Cuidados a ter ao congelar os alimentos

Saiba que cuidados deve ter ao congelar os alimentos. Evite a degradação dos alimentos e o típico "sabor a congelado".
alimentos no congelador

Todos nós sabemos que o ideal é comer sempre alimentos frescos. No entanto, tanto em termos económicos como no que diz respeito ao tempo disponível, é muito difícil conseguir fazer diariamente refeições com ingredientes frescos.

Assim sendo, muitas pessoas optam por congelar os alimentos que compram. No entanto, existem alguns cuidados a ter quando se opta por essa alternativa. E é exatamente essa questão que vamos analisar neste artigo.

CUIDADO COM AS TEMPERATURAS MUITO BAIXAS

Quando submetidos a temperaturas muito baixas, os alimentos podem facilmente sofrer queimaduras e perder algumas das suas propriedades.

Os produtos queimados por terem sido submetidos a temperaturas baixas, não devem ser ingeridos. Apresentam um aspeto desidratado e uma cor acastanhada, pelo que será fácil de os identificar.

A carne e o peixe são os produtos que têm mais tendência a se queimarem devido à quantidade de água que têm na sua composição.

Como evitar que os alimentos se queimem:

  • Acondicione devidamente os alimentos;
  • Opte por utilizar recipientes hermeticamente fechados;
  • Tenha o cuidado de remover todo o ar de dentro da embalagem;
  • Os sacos de vácuo com fecho hermético são os mais aconselhados uma vez que preservam bem os alimentos e evitam a presença de oxigénio no seu interior;
  • Opte por um processo de congelação rápido. Desta forma irá evitar a criação de grandes cristais de gelo.

COMO EVITAR O TÍPICO “SABOR A CONGELADO”

O truque para que a sua comida não tenha o típico “sabor a congelado” passa mesmo por vedar e acondicionar bem os alimentos. Quanto menor for a quantidade de ar presente na comida, menor será a probabilidade de adquirir esse sabor.

DICAS PARA ACONDICIONAR OS ALIMENTOS

saco-congeladorEm muitos casos o truque para que a comida não se queime está na forma como embala os produtos quando os coloca para congelar. Aqui ficam algumas sugestões que o vão ajudar a evitar que os seus alimentos se estraguem.

  • Opte por sacos de vácuo com fecho hermético. Esta é uma das formas mais simples de preservar os seus alimentos e de reduzir a presença de ar;
  • Película aderente. Caso não tenha mais nenhuma solução eficaz, envolver os alimentos com película aderente resulta sempre;
  • Sacos de congelação. Agora são muitos os super e hipermercados que vendem sacos exclusivamente para esta função.
  • Dupla camada. Pode sempre optar por envolver os seus produtos com película aderente e depois colocar tudo dentro de um saquinho. Dessa forma estará a aumentar a proteção do produto.
  • Identifique os sacos de congelação com a data em que o alimento foi armazenado no congelador e com uma descrição. Desse modo evita os ACNIs.

Tenha em atenção…

Deve ter em atenção que quanto mais velho for o seu congelador ou a sua arca, maior é a probabilidade de que a sua capacidade de funcionamento diminua e que seja mais fácil que os alimentos fiquem queimados. Nesse caso, nem mesmo um bom acondicionamento dos alimentos o poderá ajudar a longo prazo.

Em todo o caso, o ideal mesmo é deixar os alimentos no congelador o mínimo de tempo possível. Quanto mais tempo lá ficarem maior é a probabilidade de estragarem. Se olhar para um alimento e tiver dúvidas quanto à sua qualidade, o melhor mesmo é não o ingerir.

Conhece outras dicas para evitar que os alimentos se queimem devido a baixas temperaturas? Então partilhe connosco as suas sugestões.


Não perca nenhuma oportunidade!

Quer ficar sempre a par das nossas novidades, receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro... diretamente no seu messenger?

Não encontrou a informação que procurava? Faça uma pesquisa aqui:

Talvez lhe interesse:

7 respostas

  1. Sim o congelador é mais para último caso, às vezes dão me abóbora, alho francês ou tomate em grandes quantidades, e eu tenho de reservar para não estragar. Utilizo os sacos de congelação, são práticos e condicionam bem os alimentos 😉

  2. Eu tenho disso tudo congelado. E faço sacos individuais já com os legumes todos para a sopa (excepto a batata, quando coloco) dá um jeito tremendo, para usar numa emergência e não só!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.