10 dicas para prevenir e eliminar pragas da sua horta

Conheça algumas formas muito simples de prevenir e eliminar pragas da sua horta sem necessidade do uso de inseticidas.
Horta

Quando falamos de hortas é inevitável falar das pragas a que estão sujeitas e de como as controlar de modo a não deixar que afetem as colheitas.

No mercado existem uma enorme variedade de inseticidas que podemos usar para eliminar estas pragas. No entanto, o uso de agrotóxicos pode ser perigoso para crianças e animais de estimação que possam ter acesso à horta, dado poderem causar alergias, intoxicações e outros problemas de saúde.

Portanto, antes de optar pela utilização de produtos químicos, o mais indicado será tentar primeiro umas dicas caseiras para evitar estas pragas de uma maneira muito mais natural.

Existem vários truques caseiros que pode fazer para cuidar da sua horta, evitando pragas de formigas, caracóis, lesmas e pulgões ou piolhos-das-plantas, que se alimentam da seiva das plantas, multiplicam-se muito rapidamente e destroem as hortas.

Borras de café

Se colocar 100g de borra de café por metro quadrado de terreno, afastará as formigas, os caracóis e as lesmas da sua horta. Estas pragas não gostam do cheiro forte das borras do café e vão evitá-la. Ainda tem a mais-valia do café ser rico em potássio, servindo de adubo para a terra, pois este ajuda no crescimento das plantas.

Afastar pulgões com vinagre

Afaste os pulgões ou piolhos-das-plantas da sua horta com uma mistura muito simples de vinagre com água.

Misture uma colher de sopa de qualquer vinagre que tiver em casa (pode ser qualquer vinagre mesmo) em 1 litro de água. Meta num borrifador e borrife as plantas com esta mistura a cada 3 dias. Verá que ao final de umas 3 aplicações terá o seu problema resolvido.

Eliminar os piolhos pretos das favas

Estes piolhos gostam de se juntar sempre na parte superior da planta da fava. Se cortar a parte superior da planta, elimina uma grande parte dos piolhos. Mas, não se preocupe, não a matará, muito pelo contrário só a estimulará a crescer. Depois, para o resto dos piolhos, pode borrifar a planta da fava com a mistura de vinagre e água indicada anteriormente.

Se fizer compostagem, pode meter a parte que removeu da planta para lá.

Ervas aromáticas como repelente

Plante algumas ervas aromáticas ao redor da sua horta para repelir pragas como:

  • Salsa para repelir a mosca da cenoura;
  • Hortelã para repelir formigas e moscas;
  • Manjericão para repelir moscas e mosquitos;
  • Endro para repelir pulgões;
  • Alecrim para repelir caracóis, mosquitos e insetos em geral.

Afastar as lagartas das couves

Polvilhar cinza de madeira virgem da lareira nas couves ajuda a eliminar as larvas que aparecem nas couves. As cinzas vão asfixiar as lagartas que acabam por morrer e não farão nenhum mal às couves. Ainda tem a vantagem de que é um mineral que ao cair no solo aduba a terra.

Dentes de alho para repelir pulgões

O alho funciona como repelente geral para as pragas. Afunde os dentes de alho ainda por descascar diretamente no solo.

Também pode colocar alguns dentes de alho num copo com água e deixar repousar durante 1 dia. Depois dilua em mais 3 litros de água e pode pulverizar as suas plantas com essa solução. Os ácidos do alho penetram as plantas atuando como repelente.

Matar caracóis e lesmas com cerveja

Os caracóis adoram a humidade e as ervas das hortas. Mas acabam por comer as plantações, destruindo tudo por onde passam.

Para evitar que tal aconteça, coloque uma taça com cerveja no meio da horta ao final do dia. Os caracóis são animais notívagos, por isso, durante a noite, quando eles estiverem a passear pela sua horta, acabarão por ser atraídos pelo cheiro da cerveja e cairão no interior da taça, morrendo afogados.

Também pode colocar cascas de ovos a toda a volta do seu canteiro para evitar que eles entrem no mesmo. Os caracóis não passam por cima das cascas de ovos, acabando por funcionar como uma barreira. Só tem a ganhar com isso, pois as cascas de ovos são um material orgânico que se decompõe e acaba por adubar a sua horta.

Sabão em barra

O sabão em barra é rico em potássio, o que o torna um ótimo fertilizante para as plantas, mas também funciona como inseticida. Para tal, desfaça um pouco de sabão do tamanho de um chiclete em 1 litro de água morna para borrifar nas plantas a cada 3 dias.

Urtigas para fertilizante e repelente

As urtigas são ricas em azoto e potássio, o que as torna, um ótimo fertilizante para as hortas, pois estes ajudam no crescimento e desenvolvimento das plantas.

Para fazer um repelente que também serve de fertilizante para a sua horta só precisa de urtigas e água. Mergulhe um molho de urtigas num recipiente com água fria e deixe ficar durante 15 dias. Essa água ficará com uma cor verde-escura e com um cheiro muito desagradável. Ao fim desses 15 dias, remova as urtigas e junte 1 litro dessa solução em 10 litros de água e fica pronto o seu repelente para regar as plantas.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio tem muitas aplicações na cozinha e na casa, mas também pode ser muito útil na sua horta.

Para além de poder ser utilizado como fungicida natural, o bicarbonato de sódio ajuda a afastar as pragas da sua horta. Para isso só necessita de diluir uma colher de sopa de bicarbonato de sódio num litro de água e pulverizar nas suas plantas.


Atenção: Apesar de se tratarem de receitas caseiras que recorrem ao uso de produtos naturais, poderão existir plantas mais sensíveis que não reajam tão bem. Por esse motivo, se possível teste primeiro apenas numa folha ou numa pequena parte da planta para ter a certeza que não fará nenhum mal a esta.

Conhece mais dicas para combater as pragas da sua horta. Partilhe connosco os seus truques caseiros! 🙂

Também poderá gostar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.