itens-segunda-mao

Já ouviu falar em Freecycle? Trata-se de uma rede de troca de bens a nível local onde você pode fazer pedidos de objetos que lhe interessam ou ofertas de objetos que não necessite.

O Freecycle serve de ponto de encontro para pessoas que oferecem e procuram de tudo um pouco, desde consolas de jogos, mesmo avariadas, roupas, móveis, caixas de ovos vazias, aquários, aspiradores, material de pesca, etc.

Coisas usadas
Nos grupos de freecycle poderá oferecer e procurar tudo e mais alguma coisa!

Este serviço é totalmente gratuito e muito recomendável! Para começar desde já a “recyclar”, proceda da seguinte forma:

  • Visite o site www.freecycle.org, e no campo “Find a Group near you” escreva “Portugal”.
  • Na lista de cidades selecione a sua ou a mais próxima.
  • Terá agora acesso a uma lista de ofertas de bens onde pode também incluir as suas ofertas.
  • Se algo lhe interessar, é só combinar a entrega do objeto.

Uma nota, terá de ter uma conta no Yahoo para aceder a estes grupos de discussão. Criar uma conta no Yahoo também é grátis e pode fazê-lo quando entrar pela primeira vez no grupo do Freecycle.

Repare que o Freecycle não se baseia em troca por troca! Não é, por norma, pedido que quem recebe algo, tenha de dar algo em troca. O objetivo primordial de quem oferece, é evitar deitar fora o que pode ser útil para outras pessoas.

A título de curiosidade, foi através da rede Freecycle que eu consegui ter Kefir de forma gratuita. Mesmo que você não encontre ninguém a oferecer algo que lhe interesse, pode deixar lá no grupo um anúncio do tipo “Procuro” e descrever o que pretende. Quem sabe não existe alguém interessado em se livrar desse objeto que tanto procura! 🙂

Portanto, da próxima vez que pensar em comprar algo, pesquise primeiro nos grupos de Freecycle se existe alguém a oferecer o que precisa. Da mesma forma, antes de colocar algum objeto ao lixo, publique uma oferta no Freecycle para ver se alguém precisa desse item.

Ou seja, o lixo de uns é uma oportunidade para outros! 😉

Algumas regras a ter em conta ao usar o Freecycle

Como em (quase) tudo na vida, no Freecycle também existem regras! 😛

As regras podem varia de grupo para grupo. Estas são as mais comuns:

  • Os item oferecidos devem ser legais, seguros e apropriados para todas as idades. Armas, medicamentos ou produtos com temas adultos geralmente não são permitidos.
  • Por mais desconfortável que se sinta ao conseguir algo de graça, nunca ofereça dinheiro. Os Freecyclers frequentes são pessoas comprometidas com um estilo de vida de dar e receber e com uma mentalidade ecológica. Oferecer dinheiro vai contra esse estilo de vida tão gratificante.
  • Mantenha a sua comunicação nos grupos bem curta e simples, evitando longas histórias sobre o motivo que o leva a pedir algo ou o que o leva a oferecer algo, nem sempre são bem-vindas.
  • Aposte numa boa descrição daquilo que está a oferecer ou a pedir para evitar mal entendidos.
  • Não discuta política, religião ou qualquer outro tópico que não seja de livre arbítrio.
  • Nem todos os grupos permitem a publicação de ofertas ou procura de animais de estimação. Questione o líder do grupo antes de publicar.
  • Participe por sua conta e risco. Como qualquer outra atividade na Internet, a segurança deve ser a sua primeira prioridade.

Um conselho final: Nunca peça algo para si simplesmente porque é grátis. Apenas peça aquilo que realmente lhe vai ser útil. A ganância não tem lugar no estilo de vida Freecycle!

Boas “recyclagens”! 😉

10 COMENTÁRIOS

  1. Este título pode ser assustador 🙂 Mas é uma grande verddae que coisas que já perderam a utilidade para uns podem ser muito uteis para outros e vice-versa – falo por experiência própria!

  2. Há dois dias fiz um “freecycle” de rua! É verdade! Fui despejar o lixo e estava no lixo uma cadeira de madeira com o assento em palhinha e um cesto de verga grande e muito jeitoso! O cesto já o lavei e a cadeira precisa de ser empalhada de novo, mas é muito bonita!

  3. Ao ler este artigo, tive uma ideia. Como tenho livros que já os li, ou roupa semi-nova mas que já não me serve, posso trocar isto por outras coisas que me venham a ser úteis. Boa! 🙂

  4. Não podemos cair é na “tentação” de quer ficar com tudo, só porque é gratuito, e depois acumulamos coisas demais em casa, é preciso ter bom senso e ficar apenas com aquilo que nos interessa.

  5. Acho uma ideia muito feliz, porque ha coisas que temos que já nao nos dão jeito para nada mas que podem ser optimas para outras pessoas. O vender nem sempre é facil, e assim podemos dar as nossas coisinhas para um melhor uso.

  6. Quando mudei de casa, ofereci muita coisa no freecycle. Foi uma experiência enriquecedora e até fiz amizades que ainda mantenho.
    Também já recebi algumas coisas que me deram jeito. A última foi uma cesta cheia de tangerinas que um senhor tinha em excesso e que preferiu oferecer antes que começassem a apodrecer.

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.