maquina-lavar-loica

Sabia que é mais económico lavar a loiça na máquina do que à mão?

Isso não deve ser novidade para si, portanto não vou tentar justificar esta afirmação, já existe bastante informação na internet, revistas, etc a comprovar isto.

O que pretendo mesmo é sugerir-lhe formas menos divulgadas de conseguir poupar ainda mais.

Decidi fazer uma pequena experiência…

A minha máquina de lavar loiça tem vários programas de lavagem disponíveis, e até agora estava a utilizar aquele que aparentemente seria mais eficaz.

Optei por ir escolhendo um programa de lavagem cada vez mais económico, até chegar a um em que a loiça já não ficava tão limpa.

Desta forma, descobri qual o programa de lavagem mais económico e mesmo assim eficaz (o imediatamente a seguir ao que deixou a loiça menos limpa).

Outro truque que adotei, foi o de interromper o programa da máquina assim que entre na fase de secagem. Depois é só deixar a porta da máquina aberta para permitir uma boa ventilação.

Existem modelos de máquinas de lavar que permitem “saltar” esse programa de lavagem sem a nossa intervenção. No meu caso, tenho mesmo de estar atento ao programa de lavagem para ir lá desligar… às vezes escapa, claro! 😉

27 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito do teu blogue. Fiquei a conhecer através de uma análise feita na revista exame informática deste mês. Parabéns.
    Quanto ao que sugeriste, vou passar a fazer isso de desligar a máquina ao iniciar a secagem.

  2. Parece-me uma excelente ideia porque normalmente tomamos como certo o programa que nos é aconselhado… 🙂

    Vou testar!

    Abraço

  3. Devemos poupar imenso dinheiro com esta ideia, uam vez que a secagem gasta sempre uma quantidade elevada de energia 🙁 Pena não ter uma máquina dessas novas que dá para saltar este procedimento, mas tenho a certeza que vou estar mais atento á maquina e vou para-la no momento da secagem! Mais uma excelente ideia que só podia vir do nosso “poupadinho” Miguel 😀

  4. Ainda não me tinha lembrado de para o programa de lavagem quando começasse a secagem… a minha máquina também só dá para fazer isto desligando o botão.

  5. Como não tenho máquina, lavo a loiça á mão, mas mesmo assim tento lavar de forma eficiente e económica.

    -Quando vou almoçar a casa, nunca lavo a loiça, junto-a no lava loiças e depois lavo tudo depois do jantar.

    – Primeiro ensaboo tudo (com a torneira fechada, cláro) e depois deito um pouco de água no lava loiças, pra passar aí a loiça e retirar a espuma.

  6. olá bom dia ,eu tenho maquina da loiça e junto a loiça das 3 refeiçoes e no final do dia ponho a lavar no horario mais economico pois tenho quadro bi-horario. Agora tenho uma duvida que é o seguinte , fica mais economico lavar no programa mais longo com menos temperatura ou num programa ligeiramente mais curto com mais temperatura ?? estamos a falar de uma diferença de 15 / 20 minutos de diferença entre programas.

    • Olá Florbela,

      Segundo o manual do fabricante da minha máquina de lavar loiça:
      – Uma lavagem a 50ºC com a duração de 128 minutos, tem um consumo energético de 1,24kWh.
      – Uma lavagem a 65ºC com a duração de 90 minutos, tem um consumo energético de 1,45kWh.

      Concluo portanto, que o programa mais longo mas com menor temperatura é o mais económico.

  7. Isso de interromper o ciclo da maquina não estraga a mesma?
    Isto porque quando a comprei sempre me disseram que nunca deveria abrir a portinha da maquina quando esta estivesse em funcionamento.

  8. Outra dica:
    Quem tem painel solar para aquecer a água, deve fazer a ligação da máquina da loiça diretamente à torneira da água quente, pois assim reduz bastante na parte do aquecimento da água.
    Além disto, ainda uso o horário económico da minha tarifa de eletricidade (logo às 23h ponho a loiça a lavar… o painel ainda tem água quente e a eletricidade também me está a sair mais barata).

  9. Muito verdade 😉 O simples facto de muitas pessoas lavarem a loiça à mão sem fechar a água uma única vez já justifica a poupança 😉

  10. Se não têm máquina a dica é limpar bem a loiça com os guardanapos das refeições, para tirar a maior da gordura, depois enchem um alguidar com água quente e detergente e tiram o resto, e depois passam por água 😉 Os taxos precisam sempre ser areados claro, e os copos são sempre os primeiros a ser lavados 😉

  11. Investir em boas cápsulas para a marca tb é uma boa dica. Eu compro sempre em promoção, as de marca branca não têm a mesma eficácia. E depois poupa-se porque a loiça fica bem lavada e bem tratada, porque certas marcas não deixam a loiça no seu melhor aspecto, e acabm por degradá-la.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here