espremedor-limao

Um sumo de laranjas acabadinhas de espremer para além de saudável é muito saboroso e refrescante.

Espremer laranjas ou limões, não tem nada que saber. Mas será que está a aproveitar todo o sumo que esses frutos lhe podem dar?

Vamos explorar aqui algumas técnicas para aproveitarmos ao máximo o sumos dos citrinos.

Role as laranjas e os limões na bancada da cozinha antes de os cortar

Muito simples! Aplique alguma força ao rolar os citrinos na bancada, mas não tanta que rebente o fruto. A ideia é que depois de o cortar, consiga extrair mais sumo.

Veja no seguinte vídeo como o fazer:

Ponha as laranjas e os limões no micro-ondas

Experimente colocar as laranjas ou os limões no micro-ondas durante uns 20 segundos à potencia máxima antes de os espremer.

Supostamente este processo fragiliza as membranas e a pele do fruto, tornando-as mais fáceis de romperem ao espremermos.

Esprema usando um garfo

Este é o método que mais utilizo cá em casa para espremer limões. Simplesmente os corto ao meio, espeto um garfo no limão (na zona da polpa) e espremo-o ao mesmo tempo que vou mexendo e rodando o garfo.

Encontrei um vídeo na internet que exemplifica esta simples mas eficaz técnica:

Utilize um espremedor de citrinos

Ok, esta é a sugestão mais óbvia e até deveria ser a primeira! 😀

Os mais baratos são os espremedores de citrinos manuais e, na minha opinião, para um uso esporádico é mais do que suficiente.


E depois de extrair todo o sumo dos citrinos, o que faz com o resto do fruto? A casca também pode ser aproveitada.

Já agora, saiba como conservar os limões depois de os cortar e conheça algumas utilizações alternativas para esse fruto.

11 COMENTÁRIOS

  1. Boas.

    Este meu comentário, tem como principal intuito informar-te de que te atribuí o selo “este blog promove amizade. Investe na informação.

    Copia o selo no meu blog (não deixo link para não abusar)

  2. Eu costumo é rolar os limões ou as laranjas entre a mão e a pedra do balcão da cozinha…. pelo menos dizem que se aproveita mais sumo tb!

    Se for usar apenas algumas gotas de limão, não o corte. Faça um furo com um palito, esprema e tape com o mesmo palito. Assim o limão aguenta mais tempo!!

  3. Eu costumo rolar os citrinos entre a mão e a pedra do balcão da cozinha antes de espreme-los.
    Os espremedores de citrinos eléctricos fazem um excelente trabalho. São higiénicos, duráveis e para todos os bolsos. Recomendo a sua utilização.

  4. Concordo com a Ana. os espremedores electricos são muito eficientes e permitem aproveitar mto bem o sumo dos citrinos….. quase que só fica a casca!

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.