Centros comerciais incentivam clientes a aproveitarem as sobras das refeições

Os centros comerciais querem ajudar os clientes a não desperdiçarem as sobras das suas refeições através de uma iniciativa inovadora de combate ao desperdício alimentar.
Caixa take-away

O jantar de hoje pode ser o almoço de amanhã – é a mensagem chave da iniciativa dos centros comerciais com o objetivo de apelar a uma mudança comportamental dos clientes, sensibilizando e incentivando-os a reaproveitarem os restos das suas refeições.

Desde de julho de 2021, que pode levar para casa as sobras das suas refeições nos food courts do Aqua Portimão, Espaço Guimarães e Parque Nascente. Os centros comerciais, geridos pela Klépierre, juntaram-se ao movimento desperdício zero disponibilizando gratuitamente caixas de take-away nos seus espaços de restauração.

DECO - Ofertas

Essas caixas de take-away são feitas de cartão ondulado nano-micro e estão disponíveis nas zonas de restauração para serem utilizadas de forma consciente.

Esta prática, para além de amiga do ambiente, ajuda o cliente a poupar dinheiro em refeições, já que as sobras de um almoço poderão servir perfeitamente para o jantar (e vice versa).

Estima-se que os portugueses desperdiçam cerca de 1 milhão de toneladas de comida por ano. Se revertermos este número em refeições úteis, teríamos o suficiente para alimentar cerca de 360 mil pessoas com carências alimentares.

A nova medida nasce pelo forte compromisso do Aqua Portimão, Espaço Guimarães e Parque Nascente com a sustentabilidade e proteção do ecossistema, enquadrado no eixo de responsabilidade social e ambiental Act4Planet. Já no passado, a Klépierre apresentou a plataforma Too Good To Go a todos os lojistas da área da restauração para que também se juntassem a este movimento.

Se havia ainda quem tivesse “vergonha” de trazer as sobras das refeições para casa, com esta iniciativa diria que esse ato passará a tornar-se uma moda! 🙂

Três meses depois de ser implementada esta iniciativa, no mês do Combate ao Desperdício Alimentar os números, são já bem significativos: no Parque Nascente foram poupados 120 Kg de comida, no Espaço Guimarães 40Kg e no Aqua Portimão 75Kg, num total de 235 Kg de comida que não foi desperdiçada. Em vez de deitadas ao lixo, estas sobras tornaram-se em novas refeições, poupando o planeta e a carteira.

Esperemos agora que os restantes centros comerciais do país se juntem a esta iniciativa, passando a disponibilizar embalagens gratuitas para os clientes trazerem consigo as sobras das suas refeições. Na realidade, sempre o pudemos fazer. Nunca ninguém nos proibiu de levarmos as sobras de uma refeição que já pagamos! Mas temos de admitir que a iniciativa apresentada pela Klépierre, para além de incentivar, ainda facilita imenso essa prática! 😉

DECO - Ofertas
Partilhe este artigo:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Também poderá gostar:
Últimas oportunidades:

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba as melhores dicas no seu e-mail:

Partilhe este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp