Alterne a potência contratada do seu fornecedor de energia elétrica

Poupe dinheiro na sua fatura da eletricidade optando por alternar a potência contratada ao longo do ano consoante as suas necessidades.

fichas-eletricas

Quando celebramos um contrato de fornecimento de energia com a EDP, é-nos atribuído um valor de “potência contratada” (verifique na sua fatura).

Basicamente, quanto maior for a potencia contratada que nos atribuírem ou escolhermos, mais pagamos! Poderá consultar no site da EDP, o tarifário em vigor.

A EDP disponibiliza no seu site um simulador de potência e consumo que o poderá ajudar a definir qual a potência que deve contratar para a sua habitação. A alteração desse valor é rápida e gratuita, basta um telefonema para a linha de apoio comercial da EDP: 808 505 505.

Após solicitar a alteração da potência contratada, é enviado um técnico da EDP a sua casa que em poucos minutos faz essa intervenção. Pode solicitar essa alteração sempre que quiser e sem qualquer encargo para si.

Normalmente, quando alguém escolhe a potência contratada adequada à sua situação, fá-lo pensando em a manter a longo prazo e nunca mais se lembra de a rever.

A potência contratada limita o consumo instantâneo de energia, cortando o fornecimento quando excedemos o limite. Por isso, é normal que se opte por um valor que nos permita usufruir do fornecimento de energia sem cortes durante todo o ano.

A minha sugestão de hoje, é que alterne esse valor de potência contratada sazonalmente.

Ou seja, no Inverno é, regra geral, necessária uma potência mais elevada de modo a permitir a utilização em simultâneo de vários equipamentos (aquecedores, máquina de secar, etc). Neste caso, uma potência baixa significaria que correria o risco de ver o seu disjuntor constantemente a disparar.

No Verão já não há necessidade de contratarmos uma potência tão elevada.

Assim, em vez de ter um valor de potência contratada para todo o ano, poderá ir ajustando-o de acordo com as suas necessidades, reduzindo-o nas estações quentes e aumentando-o nas mais frias. Basta um telefonema!

Sempre dá para poupar alguns euros!


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26 Comentários

  1. A minha casa é um T2. A potência contratada é o mínimo. Só que temos em atenção quais electrodomésticos podemos estar ligados. Senão tínhamos muitos ligados ao mesmo tempo, assim obriga uma poupança maior.
    Mas é uma boa dica para quem tem casas maiores e obriga a ter vários electrodomésticos ligados.

  2. Deixo aqui estas breves palavras para lhe agradecer a grande ajuda que me deu ao falar sobre a alteração da potência de electricidade. De imediato entrei no site da EDP, onde me encontro registado, pedi a alteração e no dia seguinte os técnicos alteraram a potência. Demoraram, no máximo, cinco minutos a fazer o serviço. Vou economizar mais de €50 por ano. Obrigado. Continue com o excelente trabalho. Cumprimentos

    1. Alterar a potência é adaptar o fornecimento á sua necessidade. Isto sempre será poupar. Essa parte já está feita.

      Gostava que visse o nosso site, porque ao mesmo tempo em que altera o contrato, pode mudar de comercializador e ganhas mais uns euros de poupança. A qualidade do fornecimento sempre será a mesma, mas a comercialização pode melhorar. Pesquise as tarifas que tem disponíveis para poupar mais na conta da luz. Não tem custos mudar.
      https://lojaluz.com/faq/tarifas-eletricas
      Obrigado. Espero que sirva.

  3. Boa tarde.
    Tenho uma empresa e gostava de saber se posso mudar a potencia contratada para os 6,9Kw ou se o minimo de empresa é de 10,35Kw.
    Muito obrigado.
    Cumprimentos

  4. A melhor maneira de poupar dinheiro era acabar com esta cambada de chulos ! Potencia contratada ? Então isto não é a maior chulice que há ?

  5. Bom dia,

    Sou um especialista do mercado energético português, e posso ajudar a resolver a situação de alteração da potência elétrica. Podem fazer esta gestão de maneira fácil e rápida.

    Têm de ter atenção especial na sua instalação, porque talvez precise, para a nova potência, fazer um reforço no ramal.

    Toda a informação pode vê-la no nosso site. Um novo site que tem toda a informação relacionada com o sector energético.

    ALTERAR A POTÊNCIA: https://lojaluz.com/gestoes/alterar-potencia

    Espero que sirva!

  6. Tenho um conhecimento que trabalha na EDP. Por vezes as pessoas pagam mais, sem saberem que têm uma potência contratada muito acima do consumo que fazem, e por isso pagam a mais.

