Como aproveitar as cascas dos citrinos

Antes de voltar a deitar ao lixo as cascas de laranja ou de limão, pense se estas ainda poderão ser úteis. Veja algumas sugestões para as aproveitar.

Tangerinas

Normalmente as cascas de laranja ou de limão vão parar ao caixote do lixo. Sabia que as cascas dos citrinos têm uma série de usos alternativos que lhe podem vir a ser úteis um dia.

Mais um desperdício que pode ser evitado! 😉

As cascas de limão e laranja estão cheias de óleos essenciais, antioxidantes e vitaminas benéficas para a saúde e até mesmo úteis para a limpeza da casa.

Guia Poupe Mais

Decorar e aromatizar iguarias

Pode usar cascas de citrinos para adicionar sabor a uma variedade de pratos. Utilizando um ralador fino, rale as cascas dos citrinos para decorar e adicionar mais sabor aos seus pratos.

Pode também usar essas cascas para aromatizar azeite. Adicione 3 colheres de sopa de raspas de casca de limão a uma chávena de azeite extra virgem e deixe a ganhar sabor durante umas duas semanas. Agite a mistura ocasionalmente e o seu azeite aromatizado está pronto.

Consulte o seu nutricionista antes de decidir consumir as cascas de fruta para evitar quaisquer complicações de saúde, especialmente se tiver falta de cálcio ou um historial de cálculos renais. Comer a casca dos citrinos pode perturbar a sua capacidade de absorver cálcio e pode afetar negativamente a saúde óssea, uma vez que contêm níveis elevados de oxalato, o que pode afetar a capacidade do seu corpo de absorver minerais.

Cascas de citrinos para limpeza de aço inoxidável

Um dos usos mais clássicos das cascas de limão é na limpeza da casa. Para obter bancadas, torneiras e frigideiras cintilantes, normalmente gastamos muito dinheiro em produtos químicos que, embora eficazes, nem sempre são gentis com as nossas mãos.

Da próxima vez que usar um limão, de o ter espremido até à última gota, não deite o resto fora. Fique com a casca e use-a para limpar e polir todos os seus utensílios de cozinha de aço inoxidável. Ficará surpreendido com os resultados!

Produto de limpeza com aroma de laranja

Coloque as cascas de laranja num recipiente hermético e cubra-as com vinagre branco. Deixe repousar durante algumas semanas e terá um produto de limpeza natural com aroma de laranja.

Cubos de gelo de citrinos

Outra ideia interessante é fazer cubos de gelo aromatizado adicionando cascas de limão ou laranja.

Poderá depois adicioná-los a sumos ou mesmo a água simples para lhe conferir um melhor sabor. Tudo o que precisa de fazer é seguir estes simples passos:

  • Lave bem a casca com água.
  • Corte a casca em pedaços mais pequenos.
  • Coloque as cascas em cuvetes de cubos de gelo e cubra-as com água.

Poderá também fazer cascas de laranja cristalizadas. E veja também como aproveitar cascas, talos e folhas

Poupe com criatividade! 🙂

Conhece mais formas de aproveitar as cascas dos citrinos? Partilhe nos comentários.


Guia Poupe Mais


Veja também:


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:


Messenger Poupa e Ganha

36 Comentários

  1. Boa!

    Por acaso ás vezes custa-me deitar um limão espremido fora. Agora vou passar a descascá-lo antes.
    Obrigada pela dica.

    1. para alem dessa Idea também costumo picar com 123 e congelar
      para mais tarde utilizar em bolos etc ,ou tambem muito bom as metades,que sobram dos sumos meter uma simples vela é muito bom quando estamos a cozinhar corta os cheiros e deixa um aroma muito bom a citrinos

    1. Eu cristalizo as cascas de citrinos e depois seco-as. Uso-as para aromatizar bolos e para acompanhar o café – uma delícia!! O único senão é que para isto uso só laranjas de origem segura (sem tratamentos, etc)

  2. Sim uma boa ideia e se forem bem secas ainda podem ser usadas para dar cheirinho na casa de banho. Se tem uma liquidificadora coloque os limoes e a laranja com a casca para fazer o seu sumo 🙂 Vai aproveitar todas as vitaminas.

  3. Eu utilizo-as nos próprios bolos, no entanto quando como laranjas as castas vão para o lixo.
    A minha outra utilização, em tempos, era como aromatizante. Mas depois troquei por frasquinhos com aromas porque eram mais estéticos.

  4. eu para aromatizar so conhecia isso nos bolos ou na aletria e era so lmão, no entanto obrigado pelo conselho

  5. Obrigada pela dica. Tb uso a casca de limão ou laranja secas para pôr no fundo do cesto da roupa.. acaba com os odores!
    triturar a casca para fzer sumo…. será que o sumo fica bom? é que tenho a ideia que estas cascas amargam um pouquinho

  6. Para fazer sumo não resulta lá muito bem. Pelo menos para mim Teresa, experiência própria. 😀

    Para decorar, nunca me tinha lembrado. As que aproveito para “mim”, é com por exemplo patés dentro, no caso dos limões cortados ao meio, bem lavados ou com um pouco de prata ficam muito giros, e dão um certo saborzinho que gosto.

