vegetais

E se, em vez de deitar as cascas, talos e folhas dos alimentos para o lixo, passasse a servi-los à sua mesa?

Sabia que as cascas e talos podem conter cinco vezes mais nutrientes e fibras do que a polpa e folhas que habitualmente ingerimos?

Explorando este blog, encontrará algumas sugestões para incluir as cascas na sua alimentação, tais como cascas dos citrinos, de batata, de ananás e de abóbora.

Mas se realmente quiser evitar o desperdício ao mesmo tempo que cria refeições nutricionalmente mais ricas, recomendo que ponha as mãos num interessante livro da autoria do nutricionista Alexandre Fernandes: Cascas, Talos, Folhas e Outros Tesouros Nutricionais

Incluindo mais de 180 receitas em que cascas, talo e folhas são o ingrediente principal, o livro Cascas, Talos, Folhas e Outros Tesouros Nutricionais é bom para a saúde, é bom para o ambiente e é bom para a carteira! Imagine só o dinheiro que conseguirá poupar seguindo as sugestões deste livro! 😉

O livro encontra-se à venda nos locais habituais e custa 16,65 €. Mas poderá adquiri-lo por 14,99€ (na Wook, por exemplo).

BIFES DE CASCA DE BANANA

Segue-se uma das mais de 180 receitas que poderá encontrar no livro Cascas, Talos, Folhas…

Bifes de casca de banana

Ingredientes:

  • Cascas de 6 bananas maduras
  • 1 chávena de chá de farinha de trigo
  • 1 chávena de chá de pão ralado
  • 3 dentes de alho picado
  • 2 ovos
  • Sal e pimenta moída q.b.
Leia também:  Quer ser figurante de televisão? Nem tudo são flores!

Preparação:
Lave bem as bananas em água corrente, corte as pontas e retire as cascas sem as partir, em forma de bifes. Numa travessa coloque alho, e disponha as cascas, temperando com sal e pimenta. Passe as cascas na farinha, nos ovos batidos e, por fim, no pão ralado. Frite numa mistura de azeite e óleo bem quente até alourar de ambos os lados. Seque em papel absorvente e sirva.

Bom apetite e boas poupanças! 🙂

13 COMENTÁRIOS

  1. Olá Miguel,
    Já vi o livro à venda, mas já aproveitava as cascas da abóbora na sopa, antes de conhecer o livro.
    Os talos dos bróculos, couve flor etc. também já aproveitava para a sopa, tal como a parte verde do alho francês.
    Até costumo ter um Tupperware no congelador com estes «desperdicios», assim quando faço sopa é só ir lá e tirar a quantidade que preciso e juntar aos outros legumes já preparados.
    A única sugestão que dou é terem uma boa varinha mágica ou a Bimby; depois de bem triturados ficam cremes muito saborosos e aveludados.
    Cumprimentos,
    Teresa C.

  2. Miguel sinceramente esta nao me seduz… Ja aconteceu tar a comer banana e trincar a casca o sabor é muito desagradavel e fica uma sensaçao estranha na lingua.. Nao tou a ver ninguem a comer isto :s

  3. eu ja ouvi falar muito destas famosas cascas da banana ate de bolos feitos com as cascas mas nunca experimentei. tambem nao custa nada experimentar e ver o k acontece. se nao gostarmos nao voltamos a fazer

  4. Era óptimo que pudéssemos aproveitar todos estes “desperdícios” na nossa alimentação, mas sinceramente não sei até que ponto estas receitas serão saborosas e de fácil aceitação pelos mais desconfiados e de paladar mais esquisito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here