Nov 052009
 

AgriãoUma queimadura é uma lesão provocada pelo calor, frio, químicos ou até por choques eléctricos.
Pode atingir superficialmente a pele ou, nos casos mais graves, os tecidos mais profundos.

Existem pomadas específicas para o tratamento de queimaduras, mas também podemos optar por uma solução caseira e mais económica.

O agrião é um excelente regenerador dos tecidos e é essa planta que vamos utilizar para fabricar a nossa pomada caseira para queimaduras.

Rale algumas folhas de agrião e misture manteiga sem sal de modo a criar uma pasta.
Aplique essa pasta na zona afectada e substitua a cada duas horas.

Esta pomada caseira é eficaz no tratamento de queimaduras de 1º e 2º grau, evita a formação de bolhas e alivia a dor.

Atenção: as queimaduras de 3º grau requerem cuidados médicos.

  8 Responses to “Pomada para queimaduras”

Comments (8)
  1. Clara de ovo e teia de aranha também são boas embora a última mais difícil de encontrar.

    Ambas são compostas por uma substância que ajuda a regeneração da pele.
    Com a clara de ovo, devemos ir aplicando cada vez q a aplicação anterior secar.

    Queimei-me com um fósforo há algum tempo, usei a clara de ovo e não fiquei com marca.
    .-= Venha ler o meu último post ..Passatempo =-.

  2. Vou falar duma experiencia por mim vivida:
    Minha mae queimou-se num braço,numa área bastante grande.Temos no jardim uma arvore do Aloevera,logo cortamos folhas (retiram-se os picos laterais e cortam-se ao meio, no sentido do comprimento)colocam-se em cima das queimaduras (alívio imediato)e emvolve-se com o k tiver mais á mao :-)
    Posteriormente foi vista por um enfermeiro de queimados, meu amigo,k receitou uma pomada (viveu em inglaterra e lá,os medicamentos para queimados eram todos feitos com aloevera)pk tinha receio duma infeçao,o k pode acontecer dps da pele sair.
    Nao saiu pele nenhuma..continuamos a colocar as folhas carnudas e hoje nem marcas tem no braço.
    Duvidam?
    Façam uma busca na net e talvez acreditem
    Outra vantagem k conheço…é um maravilhoso cicatrizante.
    espero ter ajudado..

  3. Obrigado Olga!

    É por essas e por outras que há quem chame a Aloe vera, a planta da saúde e da beleza.

  4. O aloe Vera fresco é muito bom para as queimaduras e atenua bastante as dores para além de que é bastante facill de usar, basta retirar uma das folhas da parte de baixo do cacto e cobrir a superfície queimada com a “baba” que a folha solta. Também é bastante bom a nivel de cicatrização de feridas.

  5. Boa Tarde:
    Sabe adorei a sua dica, pois duas semanas atrás sofri uma queimadura horrivel na mão direita, fui pegar a panela pelo cabo e a água estava fervendo, apaguei o fogo e quando retirei á panela pelo cabo, ele quebrou e a água fervendo derramou toda em minha mão, nem preciso dizer que quase chorei de tanta dor, foi quando depois de certa hora tive a ideia de pesquizar na internet um remédio eficaz e caseiro e graças á Deus encontrei sua dica, então resolvi experimentar e fiz a pomada com o agrião e funcionou perfeitamente pois não se formou bolhas em minha mão e o tecido estar bastante regenerado.
    muito obrigada pela dica, me ajudou muito e espero que tenha ajudado outras pessoas também.
    Atenciosamente.

  6. Sei que o aloé arborescens é optimo para curar queimaduras.
    Um dia fui a casa da sogra do meu filho Carlos levar uma consoada para o marido dela que me ajudou muito quando eu fiz a minha casa, fez-me a instalação electrica e só paguei os materiais, a mão de obra foi gratuita, e por isso na altura do Natal não me posso esquecer do Sr.Eduardo Mendes.
    Há três anos quando fui lá levar a conssoada ele não estava em casa tinha saido e veio então a esposa a porta, quando a vi fiquei encomodado tinha o braço esquerdo numa lástima todo queimado então perguntei o que lhe tinha acontecido, ela disse-me esteja calado sabe lá o que me aconteceu, caui-me uma panela de água a ferver em cima do braço e não imagina o que tenho passado o que vale foi no braço esquerdo senão nem conseguia fazer nada em casa assim ainda vou andando mas é orrivel tenho deitado aqui pomadas mais pomadas e não há geito de ver isto cicatrizar porque de noite cola-se aos lencois e não queira saber!.. Os nossos pecados sabe compadre os nossos pecados.Então perguntei-lhe se já tinha ouvido falar do cato de aloé, ela disse-me que já ouviu falar mas era para outras coisas de tomar em forma de xarope para gripes e constipações então eu disse-lhe que o aloé é bom para tudo até para as queimadura e acrescentei eu ainda hoje lhe vou mandar pelo Carlos e a senhora vai fazer o que lhe vou escrever num papel.
    Então vim imediatamente para casa e peguei em quatro folhas de aloé arborescens tirei-lhe os picos lavei-as
    e com uma faca tirei o miolo pasei numa centrifugadora e fiz um liquido muito diluído detei num frasco com pulverizador e num rotolo escrevi.Pulvorizar várias vezes ao dia no local quemado e deixar ao ar isto é sem ligaduras.Isto foi numa sexta- feira
    Na segunda-feira seguinte quando o meu filho entrou em minha casa para almoçar disse-me logo: Pai a minha sogra esta numa alegria que que tu não emaginas ela disse que se não lhe levares dinheiro por o medicamento que te vai oferecer alguma coisa para te agradecer, não emaginas ela esta curada e então diz ela que sempre que pulveriza o local é uma sensação de alivio que fresquinho aquela pequena nuvem de liquido de aloé deitada com o pulverizador começou a aparecer uma nova pele arrosada brilhante e nunca mais teve dores nem retrocessos a cura foi um sucesso ao fim duma semana estava curada, hoje três anos decorridos o braço esta sem qualquer cicatriz: Ainda hoje fala nisso e diz que me vai agradecer mas ela bem sabe que o maior agradecimento que eu tive foi saber que ficou bem, e já lhe ofereci um vazo de aloé,para ela pôr no quital.
    E ofereço a si também se quiser ligue-me.96 6293250
    Gosto de oferecer vasos de aloé. a Biblia diz dai de graça o que de graça recebestes. ADeus.

  7. ola eu sou a isa e tenho uma queimadura na mão direita é de 3 grau queimei com oleo ja lá vão 3 meses a queimadura se catrizou por fora e tenho uma grande cicatriz e ainda sinto muitas dores as vezes sinto como se estivesse aprender as veias . o que devo fazer?

  8. porr, olhem aqui http://www.ses.se.gov.br/index.php?act=leituraFixa&codigo=1264

    e outros lugarem sobre primeiros socorros

    vejam o item ‘oq nao fazer’

    a maior parte dos itens usados para alivio acabam irritando o local.

    e isabel, volte ao médico! talvez vc tenha alguma necrose e precise de um procedimento cirurgico urgente.

 Leave a Reply

(campo obrigatório)

(campo obrigatório)

Outro artigo interessante:
DZCount – os melhores descontos para si…

Conheça o mais recente site de compras colectivas de Portugal! Oferecem 10€ em créditos só por se registar e ainda pode ganhar muito mais.

Close