Como conservar as batatas por mais tempo

Alguns cuidados que deverá ter no armazenamento das batatas para que estas se mantenham em bom estado por muito mais tempo.

batatas

Para conservar as batatas por mais tempo e evitar que fiquem greladas, temos de ter alguns cuidados com a forma como as armazenamos, tais como:

  • Não lave as batatas antes de as armazenar.
  • Guarde-as num local fresco, escuro e seco.
  • Não armazene as batatas no frigorífico. Ficariam demasiado adocicadas.
  • Não guarde as batatas perto de cebolas. Quando juntas produzem gases que causam a deterioração de ambas.
  • Verifique frequentemente se alguma batata se encontra podre ou grelada e remova-a para evitar a deterioração das restantes.

E não se esqueça… Não deite as cascas das batatas ao lixo… Aproveite-as! 🙂


Este conteúdo foi publicado originalmente em: 04/07/2009



🎁 Não perca nenhuma oportunidade!

Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba:

  • ✅ Alertas de amostras gratuitas
  • ✅ Dicas exclusivas para poupar
  • ✅ Ofertas imperdíveis em primeira mão

Tudo isto gratuitamente, diretamente no seu e-mail!

🔒 O seu e-mail está seguro connosco. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

35 Comentários

  1. Olá, Migues

    Estava tudo bem até á parte das cebolas, guardo-as no mesmo armário e umas ao lado das outras. Não admira que as cebolas não durem e que as batatas grelem num instante.
    Agora tenho que descobrir onde guardar as cebolas.

  2. Já descobriste onde guardar as cebolas…?
    Podes sempre descascar todas de uma vez.
    Metade ralas e colocas em couvetes de gelo tal como sugiro aqui: Cebola sempre fresca e disponivel
    As restantes podes cortar às rodelas e congelar mesmo assim dentro de um saco plástico.
    Ficas com cebola sempre fresca e disponivel. 😉

  3. Fiquei impressionado como uma cebola apodreçe uma batata e vice-versa. Fogo…maior parte disto já fiz com as minhas batatas e nunca me tinha dado conta. Vou tomar mais cuidado a partir de hoje 🙂

  4. Um outro pormenor é que, sempre que possível, devemos promover a ventilação das batatas. Quando as guardamos em sacos, por exemplo, esses sacos devem ser aqueles sacos de rede que se vêm nos supermercados, para evitar que as do fundo apodreçam prematuramente.

  5. As cebolas não podem estar juntas com as batatas?? Eu costumo guardá-las por cima das batatas. Vou ter que arranjar um lugar só para as cebolas…

  6. Nao sabia das cebolas e das batatas, mesmo assim, tenho as minhas numas condições semelhantes ás descritas e por vezes tem de ir tudo para o lixo…

  7. desta não sabia eu! pois não admira quenão possa ter cá em casa mta quantidade quer de umas quer de outras…. é que estão mesmo ao lado!

  8. a ideia de descascar e de preparar logo a cebola e congelá-la é mto prática…. e além disso chora-se tudo de uma vez! 😉

  9. E quando as batatas ficam murchas? Volta e meia acontece-me e encontrei esta solução: antes de as usar lavá-las muito bem, pô-las num recipiente com água fria, e colocá-las no frigorífico.

  10. Cá em casa há uma prateleira para batatas e outra para cebolas e está tudo de acordo com as sugestões que foram referidas, ainda bem 🙂

    1. se forem umas por cimas das outras, os gases da cebola (se tiverem na prateleira sobre as batatas), acabam por atingir as batatas, se estiverem em baixo, logo deve influenciar da mesma maneira como se tivessem juntas.

  11. Podes sempre colocar umas maçãs junto das batatas… eu estou a testar esta dica. Tb já separei as batatas das cebolas pois nunca podia ter mta quantidade nem de umas nem de outras para não se estragarem.

  12. Eu adoro fritar delícias do mar. É só uma ligeira passagem em azeite bem quente (aquilo já está cozido). Se for aromatizado com alho, melhor. Ficam estaladiças e deliciosas. No forno são óptimas.

    Nunca experimentei mas devem ser óptimas se se passarem por pão ralado!

    Tripas enfarinhadas são óptimas se as cortarem em rodelas fininhas (tipo moedas) e as passarem por farinha de trigo antes de fritar. Com uma boa bejeca… (até me faz crescer água na boca, só de pensar nisto) 😉

    1. Sim, basta tirar os grelos. Quando as batatas são apanhadas têm que se retirar os grelos, mas estes vão aparecendo com o tempo.

  13. O alho em cima das batatas devem ser o mesmo caso que as cebolas, mas já há uns meses que lá estão e nada aconteceu até agora

  14. Sim é uma excelente dica 😉 Eu cubro-as sempre com papel de jornal 🙂 E não sabia essa das cascas de batata, fui ver e realmente é uma boa dica 😉

  15. Se estiverem a grelar basta tirar esses rebentos 🙂 aqui plantam-se e depois de apanhadas duram mais de um ano. Ficam num local escuro e seco. Vai se tirando as estragadas. Passado um ano algumas ficam para plantar de novo

  16. É verdade meninas, nesta vida estamos sempre a aprender coisas novas, que se podem tornar interessantes se escolhermos as pessoas correctas para nos rodear 😀

  17. hehe também costumo plantar batata no terreno do pai do meu namorado 😉 Aproveitam-se os grelos 😀 À dois anos deu mais de 1 tonelada, e a batatinha é tão boa.

  18. Estas dicas são sempre bem vindas. Em minha opinião, algumas valem o que valem, porque não inserem os motivos de certas afirmações.
    Por exemplo, esta frase “Não armazene as batatas no frigorífico. Ficariam demasiado adocicadas.”
    Por que motivo ficam mais adocicadas? Nunca dei por que acontecesse isso às batatas que guardo no meu frigorífico.
    Qual a explicação para o aumento de adocicado nas batatas que se conservam em frgorífico?

  19. Eu colho a batata em junho e fica em sacos de rede e durante 6 meses não tenho problemas. Na primavera é natural grelar e as cebolas também rapidamente pois é altura da reprodução. É difícil evitar a não ser com químicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *