Leite de arroz

Como fazer leite de arroz

O leite de arroz é uma bebida vegetal habitualmente consumida por quem opta por seguir uma dieta vegetariana ou não pode consumir leite de vaca por ser intolerante à lactose ou alérgico ao leite.

Tornou-se uma das alternativas de leite mais populares depois do leite de soja ou de amêndoa, sendo que já existem várias marcas a comercializar essa bebida nos supermercados. Existem também bebidas de arroz com nutrientes adicionados, tais como ferro ou vitaminas especiais, à venda no mercado.

Propriedades e características nutricionais do leite de arroz

Antes de mais, esta bebida é completamente isenta de lactose, por isso, se for intolerante, pode consumi-la sem qualquer problema.

Contém pouca proteína e pouco cálcio, portanto, se excluiu o leite de vaca da sua dieta, complemente estes nutrientes com alimentos específicos ou compre versões fortificadas no mercado. Também carece de vitamina B12 e vitamina D.

Não tem colesterol, muito pouca gordura saturada, mas muitos ácidos gordos poli-insaturados. Não tem glúten e é rico em açúcares simples.

Benefícios do leite de arroz

Graças aos seus açúcares simples, o leite de arroz é particularmente adequado para desportistas (porque proporciona um impulso energético imediato) e para aqueles com problemas de digestão.

Também promove a regularidade intestinal, útil para quem tem síndrome do intestino irritável ou sofre de prisão de ventre. A ausência de colesterol torna-o uma bebida essencial na dieta das pessoas que sofrem de problemas cardiovasculares.

Os benefícios dependerão da escolha entre arroz branco ou arroz integral, já que os nutrientes fornecidos serão diferentes.

Diferença entre o arroz branco e o arroz integral

Arroz branco ou integral? Muitas pessoas evitam cozinhar (e claro, consumir) arroz integral porque este leva mais tempo a cozinhar do que o arroz branco.

No entanto, o arroz integral é menos processado do que o arroz branco, pelo que retém mais dos seus nutrientes. Para produzir arroz integral, apenas a camada exterior do arroz, a casca, é removida. Este processo é o menos destrutivo para o valor nutricional do arroz. Evita a perda de nutrientes que ocorre com o processamento posterior do arroz.

Se o arroz integral for ainda mais processado para remover o farelo (pericarpo) e o germe, o resultado é um arroz mais branco, mas despojado de muitos nutrientes.

O arroz integral tem um índice glicémico inferior ao do arroz branco, o que significa que não aumenta os níveis de açúcar no sangue.

Tanto para o consumo habitual, como para preparar uma bebida vegetal, ao optar por utilizar o arroz integral deverá ter o cuidado de o deixar de molho por umas 6 horas antes de o utilizar para neutralizar o ácido fítico, também conhecido como fitato (um ácido prejudicial à saúde).

Finalmente, o leite de arroz é uma boa alternativa para aqueles que têm alergias a frutos secos ou soja e que, por esse motivo, não podem consumir leite de amêndoa ou leite de soja.

Contra-indicações do leite de arroz

O elevado teor de açúcares simples torna-o impróprio para pessoas com diabetes ou baixa tolerância à glicose. A mesma regra aplica-se às pessoas que seguem uma dieta de emagrecimento.

Cuidado com o consumo por crianças, durante a gravidez ou amamentação, dado que a ausência de determinados nutrientes pode levar a deficiências graves.

Utilizações do leite de arroz

O leite de arroz, como qualquer outro leite vegetal, pode ser utilizado na cozinha como um substituto do leite de vaca para fazer cremes, como uma alternativa à manteiga, nata ou margarina. Muitas receitas de sobremesas exigem a sua utilização, quer se siga ou não uma dieta vegan. Pode utilizá-lo para fazer bolos, biscoitos e cremes, bem como béchamel, maionese e outros molhos vegetais.

Como fazer o seu próprio leite de arroz

Com o seu sabor naturalmente doce, cremoso e refrescante, o leite de arroz é ótimo quando feito em casa, sem necessidade de equipamentos especiais, e com um custo muito reduzido.

Só vai precisar de 2 ingredientes: arroz e água. 🙂

Existem várias formas de fazer leite de arroz. Basta uma simples pesquisa no Google ou no Youtube por “Como fazer leite de arroz”, para encontrar diferentes formas de preparar essa bebida vegetal. Há quem prefira cozer primeiro o arroz enquanto que outros preferem apenas demolhá-lo.

Eis uma forma bastante simples de fazer leite de arroz em casa:

  1. Coloque 1 caneca de arroz num recipiente e cubra-o com água.
  2. Deixe o arroz a demolhar por umas horas (3 horas se for arroz branco, 6 horas se for arroz integral).
  3. Coe a água e coloque o arroz no liquidificador.
  4. Junte 1 litro de água.
  5. Se quiser aromatizar a bebida, pode também juntar, por exemplo, um pouco de açúcar, stevia, essência de baunilha ou tâmaras, etc.
  6. Triture tudo.
  7. Filtre através de uma peneira ou gaze de algodão fino e armazene em garrafas, de preferência garrafas de vidro com tampa, no frigorífico.

Como não tem conservantes, deverá consumir este leite de arroz num prazo máximo de 3 dias.

Veja uma das imensas receitas de leite de arroz existentes no Youtube:

Quanto ao arroz que sobra, pode aproveitá-lo para fazer um arroz doce ou juntar a uma sopa, por exemplo.


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:

Se gostou do que leu, partilhe com os seus amigos...
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.