Minimalismo – Conheça o estilo de vida que lhe permite poupar naturalmente

minimalismo1 Minimalismo - Conheça o estilo de vida que lhe permite poupar naturalmenteTodos nós queremos poupar, ter mais dinheiro no final de cada mês, viver mais descansados. No entanto, pode ser difícil abdicar de certas posses, de certas compras em nome do poupar.

É aqui que entra o conceito de minimalista. Um estilo de vida que não tendo sido pensado para poupar, acaba por ajudar a reduzir os custos, sem o sentimento de perca ou tristeza.

Quer conhecer o minimalismo?

O QUE É O MINIMALISMO?

O minimalismo é um estilo de vida que defende que vivemos mais felizes quando temos menos posses materiais. A grande maioria de nós fica feliz quando compra um novo objeto, seja uma peça de roupa, um novo utensílio de cozinha ou até um novo sofá, mas será que precisamos realmente de todas estas coisas? Precisamos de ter todos os móveis que temos? Todos os utensílios? Quantas vezes não compramos algo novo e meses depois percebemos que nunca mais o utilizámos?

O minimalista é isso mesmo, reduzir ao máximo as compras e comprar apenas o que é realmente necessário. Quanto menos coisas comprarmos, menos gastamos, menos preocupações temos e mais livres nos sentimos.

COMO ME PODE AJUDAR A POUPAR

O minimalismo não o vai fazer poupar de um dia para o outro. O minimalismo é um estilo de vida, não um truque rápido para poupar, mas o minimalismo vai ajudá-lo naquilo que é mais importante, a poupar naturalmente, sem esforço.

Ao aderir a um estilo de vida minimalista vai começar a reduzir as coisas que tem em casa e a pensar bem na necessidade de cada compra que faz. Desta forma vai poupar naturalmente e em vez de ficar dececionado porque não pôde comprar algo, vai ficar feliz por perceber que não precisa realmente daquele objeto. Poupa tempo, poupa dinheiro e poupa preocupações.

APRENDA A RECICLAR

Reciclar não é só colocar o lixo nos locais corretos, é também reformar velho em vez de comprar novo.

Além de poupar muito dinheiro ao reciclar objetos, encontra ainda uma gratificação pessoal por ter algo feito por si e único.

  • Objetos decorativos – Quantas vezes comprou um porta-canetas novo porque ficava bem na sua secretária e ao fim de um mês já estava guardado numa gaveta? Será que precisava realmente disso? Ou será que conseguia, através da reciclagem transformar o velho no novo?
  • Utensílios de cozinha – Caixas de cereais forradas com tecido dão ótimos organizadores de cozinha! São fáceis de conseguir e podem ser feitos à sua medida, tal como precisa.

Cestos antigos podem ter uma nova vida de forrados com tecido ou mesmo com lã.

DICAS DE COMO INICIAR

Felizmente a internet tornou-se uma grande amiga em termos de criatividade e aproveitamento.

Existem imensos blogs dedicados à criatividade e ao Faça você mesmo, portanto se estiver com falta de ideias, basta pesquisar o que pretende no Google ou visitar o Pinterest.

Já no minimalismo, existem vários blogs em português que abordam o assunto, mas convidamo-lo a visitar o The Busy Woman and the Stripy Cat e especialmente este artigo onde se fala exatamente de como podem os minimalistas poupar dinheiro.

Texto da autoria de Marisa Barata

Comentários

comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.