nas lentes devido ás diferenças de temperatura durante o mergulho. Funciona optimamente!

  13. Laura Nascimento diz:

    Tenho uma amiga que vende artigos em pano nas feiras, mas como normalmente são na rua ela embala os artigos (panos, babetes, fraldas etc) num saco plástico para proteger e coloca um saquinho de sílica para não ficar “suado” com o calor, nem apanhar humidade, assim as coisinhas ficam limpas de sugeiras e sequinhas

  14. João Barreto diz:

    É verdade, os tais saquinhos de Sílica nossos conhecidos, são de facto de grande utilidade. Seja na mochila do seu equipamento fotográfico, seja na caixa de ferramenta, seja em gavetas com roupa, seja lá onde entender colocar. é de facto muito importante.
    Segundo sei, vende-se entre outros locais, nas farmácias em saquetas de 100gr como ao Kilo, depende daquilo que desejar.
    Cumprimentos

  15. Vera Guerra diz:

    Estas saquetas de sílica gel são excelentes para evitar o bicho da madeira!…

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.