Como Evitar que a Fruta Apodreça

maças Como Evitar que a Fruta ApodreçaSe encontrar uma peça de fruta podre, retire-a imediatamente da fruteira para impedir que a restante fruta apodreça também.

Existe uma explicação para o facto da fruta podre “contagiar” a fruta boa.

A fruta mais madura ou “tocada” liberta uma substância que inicia uma reacção química que converte o amido da fruta em açúcar. Essa substância chama-se etileno. O etileno ao ser libertado por uma fruta induz o amadurecimento de outra nas proximidades.

As frutas que produzem mais etileno e que por isso induzem um amadurecimento mais rápido de frutas próximas são as maçãs, pêras, melões, pêssegos e as bananas.

Este fenómeno é mais notável em temperaturas mais altas, pelo que ocorre com mais frequência no Verão.

Também pode utilizar o etileno a seu favor. Se tiver comprado fruta muito verde e pretender amadurecê-la rapidamente, coloque-a junto de fruta que já se encontre bem madura. Vai ver que em pouco tempo a fruta verde ficará pronta a ser consumida. Mas não se distraia, vá vigiando para evitar que a fruta amadureça demais.

Comentários

comentários

18 respostas

  1. Disco Portatil diz:

    bela dica 🙂

  2. Pedro Guedes Leite diz:

    Já conhecia as propriedades do etileno, mas nunca associei que era este fenómeno que fazia com que a fruta apodreça ou amadureça. Bem visto Miguel e mais um belo post 🙂

  3. elsa121 diz:

    E não só, as maçãs, mesmo enquanto verdes, induzem o amadurecimento da fruta que está em contacto ou no mesmo recipiente. Não se deve deixar no mesmo saco, por exemplo, maçãs e bananas uma vez que as bananas amadurecem muito rapidamente e quando ficam maduras demais o sabor fica desagradável.
    .-= Venha ler o meu último post ..Trial Nort’4×4 2009 – 1ª Prova: Braga =-.

  4. nelia guerreiro diz:

    eu utilizo as maças muito maduras em bolos.

  5. Isa Ribeiro diz:

    Em bolos ou em doces, as maças maduras também ficam muito bem nélia. 😀
    Obrigado pelo post Miguel, desconhecia tais propriedades.

  6. Teresa diz:

    Não sabia nada disto. Obrigada pelo post!

  7. Teresa diz:

    lembro-me de ver a minha avó colocar as bananas verdes enroladas em papel de jornal e depois de um saco de plástico para amadurecerem… afinal bastava pô-las ao pé de maçãs ou peras….

  8. Laura diz:

    Desconhecia o motivo porque o amadurecimento acontecia, e agradeço a vossa explicação, irão ajudar-me a tratar bem das frutas .Obrigado

  9. maria diz:

    Quando vejo alguma peça de fruta a querer enpodrecer, tiro-a logo de junto da fruteira, senão dali a alguns dias, não há fruta que se aproveite.

  10. Teresa diz:

    A fruta tocada ou a começar a apodreder costumo aproveitar para misturar no iogurte do lanche! Fica bem bom e bem mais barato e menos calórico do que os que já se compram com frutas!

  11. Micaele Sales diz:

    Adorei a dica.;)

  12. liliana leite diz:

    agora ja percebo porque dava cabo das minhas bananinhas

  13. Joana Martins diz:

    Essa eu ja sabia. Costumo manter a fruta madura junto da verde para que a verde amadureca mais depressa. Isso ja eu faco aos anos
    Mas e uma bela dica para quem ai nao conhecia

  14. Gisela Rego diz:

    Já sabia que a fruta apodrecida contamina as que se encontram por perto, agora a ideia de colocar a fruta verde perto da madura para que acelere o processo de amadurecimento é muito bom.

  15. Gisela Rego diz:

    Há sempre muita fruta por aqui e a dica ajuda-me a não desperdiçar.

  16. Dida Marques diz:

    A maça junto à fruta verde é uma tecnica que uso há já muito tempo, as maças, peras… quando começam a ficar maduras de maiscogelo para fazer os recheios de tartes.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.