Centros comerciais incentivam clientes a aproveitarem as sobras das refeições
Os centros comerciais querem ajudar os clientes a não desperdiçarem as sobras das suas refeições através de uma iniciativa inovadora de combate ao desperdício alimentar.
O jantar de hoje pode ser o almoço de amanhã – é a mensagem chave da iniciativa dos centros comerciais com o objetivo de apelar a uma mudança comportamental dos clientes, sensibilizando e incentivando-os a reaproveitarem os restos das suas refeições.
Desde de julho de 2021, que pode levar para casa as sobras das suas refeições nos food courts do Aqua Portimão, Espaço Guimarães e Parque Nascente. Os centros comerciais, geridos pela Klépierre, juntaram-se ao movimento desperdício zero disponibilizando gratuitamente caixas de take-away nos seus espaços de restauração.
Essas caixas de take-away são feitas de cartão ondulado nano-micro e estão disponíveis nas zonas de restauração para serem utilizadas de forma consciente.
Esta prática, para além de amiga do ambiente, ajuda o cliente a poupar dinheiro em refeições, já que as sobras de um almoço poderão servir perfeitamente para o jantar (e vice versa).
Estima-se que os portugueses desperdiçam cerca de 1 milhão de toneladas de comida por ano. Se revertermos este número em refeições úteis, teríamos o suficiente para alimentar cerca de 360 mil pessoas com carências alimentares.
A nova medida nasce pelo forte compromisso do Aqua Portimão, Espaço Guimarães e Parque Nascente com a sustentabilidade e proteção do ecossistema, enquadrado no eixo de responsabilidade social e ambiental Act4Planet. Já no passado, a Klépierre apresentou a plataforma Too Good To Go a todos os lojistas da área da restauração para que também se juntassem a este movimento.
Se havia ainda quem tivesse “vergonha” de trazer as sobras das refeições para casa, com esta iniciativa diria que esse ato passará a tornar-se uma moda! 🙂
Três meses depois de ser implementada esta iniciativa, no mês do Combate ao Desperdício Alimentar os números, são já bem significativos: no Parque Nascente foram poupados 120 Kg de comida, no Espaço Guimarães 40Kg e no Aqua Portimão 75Kg, num total de 235 Kg de comida que não foi desperdiçada. Em vez de deitadas ao lixo, estas sobras tornaram-se em novas refeições, poupando o planeta e a carteira.
Esperemos agora que os restantes centros comerciais do país se juntem a esta iniciativa, passando a disponibilizar embalagens gratuitas para os clientes trazerem consigo as sobras das suas refeições. Na realidade, sempre o pudemos fazer. Nunca ninguém nos proibiu de levarmos as sobras de uma refeição que já pagamos! Mas temos de admitir que a iniciativa apresentada pela Klépierre, para além de incentivar, ainda facilita imenso essa prática! 😉
Este conteúdo foi publicado originalmente em: 15/07/2021
🎁 Não perca nenhuma oportunidade!
Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba:
- ✅ Alertas de amostras gratuitas
- ✅ Dicas exclusivas para poupar
- ✅ Ofertas imperdíveis em primeira mão
Tudo isto gratuitamente, diretamente no seu e-mail!
🔒 O seu e-mail está seguro connosco. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
Veja também:
- Dica simples para poupar no café
- Como poupar tempo e energia ao assar batatas
- Como aproveitar restos de vinho
- 10 dicas para poupar dinheiro na alimentação
Acho muito bem que se comece a eliminar os desperdícios