Sabia que é mais económico lavar a loiça na máquina do que à mão?
Isso não deve ser novidade para si, portanto não vou tentar justificar esta afirmação, já existe bastante informação na internet, revistas, etc a comprovar isto.
O que pretendo mesmo é sugerir-lhe formas menos divulgadas de conseguir poupar ainda mais.
Decidi fazer uma pequena experiência…
A minha máquina de lavar loiça tem vários programas de lavagem disponíveis, e até agora estava a utilizar aquele que aparentemente seria mais eficaz.
Optei por ir escolhendo um programa de lavagem cada vez mais económico, até chegar a um em que a loiça já não ficava tão limpa.
Desta forma, descobri qual o programa de lavagem mais económico e mesmo assim eficaz (o imediatamente a seguir ao que deixou a loiça menos limpa).
Outro truque que adotei, foi o de interromper o programa da máquina assim que entre na fase de secagem. Depois é só deixar a porta da máquina aberta para permitir uma boa ventilação.
Existem modelos de máquinas de lavar que permitem “saltar” esse programa de lavagem sem a nossa intervenção. No meu caso, tenho mesmo de estar atento ao programa de lavagem para ir lá desligar… às vezes escapa, claro! 😉
27 respostas
Gostei muito do teu blogue. Fiquei a conhecer através de uma análise feita na revista exame informática deste mês. Parabéns.
Quanto ao que sugeriste, vou passar a fazer isso de desligar a máquina ao iniciar a secagem.
Parece-me uma excelente ideia porque normalmente tomamos como certo o programa que nos é aconselhado… 🙂
Vou testar!
Abraço
Obrigado Susana, espero te continuar a “ver” por aqui 😉
Obrigado Luis, experimenta então, vais ver que “emagreces” a factura da EDP 🙂
Devemos poupar imenso dinheiro com esta ideia, uam vez que a secagem gasta sempre uma quantidade elevada de energia 🙁 Pena não ter uma máquina dessas novas que dá para saltar este procedimento, mas tenho a certeza que vou estar mais atento á maquina e vou para-la no momento da secagem! Mais uma excelente ideia que só podia vir do nosso “poupadinho” Miguel 😀
Eu não tenho máquina de lavar portanto vou ter que continuar no meu método menos económico e menos rápido… Lavar à mão 🙁
.-= Venha ler o meu último post ..Trial Nort’4×4 2009 – 1ª Prova: Braga =-.
vou tentar ja hoje. poupança e sempre bem vinda
Ainda não me tinha lembrado de para o programa de lavagem quando começasse a secagem… a minha máquina também só dá para fazer isto desligando o botão.
Como não tenho máquina, lavo a loiça á mão, mas mesmo assim tento lavar de forma eficiente e económica.
-Quando vou almoçar a casa, nunca lavo a loiça, junto-a no lava loiças e depois lavo tudo depois do jantar.
– Primeiro ensaboo tudo (com a torneira fechada, cláro) e depois deito um pouco de água no lava loiças, pra passar aí a loiça e retirar a espuma.
Ontem lavei a loiça com a água que juntei do chuveiro, enquanto esta não ficava quente. Deu quase 4 litros! 😛
olá bom dia ,eu tenho maquina da loiça e junto a loiça das 3 refeiçoes e no final do dia ponho a lavar no horario mais economico pois tenho quadro bi-horario. Agora tenho uma duvida que é o seguinte , fica mais economico lavar no programa mais longo com menos temperatura ou num programa ligeiramente mais curto com mais temperatura ?? estamos a falar de uma diferença de 15 / 20 minutos de diferença entre programas.
Olá Florbela,
Segundo o manual do fabricante da minha máquina de lavar loiça:
– Uma lavagem a 50ºC com a duração de 128 minutos, tem um consumo energético de 1,24kWh.
– Uma lavagem a 65ºC com a duração de 90 minutos, tem um consumo energético de 1,45kWh.
Concluo portanto, que o programa mais longo mas com menor temperatura é o mais económico.
Isso de interromper o ciclo da maquina não estraga a mesma?
Isto porque quando a comprei sempre me disseram que nunca deveria abrir a portinha da maquina quando esta estivesse em funcionamento.
Outra dica:
Quem tem painel solar para aquecer a água, deve fazer a ligação da máquina da loiça diretamente à torneira da água quente, pois assim reduz bastante na parte do aquecimento da água.
Além disto, ainda uso o horário económico da minha tarifa de eletricidade (logo às 23h ponho a loiça a lavar… o painel ainda tem água quente e a eletricidade também me está a sair mais barata).
Muito verdade 😉 O simples facto de muitas pessoas lavarem a loiça à mão sem fechar a água uma única vez já justifica a poupança 😉
Bom, tenho de pedir ao Pai Natal uma máquina de lavar a loiça 😛
Não tenho máquina de lavar loiça.
Tenho maquina mas avariou…por falta de uso lol que vergonha rsrs
Por acaso já uso o programa mais rápido de lavagem sem secar 🙂
Também uso 😉 Se aproveitarmos os guardanapos para passar na loiça antes de colocar na máquina, a sujidade que fica é muito menos.
Hehehe eu faço isso mesmo, limpo com os guardanapos que vieram da mesa 😉
Ora bolas… não tenho maquineta de lavar louça.
Se não têm máquina a dica é limpar bem a loiça com os guardanapos das refeições, para tirar a maior da gordura, depois enchem um alguidar com água quente e detergente e tiram o resto, e depois passam por água 😉 Os taxos precisam sempre ser areados claro, e os copos são sempre os primeiros a ser lavados 😉
Mas a indicação é muito boa.
Nunca é demais aprender.
Para quem não tem, uma máquina de lavar louça é um bom investimento se puderem 😉
Investir em boas cápsulas para a marca tb é uma boa dica. Eu compro sempre em promoção, as de marca branca não têm a mesma eficácia. E depois poupa-se porque a loiça fica bem lavada e bem tratada, porque certas marcas não deixam a loiça no seu melhor aspecto, e acabm por degradá-la.
A minha maquina tb tem uma opção de meia carga, quando não está muito cheia uso essa opção.