Como afastar as moscas de sua casa

Algumas dicas para afugentar e manter as moscas fora de sua casa, sem necessidade de recorrer a inseticidas.

Mosca

Entre os insetos mais irritantes que frequentemente visitam as nossas casas, as moscas aparecem no topo da lista. Elas conseguem invadir-nos a casa sem que nos apercebamos, até mesmo quando temos todas as portas e janelas fechadas e julgamos que tapamos todos os acessos.

Para além de nos irritarem com o seu zumbido, as moscas também transportam germes que são prejudiciais à nossa saúde. É, portanto, importante evitar que esses insetos entrem nas nossas casas e, principalmente, evitar que pousem em alimentos e em outras superfícies com as quais temos contacto.

É um facto que as moscas são atraídas por lixo, por tudo o que seja doce, como o açúcar, assim como por qualquer migalha ou restos de comida. Além disso, as moscas costumam depositar os seus ovos nos frutos e nos vegetais, pelo que deve sempre proteger esses alimentos com redes.

Os inseticidas podem ficar para último recurso se experimentar as seguintes dicas para manter as moscas afastadas.

Ervas, plantas aromáticas e especiarias

As moscas não suportam o odor de algumas ervas aromáticas, como é o caso da lavanda, do tomilho, do alecrim e da menta.

Experimente colocar algumas dessas ervas secas em saquinhos de tule e coloque-os nos locais que pretende manter livres das moscas. Assim, para além de manter esses insetos afastados, ainda aromatiza o local! 🙂

Também pode optar por usar óleos essenciais de citronela, de lavanda, de hortelã-pimenta, alecrim, entre outros que são bem cheirosos para nós, mas horríveis para as moscas. Nesse caso, basta impregnar um pequeno pano com esses óleos, e deixá-lo na zona a proteger.

O cravo-da-índia, também conhecido por cravinho, é uma especiaria odiada pelas moscas. Espete alguns cravinhos numa rodela de limão para criar um repelente natural e eficaz. Pode usar esse repelente, por exemplo, na cozinha, assim como pode colocá-lo na varanda para evitar que as moscas entrem em casa.

Saco com água

Este é daqueles truques que vêm do tempo dos nossos avós (e bisavós)! Por mais estranho que nos pareça, um saco transparente cheio de água, pendurado na janela ou na porta, é capaz de impedir que as moscas invadam o seu espaço.

Teoricamente, as moscas são afugentadas por esses sacos porque aos seus olhos eles parecem enormes teias de aranha, ao mesmo tempo que o sol ao refletir na água as deixa desorientadas.

Vinagre branco

O vinagre branco (não confundir com vinagre de vinho branco) é conhecido pela sua utilidade nas limpezas domésticas. No entanto, é também útil para repelir as moscas. Basta colocar em vários pontos da casa alguns copos com vinagre branco, para que o odor se espalhe e afugente as moscas.

Rede mosquiteira

Coloque redes mosquiteiras nas janelas! Não é um “truque caseiro”, mas é algo que nem sempre nos lembramos que existe.

Uma rede mosquiteira é muito barata e simples de instalar. Faz todo o sentido ter à mão, nem que seja para instalar apenas no verão (quando normalmente mantemos as janelas abertas por mais tempo).

Existem redes mosquiteiras à venda em rolo para cortarmos à medida das janelas. Depois é só colarmos a fita de velcro à volta da janela e aplicar a rede.


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *