casa-ecologica

As subidas do IVA e do preço da energia têm feito muitas famílias repensarem a forma como encaram os gastos energéticos. Além de se tomarem medidas para reduzir, de sobremaneira, a energia que se gasta em casa, muitas famílias têm apostado em equipamentos que reduzem e reaproveitam energia.

Se tem vindo a pensar que o que gasta em energia dava para umas ótimas férias, por exemplo, está na hora de pensar em renovar a sua casa e torna-la ecológica e eficiente. Muito em breve, com aquilo que vai poupar, poderá ter as férias que tanto anseia.

Para fazer com que a sua casa seja, quase, auto-suficiente em termos energéticos, terá necessidade de fazer alguns investimentos que, apesar de avultados, lhe trarão um retorno imenso, sendo-lhe possível reaproveitar esse valor naquilo que realmente a faz feliz.

A SUA CASA ECOLÓGICA

Antes de mais, para tornar a sua casa ecológica, necessita perceber o meio onde está inserida e a sua própria dinâmica. Por exemplo, se vive num apartamento em Lisboa, vai ter alguma dificuldade em instalar um reservatório de água que aproveite a água da chuva.

Assim, torna-se essencial que contacte com uma empresa especializada em energia alternativa e procure informar-se de quais as soluções que melhor de adaptam ao seu caso especifico.

O ideal é, de facto, fazer com que a sua casa seja ecológica desde o projeto, estando sempre na vanguarda da tecnologia e criando os alicerces que lhe darão uma sustentabilidade energética enorme.

Leia também:  Poupe Combustível - Estacione de Marcha-Atrás!

Se é este o seu caso, o de construir uma casa à sua medida ou de possuir uma moradia, então damos-lhe algumas dicas de como tornar a sua casa ecológica, baixando o custo da energia e o gasto do planeta.

DICAS

  1. Comece pelos alicerces e aposte na energia geotérmica. Com um investimento de 30 mil euros, prevê-se uma poupança anual de 3 mil euros.
  2. Mas não se esqueça dos filtros de água, de substituir a caldeira e de colocar um reservatório de água que aproveite as águas pluviais para rega ou águas sanitárias. Com isto, conseguirá poupar, anualmente, 828 euros.
  3. Aposte sempre em pisos radiantes e de massa térmica, em isolamento de paredes, vidros duplos e termóstatos programáveis. Verá a sua fatura energética descer de mês para mês.
  4. Vede todas as tubagens e compre chuveiros inteligentes que poupem cerca de 40% da água face a um chuveiro normal. Sabe quanto poupará anualmente só com estas duas medidas? 600€…
  5. Por último, mas tão ou mais importante, temos os painéis solares, água quente solar, telhados verdes e inteligentes, que tenham a capacidade de fazer refletir a luz do sol. Com um investimento de 25500 euros, terá uma poupança anual de 2580 euros.

Como vê, não é assim tão difícil poupar energia, basta apenas investir nos equipamentos certos e utilizar racionalmente este bem tão caro. Siga os conselhos dos especialistas e informe-se na internet sobre as soluções que lhe apresentam, mas não deixe de apostar numa casa ecológica.

Leia também:  Lave os Sacos Plásticos e Reutilize-os

COMO INVESTIR

Como de pode facilmente perceber, criar uma casa ecológica não é algo barato e pressupõe investimentos avultados. Tendo em conta as poupanças que se esperam e a rapidez do retorno do investimento, os custos acabam por ser diluídos ao longo de dez anos e não se fazem sentir tão fortemente.

Mas para quem não possui poupanças que permitam avançar com a obra, sugerimos o crédito pessoal. Um produto desenhado à sua medida e que lhe permite pagar o investimento em suaves prestações mensais ao mesmo tempo que lhe dá a possibilidade de, sempre que lhe seja possível, amortizar o capital em dívida.

O crédito pessoal pode ser, efetivamente, o seu parceiro nesta mudança, permitindo-lhe ir mais além e dando-lhe a resposta que procura. Se quer saber qual o crédito pessoal adequado a si, faça uma simulação no Meu Portal Financeiro e encontre o crédito pessoal à sua medida.

Atente na seguinte infografia sobre Investimentos Ecológicos em casa que podem trazer um retorno financeiro mais elevado do que fundos de investimentos ou até mesmo apostar na bolsa:

2 COMENTÁRIOS

  1. E noutros países… como no Reino Unido, pode ter os painéis fotovoltaícos instalados à “borla”.

    Existem empresas que instalam os painéis sem custos e o dono da casa assina um contrato em que durante dez anos o excedente produzido pelos painéis reverte para a empresa que os instalou.
    Isto faz imenso sentido para alguém que tenha a casa ocupada o dia inteiro ou que tenha um sistema de aquecimento que possa correr com os painéis (a maioria das casas, usa gas para aquecimento).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here