cervejas-neve

Como arrefecer bebidas rapidamente

No verão e com as subidas de temperatura a que temos assistido ultimamente, sabe sempre bem uma bebida fresquinha!

Hoje gostaria de sugerir-lhe um método eficiente e económico para gelar mais rapidamente a sua bebida preferida, tal como coca-cola, cerveja, ice tea, água…

Esta dica é particularmente útil naquelas situações em que recebe visitas e não tem bebidas geladas suficientes para todos. No caso de sumos, refrigerantes ou água, uns cubos de gelo resolvem o problema. Mas e se os convidados quiserem cerveja?

Veja como proceder:

  • Coloque gelo a “forrar” o fundo de uma mala térmica ou numa bacia (utilize de preferência gelo picado, pois quanto maior for a superfície de contacto do gelo, mais rápido será o arrefecimento).
  • Vá colocando as bebidas (em garrafa ou em lata) no recipiente por cima do gelo, e em simultâneo vá juntando mais gelo de modo a ocupar os espaços entre as latas (ou garrafas).
  • Espalhe sal grosso por cima das bebidas e do gelo.
  • Para acelerar ainda mais o processo, poderá também despejar uma embalagem de álcool etílico na mistura.
  • Garanta que todas as bebidas estão em contacto com a mistura de gelo, sal e álcool (se o tiver utilizado) e aguarde.

Num espaço de tempo muito curto (uns 5 minutos ou menos), o gelo irá derreter totalmente deixando as suas bebidas bem geladinhas!

O sal diminui a temperatura de fusão da água (mudança do estado sólido para o estado líquido), fazendo com que o gelo derreta mais rapidamente. Como a água no estado líquido conduz melhor o calor do que no estado sólido, é natural que a temperatura das bebidas baixe repentinamente. Além disso, como essa mistura atinge temperaturas inferiores a 0 °C, a energia térmica da bebida é transferida muito mais rapidamente, acelerando a sua refrigeração.

Sabia que, para além da utilidade aqui referida, o sal pode ser útil em muitas mais situações?

Quanto ao álcool etílico, a função é a mesma da do sal, ou seja, derrete o gelo e diminui ainda mais a temperatura de fusão.

Agora já pode desfrutar das suas bebidas bem fresquinhas, até mesmo quando se esqueceu de as pôr no frigorífico!


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:

Se gostou do que leu, partilhe com os seus amigos...

9 Comentários

  1. Aiii quando contar esta ao homem lá de casa fica todo ontente. ehehehe. Cervejinha fresquinha no verao as vezes é bem dificil de ter, esta dica parece-me optima.

  2. Excelente dica,até porque assim as arcas transportam mais bebidas.muito bom mesmo.
    é capaz de ficar um pouco dispendioso mas a ideia é capaz de resultar

  3. Eu costumo congelar as garrafas de água (depois de retirar um pouco da água) e estas substituem o gelo. Poupa-se imenso espaço e garante-se água fresca o dia todo 🙂
    Mas hei-de testar quando tiver pressa em arrefecer bebidas.

    1. eu antes de congelar as bebidas passoas por baixo da torneira da agua fria e depois ponho a congelar. congela mais rapido e dura mais tempo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.