Ácaros: Como prevenir alergias no quarto

Algumas dicas para eliminar ao máximo os ácaros do seu quarto sem necessidade de recorrer a produtos específicos.

Ácaros: Como prevenir alergias no quarto

Se você ou os seus filhos sofrem de alguma alergia respiratória (tais como asma e rinite alérgica), certamente já implementou alguns cuidados aí em casa para eliminar ao máximo a presença de ácaros.

Os quartos são a divisão da casa que mais atrai ácaros. Para prevenir alergias causadas por estes insetos minúsculos deve tomar uma série de precauções, como lavar tapetes, roupa de cama e outros itens do quarto com regularidade e atenção.

Como lavar tapetes, cortinas e roupa de cama

A primeira coisa a fazer para prevenir alergias devido a ácaros é lavar a roupa de cama a altas temperaturas. Certifique-se qual a temperatura máxima a que pode lavar os seus lençóis, edredons e almofadas e lave tudo seguindo as instruções nas etiquetas.

Secar ao sol ou na máquina de secar também é uma ajuda preciosa. Se tiver dúvidas ou não tiver espaço suficiente na sua máquina, pode experimentar as lavandarias self-service ou as tradicionais.

Os tapetes também são um dos locais preferidos dos ácaros e por isso também exigem atenção especial. Se tem tapetes no quarto, aspire-os e sacuda-os regularmente. Como lavar tapetes pode ser uma tarefa difícil, nem que seja pela sua dimensão, deve evitar que a sujidade se acumule lavando imediatamente sempre que se deparar com manchas ou resíduos.

Leia as indicações de lavagem na etiqueta e sempre que usar qualquer produto de limpeza, teste-o primeiro numa pequena área pouco visível. Sempre que aspirar tapetes, desfaça-se do saco do aspirador imediatamente.

É também aconselhável aspirar os tapetes a cada três dias. Evite utilizar vassouras, pois além de não removerem a sujidade por completo, ainda podem danificar o tapete.

Se derramar líquidos, use uma esponja ou um pano limpo para os absorver. Se derramar algo sólido, remova-o com cuidado com a ajuda de uma colher.

Os cortinados do quarto também podem ser um refúgio para ácaros, pelo que deve sempre favorecer tecidos laváveis e práticos a tecidos trabalhados e volumosos. Se suspeita que os seus cortinados têm ácaros, lave-os imediatamente na temperatura máxima recomendada pelo fabricante.

Quanto aos cobertores, verifique sempre as instruções de lavagem e secagem presentes na etiqueta. Alguns cobertores podem ser lavados na máquina, mas deve confirmar primeiro.

As máquinas das lavandarias têm normalmente uma maior capacidade de carga e são muitas vezes mais adequadas.

Se o cobertor puder ir à máquina de lavar, verifique se a mesma tem um programa específico para este tipo de lavagem. Se a máquina não tiver essa opção, uma alternativa é fazer a lavagem do cobertor num programa para delicados, que será mais suave.

Para secar o cobertor mais facilmente, opte por lavá-lo num dia maior calor, escolhendo um local bem arejado para o deixar a secar, de forma a evitar mau cheiro.

Alguns cobertores podem ir à máquina de secar, mas é importante não só verificar a etiqueta, como também a capacidade da máquina para não a sobrecarregar. Evite temperaturas altas para acelerar a secagem. O ideal será secar a uma temperatura média-baixa, virando o cobertor a cada 30 minutos.

Certifique-se sempre de que o coberto seca por completo e é bem arejado antes de o voltar a utilizar.

Evite utilizar a banheira para lavar tapetes ou cobertores, já que pode tornar-se difícil enxaguar e a peça ficará extremamente pesada e complicada de retirar. Para além disso, o produto de lavagem poderá danificar as banheiras de esmalte, pois alguns detergentes contêm fosfato – um ingrediente usado para amaciar a água.

Tenha também em conta que, caso o tapete ou o cobertor tenha adereços, estes podem afetar o modo como as peças devem ser lavadas bem como o produto a utilizar. Verifique a etiqueta com os cuidados a ter pois esta poderá conter a indicação “Apenas Limpeza a Seco”.

Como decorar

A própria decoração do quarto ajuda a evitar ácaros e a prevenir alergias. Almofadas decorativas, peluches e mobiliário forrado a tecido podem ser focos de acumulação de pó e ácaros e devem ser evitados ao máximo. O mesmo acontece com o uso de papel de parede.

Opte por manter o quarto com uma decoração minimalista e com poucos móveis e recantos de difícil acesso. Desta forma previne o aparecimento de ácaros e torna-se mais fácil limpar e manter o quarto limpo.

Outro fator muito importante para prevenir alergias e o aparecimento de ácaros é a humidade do ar no quarto. Quanto menos húmido for o quarto melhor, e pode recorrer a desumidificadores elétricos para manter o ar seco e livre de ácaros ou arejar o quarto e deixar entrar o sol sempre que possível.

Com um quarto organizado e limpo, não só poupa em decoração como em anti-histamínicos para as alergias!

Como eliminar os ácaros dos peluches

Urso de peluche

Dispensar o uso de tapetes e carpetes, arejar frequentemente as divisões da casa e evitar o excesso de humidade em casa, são algumas das práticas que permitem manter os ácaros longe.

Mas e os bonecos de peluche do seu filho? As crianças adoram peluches, o problema é que os ácaros do pó também!

Elimine facilmente os ácaros que se escondem nos bonecos de peluche:

  1. Coloque os bonecos de peluche num saco plástico e congele-os durante 24 horas.
  2. De seguida lave-os na máquina para soltar os ácaros mortos e deixe-os depois a secar ao sol.

Desta forma matará os ácaros, podendo agora a criança brincar em segurança! Aconselha-se a repetir este processo semanalmente.

Assim, sem necessidade de adquirir produtos específicos (acaricidas), conseguirá facilmente devolver os peluches livres de ácaros ao seu filho.

Apesar de ter dado como exemplo os peluches, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) aconselha esta prática também em roupas de lã e cobertores.

Conhece mais dicas para evitar ao máximo os ácaros no quarto? Partilhe-as connosco nos comentários. 😉

Se quiser receber alertas de novas oportunidades para poupar e ganhar, notificações de novas amostras grátis e outras novidades, não se esqueça de subscrever a nossa newsletter.

E para receber os nossos alertas mais rapidamente, subscreva também as notificações no Messenger.


Também poderá gostar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.