Opte por cozinhar para um batalhão
Pode poupar muito tempo e energia optando por cozinhar em maiores quantidades. Conheça as vantagens de “cozinhar para um batalhão”!
Gosto de cozinhar, de experimentar uma receita nova e até mesmo de inventar um pouco na cozinha. Mas muitas vezes não tenho vontade nem de fritar um bife!
Por isso, cá em casa adquirimos um método que para além de ser bastante prático, ainda se revela muito económico… cozinhar para um batalhão!
O que pretendo sugerir, é que, sempre que possível, cozinhe grandes quantidades dos alimentos que consome com maior frequência e congele-os.
Ou seja, imagine que vai cozinhar uma refeição para duas pessoas. Então, aumente a quantidade dos ingredientes como se fosse para umas 6 ou mais pessoas, retire o que pretende consumir de imediato e divide em porções o que restou.
Congele essas porções – pode até colocar uma etiqueta com a data em que a refeição foi elaborada e uma descrição do conteúdo (exemplo, “carne de vaca estufada com batata – 22 de janeiro” ).
Se utilizar este método sempre que se sentir com paciência para cozinhar, em breve terá várias refeições prontas armazenadas na arca frigorífica (convém é que esta seja espaçosa). As vantagens, na minha opinião, são óbvias.
Naqueles dias em que está cansado e esfomeado, é só ir à arca escolher uma refeição, descongelá-la e aquecê-la. De preferência permita que a refeição descongele naturalmente, para evitar consumir energia ao descongelar.
Além disso, é mais económico do ponto de vista energético ligar o fogão ou forno uma única vez e cozinhar para um “batalhão” do que ter de o ligar várias vezes para cozinhar pequenas quantidades.
Claro que nem todas as refeições podem ser congeladas, use o bom senso e faça um bom planeamento das suas refeições.
Gostou desta sugestão? Já utilizava este método?
Este conteúdo foi publicado originalmente em: 22/05/2009
🎁 Não perca nenhuma oportunidade!
Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba:
- ✅ Alertas de amostras gratuitas
- ✅ Dicas exclusivas para poupar
- ✅ Ofertas imperdíveis em primeira mão
Tudo isto gratuitamente, diretamente no seu e-mail!
🔒 O seu e-mail está seguro connosco. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
Veja também:
- Como conservar bananas
- Como fazer uma bola de carne super rápida e económica!
- Vai sair? Leve algo para petiscar
- VINHA – A garrafeira online que faz entregas no mesmo dia!
Legal, mas comida requentada não é muito saborosa.
Na minha opinião, alguns estufados até ficam mais saborosos depois de aquecidos. 🙂
Coisas práticas e rápidas. Às vezes mais vale uma pessoa perder 2horitas na cozinha a preparar estes truques porque assim numa altura em que a gente esteja com pressa é só pegar e preparar.
Eu inclusive quando uso o forno aproveito para no minimo cozinhar 2 refeiçoes, ou seja, se fizer uma empada p.ex, a seguir faço um bolo e assim nao preciso ligar o forno de proposito 🙂
Um excelente um método de poupar esforço, tempo e dinheiro com gás e eléctricidade 🙂 Uma ideia a adoptar sem duvida!
Eu não aprecio muito certos alimentos depois de descongelados. Mas as sopas, normalmente, dão jeito.
costumo congelar o que me sobra.
Eu habitualmente faço isso. Somos só duas duas pessoas a jantar, mas faço sempre um pouquito a mais pa sobrar. Eu trabalho pertinho de casa, só tenho uma horita pa almoçar, e como tenho pouco tempo (não há tempo pa preparar algo), de manhã tiro do congelador algo para o almoço.
Eu podia ir almoçar fora, fazem diárias a 4 euros, mas já viram o dinheiro que eu Poupo???
Ao fazer isto, notei uma grande diferença no gasto do gás, diminuiu drasticamente, pra mais de metade!
Mesmo as refeições ditas económicas de alguns restaurantes, quando comparadas com uma refeição elaborada desta forma, ficam certamente mais caras.
É uma óptima ideia e depois de ler o post ainda não me tinha ocorrido tal.. realmente poupa-se esforço, tempo e energia!
