Dormir uma sesta

Dormir a sesta ainda é muito associado a algo cultural do país vizinho, a Espanha. No entanto, os benefícios da sesta para a saúde são mais do que conhecidos e cada vez são mais as pessoas que aproveitam alguns minutos livres da pausa de almoço para dormitar um pouco, antes de voltar ao trabalho.

O que poucos sabem é que dormir bem uma sesta é quase uma arte: é preciso encontrar o sítio certo para dormir, decidir quanto tempo dormir e qual o bom momento, isto tudo para que o sono noturno não fique prejudicado com esse pequeno prazer diurno. Saber como dormir bem uma sesta é portanto indispensável!

Dormir uma sesta de entre 20 a 45 minutos no máximo

Não é aconselhável dormir durante um longo período de tempo durante o dia. Dormir demasiado vai provocar uma alteração negativa no corpo, pois o relógio biológico, ao funcionar seguindo a luz solar, vai estranhar um sono tão longo durante o dia e isso irá alterá-lo.

Fixe-se, portanto, que uma sesta de um máximo 45 minutos, é um período perfeito para recarregar as energias para o resto do dia que ainda tem pela frente.

No carro, num sofá ou numa cadeira: durma, desde que esteja confortável

Uma sesta de um máximo 45 minutos permite que o seu cérebro não entre numa fase de sono profundo (fase à qual é aconselhado que chegue só à noite), chegando só a uma fase dita relaxante. Aproveite esse momento num local no qual se sinta confortável, sentado ou deitado, numa cadeira ou sofá que permita que os músculos relaxem e que não fique com cãibras ou dores musculares quando acordar.

Escolha a sesta perfeita: energizante ou criativa

Sendo que o período máximo para uma sesta é de 45 minutos, existe, no entanto, dentro desse períodos, dois tipos de sesta: a energizante e a criativa.

A energizante é uma sesta de apenas 20 minutos, que faz com que o nosso corpo entre na fase número 2 do sono, que é uma fase em que, ao acordar nela, permite um aumento de energia. Este tipo de sesta é perfeita para quem não tem muito tempo, mas quer recuperar energia e concentração mental rapidamente.

A sesta criativa é uma sesta que dura entre 30 a 45 minutos que permite que o corpo entre na fase REM (Rapid Eye Movement, “movimento rápido dos olhos”), o que melhora o processo criativo e sensorial. Esta sesta já deixa um pouco de mau-humor ao acordar mas permite realmente um aumento do processo criativo!

Como dormir uma boa sesta? Sem luz, com certeza

Não é por ser uma sesta e acontecer durante o dia que deve “obrigar” o seu corpo a estar exposto à luz (solar ou artificial). Se dormir num local onde não é possível apagar as luzes ou fechar os estores para minimizar a luz, tente tapar os olhos o máximo que conseguir (com um tapa-olho ou alguma peça de roupa leve e que não seja desconfortável).

Não esteja muito quente nem muito frio

Tal como deve fazer para dormir melhor durante a noite, durante a sua sesta diurna não durma num local demasiado frio ou demasiado quente. Alterações de temperatura que tornem desconfortáveis a sua sesta, só fazem com que esta não seja reabilitadora e que, no fundo, acabe por não servir para nada.

Beba um café antes da sua sesta

Pode parecer um conselho um pouco estranho quando se fala em dormir, mas no que diz respeito em como dormir bem uma sesta, beber um café antes de dormir faz todo o sentido. A cafeína demora aproximadamente 45 minutos a ser absorvida e a fazer efeito no nosso corpo. Sendo esse o tempo máximo recomendado para uma sesta, beber um café antes de dormir permite que acorde com mais força e energia, reforçando os benefícios da sesta que acabou de fazer!

Programe um alarme para acordar: não adormeça!

Adormecer durante uma sesta e acabar por dormir mais de 45 minutos é um dos maiores erros de muita gente que dorme a sesta. Dormir mais de 45 minutos pode criar sérias perturbações de sono (não só na noite desse dia, mas também nas seguintes).

Para evitar adormecer, programe um alarme para 45 minutos depois de se preparar para dormir a sua sesta. Certifique-se também, tal como para dormir à noite, de não consultar o seu smartphone ou estar ao telemóvel nos momentos antes de dormir.

Conclusão

Dormir a sesta tem muitas vantagens e deve ser vista com uma fonte natural de energia e recuperação durante o quotidiano. No entanto, não durma demasiado e relaxe o máximo que conseguir com esta sesta: é o seu momento!

Deixe o seu comentário