Poupe com remédios caseiros

enfermeiro-mealheiro Poupe com remédios caseirosEm tempos de crise, as pessoas voltam-se cada vez mais para certas tradições, por vezes perdidas em nome da modernidade.

Muitas daquelas receitas tradicionais, que as nossas mães e avós utilizavam para ajudar a aliviar e a curar algumas doenças mais habituais, têm sido esquecidas, sempre em detrimento de medicamentos mais modernos. E se na maioria dos casos, isso é uma boa notícia, já que vieram responder a problemas sem solução, já noutros casos, apenas vieram encarecer tratamentos para problemas facilmente resolvidos em casa.

Neste artigo irei dar vários exemplos de remédios caseiros, para várias maleitas, que podem ser feitos em segurança em casa, e que permitirão poupar bastante dinheiro em medicamentos.

REMÉDIO CASEIRO PARA QUEIMADURAS

Para pequenas queimaduras leves, há um conjunto grande de remédios caseiros que pode fazer em casa.

O mel, a batata, a casca de banana, o iogurte, são apenas alguns exemplos de alimentos que tem em sua casa e que pode usar para ajudar a cicatrizar a ferida, e evitar que ela empole. Um exemplo de remédio caseiro para queimaduras é uma pasta formada por raspa de batata, que é depois aplicada na ferida. No entanto, se a queimadura é de alguma gravidade, deve dirigir-se ao médico.

REMÉDIO CASEIRO PARA A GRIPE

Sendo a gripe uma infeção viral, os medicamentos que encontra na farmácia servirão apenas para aliviar os sintomas.

Contudo, há remédios que pode fazer em casa, através dos quais conseguirá o mesmo efeito. Um exemplo é o chá de casca de cebola. Para fazer este chá, deve lavar muito bem a casca de duas cebolas, e depois, ferver em água durante 2 a 3 minutos. Apesar de não ter um sabor muito agradável, este chá irá ajudar a diminuir a intensidade dos sintomas gripais.

REMÉDIO CASEIRO PARA O CONGESTIONAMENTO NASAL

Para quando o nariz está congestionado, há algumas receitas que pode fazer em casa, e que irão aliviar esse problema.

Assim, para o congestionamento nasal, pode fazer uma infusão de folhas de eucalipto ou de cebola, que é depois inalada durante 10 a 15 minutos. As suas propriedades irão ajudar a descongestionar o nariz, permitindo-lhe respirar mais facilmente.

REMÉDIO CASEIRO PARA A TOSSE

mel-limao Poupe com remédios caseirosUm dos remédios caseiros mais conhecidos para a tosse é leite quente com mel e limão. A casca de limão e o mel possuem algumas propriedades que ajudam a acalmar a irritação da garganta. Para fazer este remédio, basta aquecer o leite bem quente, e depois juntar a casca de limão e o mel, mexendo até que este se dilua no líquido.

Outro remédio bastante popular, e com efeitos bastante eficazes, é o xarope de cenoura. Para fazer este remédio, basta cortar rodelas finas de cenoura, dispô-las num prato, e por fim, deitar açúcar e sumo de limão por cima. Deixe esse preparado ao ar durante 1 a 2 horas, até que se forme um líquido no fundo. Beba 3 a 4 colheres de sobremesa por dia.

REMÉDIO CASEIRO PARA A DOR DE DENTES

A dor de dentes é das sensações mais desagradáveis que se pode ter. Um remédio caseiro que pode fazer em casa para aliviar a dor, sem precisar de tomar analgésicos, é colocar num pouco de gaze sumo de limão, ou aguardente, e colocar na zona da dor durante alguns minutos. Deve fazer este processo pelo menos 3 vezes durante o dia.

Tenha sempre em atenção que em caso de problemas persistentes, deve consultar um médico, pois poderá haver algum problema de maior gravidade por trás.

Texto da autoria de Filipe Araújo

Comentários

comentários

9 respostas

  1. yajaira del carmen moriillo diz:

    gosto muito remédio caseiros são bom para a saúde obrigada por as dicas

  2. Joana Martins diz:

    Os remédios caseiros resultam quase sempre , e poupa se imenso 😉

  3. ACláudia Freitas diz:

    Qd me constipo curo.me sempre com leite mel e limao e resulta sempre

  4. Liliana Mota diz:

    Costumo fazer máscaras esfoliantes com produtos caseiros e poupa-se de facto e nota-se logo a diferença

  5. Gisela Rego diz:

    Nada mais puro do que o mel. Já os antigos egípcios o usavam para curar feridas.

  6. Sofia Oliveira diz:

    Mel sem duvida, charope de cenoura e cebola na cabeceira para parar a tosse, são os que mais uso, para feridas o aloé vera, é sempre bom ter um cacto de aloé em casa.

  7. Susana Galveias diz:

    Um que faço é o xarope de cenoura para a tosse, o chá de cebola para a rouquidão, e chá de valeriana para as insonias e para dormir melhor.

  8. Joana Pereira Happiny diz:

    A minha ama e avó sempre me ensinaram as mezinhas delas 😀 Adoro e ainda hoje sigo, malvas por exemplo é do melhor para muita coisa.

  9. Iracy Oliveira diz:

    estou sem voz vou fazer com muita fé obrigada pela dica

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.