batatas

Para conservar as batatas por mais tempo e evitar que fiquem greladas, temos de ter alguns cuidados com a forma como as armazenamos, tais como:

  • Não lave as batatas antes de as armazenar.
  • Guarde-as num local fresco, escuro e seco.
  • Não armazene as batatas no frigorífico. Ficariam demasiado adocicadas.
  • Não guarde as batatas perto de cebolas. Quando juntas produzem gases que causam a deterioração de ambas.
  • Verifique frequentemente se alguma batata se encontra podre ou grelada e remova-a para evitar a deterioração das restantes.

E não se esqueça… Não deite as cascas das batatas ao lixo… Aproveite-as! 🙂

32 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Migues

    Estava tudo bem até á parte das cebolas, guardo-as no mesmo armário e umas ao lado das outras. Não admira que as cebolas não durem e que as batatas grelem num instante.
    Agora tenho que descobrir onde guardar as cebolas.

  2. Já descobriste onde guardar as cebolas…?
    Podes sempre descascar todas de uma vez.
    Metade ralas e colocas em couvetes de gelo tal como sugiro aqui: Cebola sempre fresca e disponivel
    As restantes podes cortar às rodelas e congelar mesmo assim dentro de um saco plástico.
    Ficas com cebola sempre fresca e disponivel. 😉

  3. Fiquei impressionado como uma cebola apodreçe uma batata e vice-versa. Fogo…maior parte disto já fiz com as minhas batatas e nunca me tinha dado conta. Vou tomar mais cuidado a partir de hoje 🙂

  4. As cebolas não podem estar juntas com as batatas?? Eu costumo guardá-las por cima das batatas. Vou ter que arranjar um lugar só para as cebolas…

  5. Nao sabia das cebolas e das batatas, mesmo assim, tenho as minhas numas condições semelhantes ás descritas e por vezes tem de ir tudo para o lixo…

  6. desta não sabia eu! pois não admira quenão possa ter cá em casa mta quantidade quer de umas quer de outras…. é que estão mesmo ao lado!

  7. E quando as batatas ficam murchas? Volta e meia acontece-me e encontrei esta solução: antes de as usar lavá-las muito bem, pô-las num recipiente com água fria, e colocá-las no frigorífico.

  8. Podes sempre colocar umas maçãs junto das batatas… eu estou a testar esta dica. Tb já separei as batatas das cebolas pois nunca podia ter mta quantidade nem de umas nem de outras para não se estragarem.

  9. Eu adoro fritar delícias do mar. É só uma ligeira passagem em azeite bem quente (aquilo já está cozido). Se for aromatizado com alho, melhor. Ficam estaladiças e deliciosas. No forno são óptimas.

    Nunca experimentei mas devem ser óptimas se se passarem por pão ralado!

    Tripas enfarinhadas são óptimas se as cortarem em rodelas fininhas (tipo moedas) e as passarem por farinha de trigo antes de fritar. Com uma boa bejeca… (até me faz crescer água na boca, só de pensar nisto) 😉

  10. Sim é uma excelente dica 😉 Eu cubro-as sempre com papel de jornal 🙂 E não sabia essa das cascas de batata, fui ver e realmente é uma boa dica 😉

  11. Se estiverem a grelar basta tirar esses rebentos 🙂 aqui plantam-se e depois de apanhadas duram mais de um ano. Ficam num local escuro e seco. Vai se tirando as estragadas. Passado um ano algumas ficam para plantar de novo

  12. É verdade meninas, nesta vida estamos sempre a aprender coisas novas, que se podem tornar interessantes se escolhermos as pessoas correctas para nos rodear 😀

  13. hehe também costumo plantar batata no terreno do pai do meu namorado 😉 Aproveitam-se os grelos 😀 À dois anos deu mais de 1 tonelada, e a batatinha é tão boa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here