Em certos comeres faço isto, e dá bem jeito para aqueles dias em que nao apetece fazer nada, 😀
Não custumava fazer isso muitas vezes, mas com a Universidade e nas alturas de maior stress, exames e por ai fora, ficava sem tempo para cozinhar, apesar de gostar muito de o fazer, então obtei por fazer o que sugeriram e dá bastante jeito. Apenas evito manter muito tempo, porque acho que perde muito a qualidade.
Desde que comecei a fazer isto, a factura do gás começou a baixar. Eu costumava pagar 15€, e o mês passado paguei 3,5€. Até fiquei parva quando vi a factura. Agora estou ansiosa que chegue a factura do mês Agosto, pra ver se continuo a poupar com esta técnica.
Ontem fiz um bacalhauzinho a braz, e fiz um pouco mais pra sobrar. Já meti no congelador, assim quando não tiver tempo cozinhar, ou a preguiça for muito forte, já tenho algo pronto e rápido a comer 😛
Cozinhar a mais para congelar tem a vantagem de termos refeições prontas mais baratas que as ultracongeladas que há nos supermercados ou as dos Take away e ainda para mais sabemos o que comemos!
Olá Miguel, concordo plenamente, sempre k possível faço a mais para congelar. Costumo congelar moelas, almôndegas, carne picada, estufados (mas sem batata), feijoada, etc, o sabor continua o mesmo e até melhor!!! Congelo tb todos os legumes já cortados (crus) para as sopas, é mt mais rápido!
Olá Sílvia, tal como referes, realmente a batata depois de cozinhada não é muito boa de congelar… fica um pouco farinhenta.
Mesmo assim tenho o hábito de a congelar, mesmo sabendo que depois não fica tão boa.
Olá!
Esta é sem duvida a ideia que gosto mais!!!!
Já faço isto há uns anos, há pelo menos 10 anos … cozinho e depois congelo…utilizo esta ideia pq:
1 -Não me apetece cozinhar muitas das vezes;
2 – Tenho sempre jantar ou almoço;
3 – Tenho sempre tempo para efectuar as refeições em casa, logo, gasto menos dinheiro;
4 – Levo sempre comida fresca para almoçar no emprego (pois é vou de marmita às costas!!!!)
5- Sei sempre o que como, logo não me impinjo de fritos!
6- Tenho sempre vários tipos de sopa – tento ter uma alimentação saudável!
7- Poupo energia pq gasto a mesma para cozinhar para um ou para 10!
8- Tenho mais tempo para mim e para os meus!
9- Congelo em doses individuais ou duplas, assim é mais fácil o armazenamento e depois escolher o cardápio !
10- É bom ser p HT das poupanças! Hehehehhe
Cláudia Neto
Olá!
No meu congelador tenho uma prateleira própria para comida congelada. Aí tenho sopa, restos de massa, frango assado, restos de carne, … Chega o fim de semana não me apetece cozinhar tiro a comida do congelador e já tenho jantar :).
Mas o congelo mais é a sopa. Todos os dias o pessoal come sopa mas não me apetece estar a fazer sopa todos os dias :).
Quando faço um bolo, comemos uma parte e a outra parte vai para o congelador em fatias. Assim, quando apetecer uma coisa doce … já está pronto e é caseiro.
Poupamos tempo e algum dinheiro… 🙂
Gostei da ideia pois até já é pr+atica comum cá em casa, se bem que normalmente em sopas ou carnes guisadas.
Ainda assim acho que foi muito oportuno colocar esta mensagem para aqueles que agora estam a constituir familia ou a pensar nisso muito interessante.
Sempre que faco pratos de bacalhau , faco a pensar em congelar ate porque o bacalhau ate se pode comer sem o aquecer (eu gosto de bacalhau com natas e a gomes de sa frio). Tambem faco feijoadas e dobradas para congelar .
Ideia fantástica!
Eu já fazia com algumas sopas… mas nunca pensei em fazer com outros pratos… Mas, realmente, é viável da mesma forma 😉
Vou ter isso em conta quando estiver com vontade de cozinhar… Mas verificar antes se a minha arca frigorífica está desocupada!
Esta é uma prática que temos cá em casa so ha uns meses mas que tem dado muito jeito.
Alem de poupar energia, tambem é optimo quando se chega tarde a casa sem tempo para cozinhar e é so ir a arca tirar uma caixinha e aquecer. é um maximo.
No entanto devemos ter sempre o cuidado de colocar a dita etiqueta, e nunca fazer quantidades para congelar em demasia, caso contrario podemos-nos esquecer delas e acabam por se estragar.
Olá Miguel,
Gostei deste teu post e vou deixar-te aqui uma ideia que ainda não vi.
Para além de congelar assim os alimentos, também podem congelar pequenas quantidades de sobras, que depois servem para outros pratos.
Deixo alguns exemplos:
Talos da alface ou uma batata cozida que sobrou, podem-se congelar-se para fazer sopa;
Um resto de vinho ou tomates muito maduros, para refogados;
Fruta como laranja ou limão, aromatizar água (líquidos) ou refrescar sumos (gelo);
Restos de carne, podem-se guardar, até ter suficientes para quiches ou rissóis;
Couros de presunto, aromatizar arroz ou massa;
etc
Isso eu faco sempre . Quando sobra de mais eu congelo e da depois para o fim de semana
Isso…é o meu dia à dia…cozinhar para um batalhão de gente. E ao fim de semana então…ui ui!!!!
De facto esta dica de cozinhar e congelar é muito útil. Só que na minha casa não funciona. Já fiz varias tentativas para porem curso esta sugestão, mas o meu marido não come comida congelada de maneira nenhuma. Esta é uma batalha emquesaio derrotada, pois janao tenho argumentos para dar a volta à questão.
Eu faco sempre a mais. O que faço para o jantar da para levar para o trabalho e para o marido tb e se sobrar congelo
Eu costumo cozinhar os almoços para o meu namorado levar para o trabalho, e cozinho sempre a mais, mas em casa somos 3 agora, não compensa cozinhar em grandes quantidades, os produtos perdem qualidade de sabor a meu ver 😉
Por acaso por cá já fazemos isso.
Só que não colocamos no congelador, apenas no frigorífico… E dura para 2 dias ou 3.
Aqui somos só dois mas quando é estufados, faço em quantidade, assim gasto menos gás. Dá sempre para comer, ele leva para o trabalho no dia seguinte, depois congelo e dá para mais uma ou duas refeições. Também não faço muitoooo pois p congelador é pequeno e também acho que não há necessidade mas ajuda naqueles dias que é sempre a correr
Por aqui já se faz isso
Mas só algumas coisas congelo outras vão para o frigorífico e depois vamos consumindo na semana
Ao fim de semana, a minha cozinha parece a de um refeitório…chiça, que doideira! 🙂 Mas vale a pena!!!
Qto tempo costumam ter a comida congelada? tenho sempre duvidas nisso :/
Não muito, compro carne e peixe semanalmente, porque acho que a carne depois de pelo menos duas semanas, perde qualidade em sabor 😉
Fresca faço como a Joana. Vou comprando no dia a dia e se congelar no máximo 2/3 semanas e é pouca coisa, mais para desenrrasque. Comida confecionada no máximo 2 semanas. Mas isto porque somos só 2 e vou planeando as refeições. É mesmo para aqueles dias a correr ou que há imprevistos. Quando fui operada valeu a comida que tinha congelada, o marido safa-se na cozinha mas tinha pouco tempo depois do trabalho. Além que congelo as sobras para depois aproveitar
Eu não gosto muito de congelar comida já cozinhada. Congelo alguns legumes quando compro muito e para não se estragar.
Prefiro deixar no frigorífico a comida, a não ser que seja carne e depois faça alguma lasanha com ela, são as únicas alturas que congelo comida feita
A ideia é ótima, só que lá em casa, toda o pessoal gosta de comidinha feita na hora.
E eu gosto mesmo de cozinhar, para mim fazê-lo é um prazer, não fosse eu filha de um chef
Nunca tenho mta pq tenho receio de depois ganhar sabor ou nao ficar do meu agrado depois de descongelar pq acho sempre que ja nao e a mesma coisa sera paranoia mha?