Poupar na Lavagem da Loiça na Máquina

Saiba como poupar energia elétrica na lavagem da sua loiça na máquina de lavar.
maquina-lavar-loica

Sabia que é mais económico lavar a loiça na máquina do que à mão?

Isso não deve ser novidade para si, portanto não vou tentar justificar esta afirmação, já existe bastante informação na internet, revistas, etc a comprovar isto.

O que pretendo mesmo é sugerir-lhe formas menos divulgadas de conseguir poupar ainda mais.

Decidi fazer uma pequena experiência…

A minha máquina de lavar loiça tem vários programas de lavagem disponíveis, e até agora estava a utilizar aquele que aparentemente seria mais eficaz.

Optei por ir escolhendo um programa de lavagem cada vez mais económico, até chegar a um em que a loiça já não ficava tão limpa.

Desta forma, descobri qual o programa de lavagem mais económico e mesmo assim eficaz (o imediatamente a seguir ao que deixou a loiça menos limpa).

Outro truque que adotei, foi o de interromper o programa da máquina assim que entre na fase de secagem. Depois é só deixar a porta da máquina aberta para permitir uma boa ventilação.

Existem modelos de máquinas de lavar que permitem “saltar” esse programa de lavagem sem a nossa intervenção. No meu caso, tenho mesmo de estar atento ao programa de lavagem para ir lá desligar… às vezes escapa, claro! 😉


Não perca nenhuma oportunidade!

Quer ficar sempre a par das nossas novidades, receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro... diretamente no seu messenger?

Não encontrou a informação que procurava? Faça uma pesquisa aqui:

Talvez lhe interesse:

27 respostas

  1. Gostei muito do teu blogue. Fiquei a conhecer através de uma análise feita na revista exame informática deste mês. Parabéns.
    Quanto ao que sugeriste, vou passar a fazer isso de desligar a máquina ao iniciar a secagem.

  2. Devemos poupar imenso dinheiro com esta ideia, uam vez que a secagem gasta sempre uma quantidade elevada de energia 🙁 Pena não ter uma máquina dessas novas que dá para saltar este procedimento, mas tenho a certeza que vou estar mais atento á maquina e vou para-la no momento da secagem! Mais uma excelente ideia que só podia vir do nosso “poupadinho” Miguel 😀

  3. Ainda não me tinha lembrado de para o programa de lavagem quando começasse a secagem… a minha máquina também só dá para fazer isto desligando o botão.

  4. Como não tenho máquina, lavo a loiça á mão, mas mesmo assim tento lavar de forma eficiente e económica.

    -Quando vou almoçar a casa, nunca lavo a loiça, junto-a no lava loiças e depois lavo tudo depois do jantar.

    – Primeiro ensaboo tudo (com a torneira fechada, cláro) e depois deito um pouco de água no lava loiças, pra passar aí a loiça e retirar a espuma.

  5. olá bom dia ,eu tenho maquina da loiça e junto a loiça das 3 refeiçoes e no final do dia ponho a lavar no horario mais economico pois tenho quadro bi-horario. Agora tenho uma duvida que é o seguinte , fica mais economico lavar no programa mais longo com menos temperatura ou num programa ligeiramente mais curto com mais temperatura ?? estamos a falar de uma diferença de 15 / 20 minutos de diferença entre programas.

    1. Olá Florbela,

      Segundo o manual do fabricante da minha máquina de lavar loiça:
      – Uma lavagem a 50ºC com a duração de 128 minutos, tem um consumo energético de 1,24kWh.
      – Uma lavagem a 65ºC com a duração de 90 minutos, tem um consumo energético de 1,45kWh.

      Concluo portanto, que o programa mais longo mas com menor temperatura é o mais económico.

  6. Isso de interromper o ciclo da maquina não estraga a mesma?
    Isto porque quando a comprei sempre me disseram que nunca deveria abrir a portinha da maquina quando esta estivesse em funcionamento.

  7. Outra dica:
    Quem tem painel solar para aquecer a água, deve fazer a ligação da máquina da loiça diretamente à torneira da água quente, pois assim reduz bastante na parte do aquecimento da água.
    Além disto, ainda uso o horário económico da minha tarifa de eletricidade (logo às 23h ponho a loiça a lavar… o painel ainda tem água quente e a eletricidade também me está a sair mais barata).

  8. Muito verdade 😉 O simples facto de muitas pessoas lavarem a loiça à mão sem fechar a água uma única vez já justifica a poupança 😉

    1. Também uso 😉 Se aproveitarmos os guardanapos para passar na loiça antes de colocar na máquina, a sujidade que fica é muito menos.

  9. Se não têm máquina a dica é limpar bem a loiça com os guardanapos das refeições, para tirar a maior da gordura, depois enchem um alguidar com água quente e detergente e tiram o resto, e depois passam por água 😉 Os taxos precisam sempre ser areados claro, e os copos são sempre os primeiros a ser lavados 😉

  10. Investir em boas cápsulas para a marca tb é uma boa dica. Eu compro sempre em promoção, as de marca branca não têm a mesma eficácia. E depois poupa-se porque a loiça fica bem lavada e bem tratada, porque certas marcas não deixam a loiça no seu melhor aspecto, e acabm por degradá-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.