  7. Uma dica muito boa também é dar a contagem da luz todos os meses, para que as facturas não venham com as estimativas, pois estas são quase sempre superiores aos consumos 😉

  8. É verdade. Principalmente para quem mudou para outra empresa que não a EDP. Digo por um funcionário que faz as leituras que a EDP recolhe e dá as leituras mas se for para outra empresa podem aumentar a média para a pessoa achar que não compensa a mudança. E é válido para o gás

  9. Olhem ainda ontem vieram cá a casa e eu estava no sofá e a ouvir uma senhora da Endesa a dizer à minha mãe “Traga-me uma factura para ver oq ue consome” e “Tem de mudar se não começa a receber multas e para o ano fica sem eletricidade” eu fui lá e disse-lhe “Sim compreendo perfeitamente a sua posição e o seu trabalho, mas o que diz não corresponde À verdade e eu não estou interessada. Boa tarde e bom trabalho.” assunto resolvido.

  10. Eu tive colegas de trabalho que mudaram e já se arrependeram amargamente, porque a fatura ficou mais leve…uns meses, depois disparou outra vez!

  11. Tem de se ter muito cuidado nesta altura em a electricidade está toda a passar do mercado regulado, para o livre, mas o que está aqui em conta é a potência, e isso não tem a ver com as companhias, mas sim com a quantidade de luz necessária, para quê termos uma potência tão elevada, se não utilizamos metade? Mais vale diminuir, e pagamos menos 😉

  12. Sim eles dizem coisas que sinceramente. Devia ser proibida esta abordagem. E eu sei que está complicado para todos, e que têm de aproveitar qualquer trabalho, mas isto é enganar as pessoas, e os meus avós por exemplo, caíram que nem patos. Deviam de levar uma tremenda indemnização pela quantidade de contratos que conseguem à custa das mentiras que dizem.

  13. Eu ainda nao mudei continuo na companhia de sempre nao acho que pague mto de luz ate pq dou a contagem todos os meses já para nao ter surpresas.

  14. Joana Pereira Happiny tava a ler o teu comentario e a lembrar me dos meus sogros fora bater lhes a porta com uma grande conversa para mudar que ficava mais barato e juntava o gas assinaram contrato e foi uma grande tanga aparecuam facturas a toda a hora e mais caro tiveram de anular contrato.Aproveitam se das pessoas com aquela lábia toda essa é que é essa

  15. Para quem está desempregado pode também pedir uma redução na factura, não sei o nome, mas vi uma publicidade sobre isso uma vez.

  16. Muita atenção ao mexer nas potencias contratadas, pois sei de casos em que, baixar até o fazem sem custos, mas se pedir mais tarde aumento de potencia, algumas operadoras, estão a pedir a certificação da instalação eléctrica, que em muitos casos de prédios, consoante o ano de construção não a têm, sendo depois necessário desembolsar dinheiro extra…

  17. Posso vos garantir que o problema nao sao as mudanças ou as outras comercializadoras.
    Os portugueses são aversos às mudanças mas em simultaneo sabem se queixar das fidelizações e da falta de concorrencia (até da vontade de rir).
    Trabalho na Endesa, e tal como Edp, Galp, etc. também reclamações. Entrem no portal da queixa e vejam por vocês próprios que todos têm reclamações. Foi dito e bem aqui por um leitor que os tecnicos da EDP boicotam o mercado para continuarem com a esmagadora maioria quota do mercado.
    Quando digo boicotam digo – alteram os kwh contados para que o cliente efectivamente pague mais ao fim do mês. Deixa a pensar? Claro para a maioria dos Portugueses aversos às mudanças prefer logo instantaneamente mudar e dizer mal, porque é nisso que somos bons a dizer mal! 😉
    Além da maioria das pessoas não entenderem que edp distribuição, sa. e EDP COMERCIAL são duas empresas difrentes – caem no ridiculo de falarem sem saber.
    Quanto aos comerciais que fazem vendas porta-a-porta ou telemarketing, cabe à ética e educação de cada comercial agir em função ao respectivo cognitivo. Não devem generalizar uma má abordagem, lá está mais uma vez como uma leitora o fez, narrou de imediato essa má experiência. Efectivamente quem é EDP Univ. está a pagar uma taxa (implicita pelo estado) para “forçar” o cliente a passar para o mercado livre! Mais uma a falar pela santa ignorancia!

    Se um policia roba vamos generalizar e dizer que todos os polcias são ladroes?

    Para terminar quem regulariza os preços da energia é a ERSE e a EDP Distribuição. Continuem a torcer por quem vos mama o dinheiro.

    Campanhas todas têm, mercado livre = porta aberta (gosta, fica. Nao gosta, sai. Simples.)

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