Aproveite… Cascas, Talos, Folhas e Outros Tesouros Nutricionais

Aprenda a aproveitar partes dos alimentos como cascas, talos, folhas, flores e sementes. A saúde e o seu bolso agradecem!
vegetais

E se, em vez de deitar as cascas, talos e folhas dos alimentos para o lixo, passasse a servi-los à sua mesa?

Sabia que as cascas e talos podem conter cinco vezes mais nutrientes e fibras do que a polpa e folhas que habitualmente ingerimos?

Explorando este blog, encontrará algumas sugestões para incluir as cascas na sua alimentação, tais como cascas dos citrinos, de batata, de ananás e de abóbora.

Mas se realmente quiser evitar o desperdício ao mesmo tempo que cria refeições nutricionalmente mais ricas, recomendo que ponha as mãos num interessante livro da autoria do nutricionista Alexandre Fernandes: Cascas, Talos, Folhas e Outros Tesouros Nutricionais

Incluindo mais de 180 receitas em que cascas, talo e folhas são o ingrediente principal, o livro Cascas, Talos, Folhas e Outros Tesouros Nutricionais é bom para a saúde, é bom para o ambiente e é bom para a carteira! Imagine só o dinheiro que conseguirá poupar seguindo as sugestões deste livro! 😉

O livro encontra-se à venda nos locais habituais e custa 16,65 €. Mas poderá adquiri-lo por 14,99€ (na Wook, por exemplo).

BIFES DE CASCA DE BANANA

Segue-se uma das mais de 180 receitas que poderá encontrar no livro Cascas, Talos, Folhas…

Bifes de casca de banana

Ingredientes:

  • Cascas de 6 bananas maduras
  • 1 chávena de chá de farinha de trigo
  • 1 chávena de chá de pão ralado
  • 3 dentes de alho picado
  • 2 ovos
  • Sal e pimenta moída q.b.

Preparação:
Lave bem as bananas em água corrente, corte as pontas e retire as cascas sem as partir, em forma de bifes. Numa travessa coloque alho, e disponha as cascas, temperando com sal e pimenta. Passe as cascas na farinha, nos ovos batidos e, por fim, no pão ralado. Frite numa mistura de azeite e óleo bem quente até alourar de ambos os lados. Seque em papel absorvente e sirva.

Bom apetite e boas poupanças! 🙂


Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Não encontrou a informação que procurava? Faça uma pesquisa aqui:

Talvez lhe interesse:

13 respostas

  1. Olá Miguel,
    Já vi o livro à venda, mas já aproveitava as cascas da abóbora na sopa, antes de conhecer o livro.
    Os talos dos bróculos, couve flor etc. também já aproveitava para a sopa, tal como a parte verde do alho francês.
    Até costumo ter um Tupperware no congelador com estes «desperdicios», assim quando faço sopa é só ir lá e tirar a quantidade que preciso e juntar aos outros legumes já preparados.
    A única sugestão que dou é terem uma boa varinha mágica ou a Bimby; depois de bem triturados ficam cremes muito saborosos e aveludados.
    Cumprimentos,
    Teresa C.

  2. Miguel sinceramente esta nao me seduz… Ja aconteceu tar a comer banana e trincar a casca o sabor é muito desagradavel e fica uma sensaçao estranha na lingua.. Nao tou a ver ninguem a comer isto :s

  3. eu ja ouvi falar muito destas famosas cascas da banana ate de bolos feitos com as cascas mas nunca experimentei. tambem nao custa nada experimentar e ver o k acontece. se nao gostarmos nao voltamos a fazer

  4. Era óptimo que pudéssemos aproveitar todos estes “desperdícios” na nossa alimentação, mas sinceramente não sei até que ponto estas receitas serão saborosas e de fácil aceitação pelos mais desconfiados e de paladar mais esquisito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.