Cuidados a ter ao congelar os alimentos
Saiba que cuidados deve ter ao congelar os alimentos. Evite a degradação dos alimentos e o típico “sabor a congelado”.
Todos nós sabemos que o ideal é comer sempre alimentos frescos. No entanto, tanto em termos económicos como no que diz respeito ao tempo disponível, é muito difícil conseguir fazer diariamente refeições com ingredientes frescos.
Assim sendo, muitas pessoas optam por congelar os alimentos que compram. No entanto, existem alguns cuidados a ter quando se opta por essa alternativa. E é exatamente essa questão que vamos analisar neste artigo.
Conteúdo
Cuidado com as temperaturas muito baixas
Quando submetidos a temperaturas muito baixas, os alimentos podem facilmente sofrer queimaduras e perder algumas das suas propriedades.
Os produtos queimados por terem sido submetidos a temperaturas baixas, não devem ser ingeridos. Apresentam um aspeto desidratado e uma cor acastanhada, pelo que será fácil de os identificar.
A carne e o peixe são os produtos que têm mais tendência a se queimarem devido à quantidade de água que têm na sua composição.
Como evitar que os alimentos se queimem:
- Acondicione devidamente os alimentos;
- Opte por utilizar recipientes hermeticamente fechados;
- Tenha o cuidado de remover todo o ar de dentro da embalagem;
- Os sacos de vácuo com fecho hermético são os mais aconselhados uma vez que preservam bem os alimentos e evitam a presença de oxigénio no seu interior;
- Opte por um processo de congelação rápido. Desta forma irá evitar a criação de grandes cristais de gelo.
Como evitar o típico “sabor a congelado“
O truque para que a sua comida não tenha o típico “sabor a congelado” passa mesmo por vedar e acondicionar bem os alimentos. Quanto menor for a quantidade de ar presente na comida, menor será a probabilidade de adquirir esse sabor.
Dicas para acondicionar os alimentos
Em muitos casos o truque para que a comida não se queime está na forma como embala os produtos quando os coloca para congelar. Aqui ficam algumas sugestões que o vão ajudar a evitar que os seus alimentos se estraguem.
- Opte por sacos de vácuo com fecho hermético. Esta é uma das formas mais simples de preservar os seus alimentos e de reduzir a presença de ar;
- Película aderente. Caso não tenha mais nenhuma solução eficaz, envolver os alimentos com película aderente resulta sempre;
- Sacos de congelação. Agora são muitos os super e hipermercados que vendem sacos exclusivamente para esta função.
- Dupla camada. Pode sempre optar por envolver os seus produtos com película aderente e depois colocar tudo dentro de um saquinho. Dessa forma estará a aumentar a proteção do produto.
- Identifique os sacos de congelação com a data em que o alimento foi armazenado no congelador e com uma descrição. Desse modo evita os ACNIs.
Tenha em atenção…
Deve ter em atenção que quanto mais velho for o seu congelador ou a sua arca, maior é a probabilidade de que a sua capacidade de funcionamento diminua e que seja mais fácil que os alimentos fiquem queimados. Nesse caso, nem mesmo um bom acondicionamento dos alimentos o poderá ajudar a longo prazo.
Em todo o caso, o ideal mesmo é deixar os alimentos no congelador o mínimo de tempo possível. Quanto mais tempo lá ficarem, maior é a probabilidade de estragarem. Se olhar para um alimento e tiver dúvidas quanto à sua qualidade, o melhor mesmo é não o ingerir.
Conhece outras dicas para evitar que os alimentos se queimem devido a baixas temperaturas? Então partilhe connosco as suas sugestões.
Este conteúdo foi publicado originalmente em: 26/03/2014
🎁 Não perca nenhuma oportunidade!
Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba:
- ✅ Alertas de amostras gratuitas
- ✅ Dicas exclusivas para poupar
- ✅ Ofertas imperdíveis em primeira mão
Tudo isto gratuitamente, diretamente no seu e-mail!
🔒 O seu e-mail está seguro connosco. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
Veja também:
- Kefir à Venda nos Hipermercados!
- Aproveitar a água de cozer bacalhau
- Cápsulas de café Auchan compatíveis com Nespresso
- Como aproveitar os restos e fazer refeições deliciosas
Muito interessante
Tenho esses cuidados quando guardo os legumes do pequeno para as sopas.
Faço isso mesmo com toda a comida que congelo. Além disso o meu congelador não tem cheiros.
Congelo tudo o que é possível e imaginário 😛
Faço sempre isso para nao se estraguerem nem ficarem queimados do frio e evitar o sabor a gelo
Sim o congelador é mais para último caso, às vezes dão me abóbora, alho francês ou tomate em grandes quantidades, e eu tenho de reservar para não estragar. Utilizo os sacos de congelação, são práticos e condicionam bem os alimentos 😉
Eu tenho disso tudo congelado. E faço sacos individuais já com os legumes todos para a sopa (excepto a batata, quando coloco) dá um jeito tremendo, para usar numa emergência e não só!