  7. Acredito que não saiba bem Isa… aquilo amarga… cascas só cristalizadas hummm

    Quando fizerem grelhados dentro de casa, experimentem, após os mesmos, queimar algumas cascas de laranja. Os cheiros desaparecem por magia.

  8. A vossa sugestão é boa. Custumo ver decorações com cascas de frutas nos casamentos e prezo muito quem tem tanta criatividade.

  9. Aquelas laranjas e limões que caem da árvore antes de amadurecer são óptimas para decorar e aromatizar a casa. Façam uns golpes longitudinais a toda a volta do citrino. Espetem cravinhos nos intervalos e deixem num local seco e arejado até secar. depois coloquem numa taça, sobre um móvel. É baratinho e original.

  10. Uma bela posta de peixe no forno. Por cima sal a gosto, pimenta, raspas de limão (ou de laranja) e ervas. Eventualmente, um pouco de vinho (por vezes uso as sobras do champanhe). Fica delicioso. E mesmo que depois se vá cobrir o peixe com algum molho mais robusto (por vezes faço-o com iogurte grego, alho e cebola), vale a pena. Sem dúvida que é um bom condimento para equilibrar pratos de sabor intenso, como quizados. Em saladas bastante variadas em itens, umas raspinhas de limão também fica bem… e hortelã!

  11. Boa tarde,gostei das dicas que deram.
    Eu utilizo as cascas de limão e de laranja para fazer chá.
    Faço assim,lavo bem as laranjas ou os limões e depois descasco-os tendo o cuidado de
    tirar a casca bem fininha para não levar a parte branca,porque amarga,e depois seco á sombra e a seguir guardo em frasco e depois sempre que quero um chazinho uso,sabe muito bem.

    Tambem com as cascas recem descascadas ponho-as em maceração num frasco com aguardente e depois
    uso para aromatizar e dar gosto a bolos,bolachas e até pudim.O alcool evapora por isso não ha problema.
    Com esta maceraçao tambem se pode fazer licor de laranja ou de limão ou dos dois juntos,segum o gosto.

  12. Boa tarde.vou dar mais uma sugestão ,eu ponho as cascas de laranja dentro das gavetas dos armarios ou faço saquinhos que encho de cascas de laranja que dependuro nos armarios e guarda roupas para afastar as traças.e ao mesmo tempo dão cheirinho agradável.
    Epero que gostem.
    Um abraço.

  13. Eu uso as cascas secas para fazer cha.
    Outra dica é aproveitar as cascas para fazer itens decorativos para a casa, como velas por exemplo 🙂
    Deixo aqui uma dica que apreendi e que ja exprimentei de como fazer uma vela com a casca de uma laranja:

    A minha ficou muito bonita so tive foi alguns problemas com a cera ( a minha cera abalou)

    1. Esqueci-me de referir que nesse link a menina usa azeite, eu usei cera (Derreti velas antigas e adicionei umas gotas de oleo essencial de laranja à cera), achei que resultava melhor.

  14. Lavar as cascas, colocar em água a ferver durante uns minutos, e deixar arrefecer, fresco, fica um optimo refrigerante.

  15. E “outra dica” sabiam que podem congelar limões ou laranjas e depois raspa-las para colocar na comida, É excelente. Dá muito jeito, para o arroz, guisados, assados, grelhados e aproveita-se tudo, cascas, caroços…tudinho!

  16. Mas voltando às cascas, como diz a Joana e bem, dá para fazer chás, para bolos e outras tantas coias

  17. Sim como topping é excelente, até dá para temperar a carne com laranja, e depois enfeitar o prato, e colocá-las por cima. Não é só o limão 😀

  18. Congelo limão mas para usar como cubos de gelo. Boa dica essa, para o chá e para temperar. Ainda está semana precisei para temperar panados e se tivesse assim era só ralar para a marinada da carne. Por acaso congelo é as cascas de ananás, a minha mãe usa depois para fazer chá. Experimentei e é bom e dizem que faz bem mas já não me lembro a quê

  19. Limpeza interna de chaleira: sabe quando a parte interna da chaleira fica muito escura? Para limpar, encha-a com água e um punhado de cascas de limão e ponha-a para ferver. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e deixe descansar por uma hora. Na sequência, é só escorrer e lavar bem;

  20. Eu utilizo as metades do limão depois de lhe tirar o sumo, e coloco no cesto dos talheres da máquina de lavar louça, fica um cheirinho a limão, ao abrir a máquina desinfecta e desengordura a louça e máquina, já poupo no ambientador para a máquina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *