alimentos no congelador

alimentos-congeladorTodos nós sabemos que o ideal é comer sempre alimentos frescos. No entanto, tanto em termos económicos como no que diz respeito ao tempo disponível, é muito difícil conseguir fazer diariamente refeições com ingredientes frescos.

Assim sendo, muitas pessoas optam por congelar os produtos que compram. No entanto, existem alguns cuidados a ter quando se opta por essa alternativa. E é exatamente essa questão que vamos analisar neste artigo.

CUIDADO COM AS TEMPERATURAS MUITO BAIXAS

Quando submetidos a temperaturas muito baixas, os alimentos podem facilmente sofrer queimaduras e perder algumas das suas propriedades.

Os produtos queimados por terem sido submetidos a temperaturas baixas não devem ser ingeridos e apresentam um aspeto desidratado e uma cor acastanhada.

A carne e o peixe são os produtos que têm mais tendência a se queimarem devido à quantidade de água que têm na sua composição.

Como evitar que os alimentos se queimem

  • Acondicione devidamente os alimentos;
  • Opte por utilizar recipientes hermeticamente fechados;
  • Tenha o cuidado de remover todo o ar de dentro da embalagem;
  • Os sacos de vácuo com fecho hermético são os mais aconselhados uma vez que preservam bem os alimentos e evitam a presença de oxigénio no seu interior;
  • Opte por um processo de congelação rápido. Desta forma irá evitar a criação de grandes cristais de gelo.

COMO EVITAR O TÍPICO “SABOR A CONGELADO”

O truque para que a sua comida não tenha o típico “sabor a congelado” passa mesmo por vedar e acondicionar bem os alimentos. Quanto menor for a quantidade de ar presente na comida, menor será a probabilidade de adquirir esse sabor.

Leia também:  Livoo – Um novo conceito de descontos está a chegar

DICAS PARA ACONDICIONAR OS ALIMENTOS

saco-congeladorEm muitos casos o truque para que a comida não se queime está na forma como embala os produtos quando os coloca para congelar. Aqui ficam algumas sugestões que o vão ajudar a evitar que os seus alimentos se estraguem.

  • Opte por sacos de vácuo com fecho hermético. Esta é uma das formas mais simples de preservar os seus alimentos e de reduzir a presença de ar;
  • Película aderente. Caso não tenha mais nenhuma solução eficaz, envolver os alimentos com pelicula aderente resulta sempre;
  • Sacos de congelação. Agora são muitos os super e hipermercados que vendem sacos exclusivamente para esta função.
  • Dupla camada. Pode sempre optar por envolver os seus produtos com pelicula aderente e depois colocar tudo dentro de um saquinho. Dessa forma estará a aumentar a proteção do produto.

Tenha em atenção…

Deve ter em atenção que quanto mais velho for o seu congelador ou a sua arca, maior é a probabilidade de que a sua capacidade de funcionamento diminua e que seja mais fácil que os alimentos fiquem queimados. Nesse caso, nem mesmo um bom acondicionamento dos alimentos o poderá ajudar a longo prazo.

Em todo o caso, o ideal mesmo é deixar os alimentos no congelador o mínimo de tempo possível. Quanto mais tempo lá ficarem maior é a probabilidade de estragarem. Se olhar para um alimento e tiver dúvidas quanto à sua qualidade, o melhor mesmo é não o ingerir.

Leia também:  Como Aproveitar a Água do Desumidificador

Conhece outras dicas para evitar que os alimentos se queimem devido a baixas temperaturas? Então partilhe connosco as suas sugestões.

7 COMENTÁRIOS

  1. Sim o congelador é mais para último caso, às vezes dão me abóbora, alho francês ou tomate em grandes quantidades, e eu tenho de reservar para não estragar. Utilizo os sacos de congelação, são práticos e condicionam bem os alimentos 😉

  2. Eu tenho disso tudo congelado. E faço sacos individuais já com os legumes todos para a sopa (excepto a batata, quando coloco) dá um jeito tremendo, para usar numa emergência e não só!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here