cebola a grelar

Se guardar cebolas durante muito tempo já sabe que se não consumir depressa, elas começam a grelar e a apodrecer.

Também deve saber o sacrifício que é descascar cebolas (causa lágrimas)… e se o tiver de fazer todos os dias para um estrugido por exemplo?

Uma solução para ter cebola sempre fresca e pronta a utilizar seria comprar aqueles sacos de cebola picada congelada que se vê em qualquer hipermercado, mas essa seria uma solução dispendiosa.

Congelar a cebola triturada

A minha sugestão passa por comprar uma grande quantidade de cebola e assim que chegar a casa, descasque, triture no liquidificador, coloque essa pasta em couvetes de gelo e guarde no congelador.

Sugiro que cubra as couvetes com película aderente para evitar que o odor passe para os outros alimentos no congelador.

Assim terá cebola sempre fresca, pronta a utilizar e sem lágrimas! Sempre que precisar de fazer um estrugido, é só tirar um cubinho ou mais da couvete.

Também pode optar por transferir os cubos de cebola congelada da couvete para um saco plástico e voltar a guardar no congelador. Desse modo liberta a couvete de gelo para outros fins (ou para congelar ainda mais cebola).

Tão prático como se de um cubinho knorr se tratasse! 🙂

Congelar a cebola inteira

Cebolas descascadas

Se preferir congelar a cebola inteira, proceda da seguinte forma:

  • Descasque e lave as cebolas.
  • Escalde as cebolas em água a ferver durante uns 7 minutos.
  • Deixe as cebolas arrefecer. Pode passá-las por água fria ou gelo para acelerar o processo.
  • Coloque as cebolas no congelador em formas para queques de modo a que não se peguem umas às outras.
  • Depois de congeladas, transfira-as para um saco plástico e volte a congelar.

A cebola congelada consegue manter-se em bom estado durante uns 6 meses, mas é aconselhável que as consuma antes, pois com o passar do tempo vão perdendo o sabor.

Para finalizar, leia o nosso artigo sobre como eliminar o cheiro da cebola das mãos! 😛

Bons cozinhados!

23 COMENTÁRIOS

  1. esta só lembraria ao Miguel! 🙂 qdo tiver de picar cebola vou picar a mais para fazer isto… é que no dia a dia preciso de poupar também tempo!!

  2. Eu costumo congelar as coisas (tanto cebola como cenouras, batatas, etc etc) , mas não nas covetes, é mesmo em sacos de plastico reutilizaveis.

  3. Para evitar chorar ao descascar e picar a cebola basta descascá-las debaixo da torneira de água fria ou colocá-la alguns minutos no frigorífico

  4. Ontem pus em prática esta dica!! Coisas simples como esta, permitem-nos poupar tempo no nosso dia a dia.

    Pra quem tiver tomates da horta, aqueles que estiverem mais madurinhos, também podem fazer isto. Assim depois de fazerem o refogado de cebola, podem juntar um cubinho de tomate 😛

  5. Hoje lembrei-me de experimentar fazer isto, mas com tomates. No fim semana, fui á sogra e trouxe de lá uns tomatinhos maduros pro refogado. Cortei-os em cubinhos pequenos, e pu-los dentro da couvete de fazer gelo. Costumava cortar os tomates aos cubos e metê-los no congelador dentro de sacos congelação, mas parece k assim vão ocupar menos espaço.

  6. Para não chorar qdo se descasca a cebola, corte primeiro um limão com a faca com que vai cortar a cebola! Minha mãe faz isto e não tem problemas…. como se usa mto limão lá em casa o trabalho para o usar já está adiantado! 🙂

  7. Eu fazia isto, mas entretanto percebi que o preço da cebola em cubinhos congelada é cada vez mais barato. Se apanharmos uma promoçao de congelados( tipo os do Dia) e ainda descontarmos o peso da casca e a chatice de descascar, fica ela por ela. Hoje em dia só compro cebola crua para saladas ou gaspacho. Tenho é que comprar nas promoções e ter espaço na arca.

  8. Ola trabalho em um restaurante que da o maior trabalho descasacar cebola toda hora…nao aguento mais…..além de fazer chorar o cheiro dela é bem forte mas pelo visto isso mudou amanha mesmo vou levar as forminhas para o trampo e vou fazer vamos ver no que vai dar….muito obrigada pela dica…beijus

  9. Olha que optima ideia. Ainda mais porque nao compro cebola, é do quintal lá de casa. A dica é muito fixe porque muitas das vezes as cebolas estragavam-se, agora ja sei como aproveitar.

  10. Olá.Vou experimentar congelar as cebolas já picadinhas. Não custa experimentar. Já o tomate eu tiro a pele e as sementes e reduzu-os a puré. Depois é só congelar em saquinhos com a porção que vai utilizar.

  11. Não há coisa que detesto mais na cozinha do que picar cebolas.
    Choro… Choro… muito! Fico com os olhos todos vermelhos.
    Há pouco tempo comecei a congelar cebola picada em sacos próprios para congelação.
    Agora só choro muito num dia e nos noutros sempre que cozinho é muito mais rápido e os meus olhos agradecem.

  12. Uma dica para nao chorarem a picar cebola é meter um copo de água cheio à vossa frente enquanto a picam.
    Uma amiga deu-me esta dica aqui à uns tempos e eu claro q fui exprimentar.
    E nao é q resulta? Nada mais simples…

  13. Eu faço kits de cebola congelada+alho+ mandioquinha para fazer sopa:
    Porção de sopa para duas pessoas: três mandioquinhas medias, uma cebola media, 5 dentes de alho.
    Depois de descascar todos os vegetais, coloco no processador e faço um “farelo” com tudo. Coloco em envelopes plásticos para congelamento.
    Na hora de preparar, adiciono na panela de pressão um pouco de azeite e depois que estiver quente adiciono os vegetais congelados, frito bem e adiciono 700ml de água filtrada e sal a gosto. Cozinho por 15 minutos após pegar pressão, e bato na própria panela com o MIX elétrico. Esta pronta para ser servida…..Se quiser depois de batido cozinhe “três ninhos” de macarrão para sopa tipo cabelo de anjo, fica melhor ainda…!!!

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.