Como poupar dinheiro com os seus filhos

Conheça dicas práticas para poupar dinheiro na parentalidade sem comprometer a qualidade de vida dos seus filhos.

Crianças

Como pais, não queremos ter a sensação de que estamos a poupar dinheiro com os nossos filhos. A infância passa tão depressa e as memórias duram para sempre, por isso, muitas mães e muitos pais acabam por querer dar aos seus filhos a melhor experiência possível sem olhar a meios. Mas, após festejarmos o quarto aniversário e pagarmos a décima mensalidade do ballet ou do karaté dos nossos filhos, os gastos começam a revelar-se bastante elevados. Felizmente, existem muitas formas simples de cortar nas despesas sem prejudicar a qualidade das experiências dos nossos filhos.

Um pouco de criatividade e uma atenção especial aos detalhes podem fazer uma enorme diferença no orçamento da nossa família. Além disso, ensinar aos nossos filhos desde cedo que uma vida mais frugal pode ser divertida, é uma ótima forma de os ajudarmos a desenvolver hábitos financeiros saudáveis para a vida. Aqui estão algumas ideias para proporcionar uma infância feliz e amiga da nossa carteira.

Poupe nos gastos com artigos para bebés

Pais de primeira viagem podem cair na tentação de comprar carrinhos cheios de artigos totalmente desnecessários para bebés. Fale com amigos que recentemente tiveram filhos e descubra o que realmente precisa e o que é simplesmente uma despesa desnecessária.

Muitos pais descobrem que não precisam de um berço, já que os bebés crescem tão rapidamente, ou de uma mesa muda-fraldas, visto que uma simples toalha na cama serve perfeitamente. E a maioria dos pais acaba por descobrir que os 50 utensílios que comprou para o seu bebé, são completamente dispensáveis e foram um desperdício de dinheiro.

💡
Descubra as melhores oportunidades para poupar e ganhar dinheiro!
Clique aqui para saber mais.

É importante que os pais façam uma pesquisa aprofundada antes de comprar itens para bebé e que verifiquem se realmente precisam deles ou se são apenas comodismos caros e pouco úteis.

O ideal é, sempre que possível, optar por mobiliário convertível que acompanhe o crescimento do bebé durante o máximo de tempo.

Considere optar por fraldas de pano ou reutilizáveis

As fraldas de pano e as fraldas reutilizáveis são uma opção que certamente lhe permitirá poupar muito dinheiro em comparação com as descartáveis.

Se preferir as descartáveis, experimente ocasionalmente as fraldas da marca própria dos supermercados (que muitas vezes ficam cerca de 30% mais baratas). Podem não ser tão eficazes, mas dão conta do recado enquanto estiver em casa durante o dia. Reserve as fraldas de marcas caras para a noite e para as saídas.

Preço das fraldas Dodot vs preço das fraldas Continente
Mesmo com desconto, as fraldas Dodot custam cerca de 43% mais do que as fraldas do Continente

Amamente o máximo que puder

A escolha entre amamentar ou dar leite de fórmula nem sempre tem a ver com dinheiro, mas não podemos negar que o leite de fórmula é bastante caro.

Se tem o desejo de amamentar, mas está a enfrentar dificuldades, existem muitas organizações que oferecem apoio gratuito:

  • SOS Amamentação – organização sem fins lucrativos cujo objetivo é ajudar e apoiar as mães a amamentar com sucesso. O apoio é prestado por voluntárias capacitadas em Aconselhamento em Aleitamento Materno, seguindo as orientações da OMS e Unicef. A associação também promove encontros, reuniões e palestras para profissionais de saúde, mães, pais e todos os interessados.
  • Rede Amamenta – rede que conta com 11 unidades localizadas em Portugal. Fundada em 2015 com a Amamenta Porto, a sua missão é ajudar e informar as famílias sobre o aleitamento materno. Cada polo da Rede Amamenta oferece consultas de amamentação e realiza cursos e workshops sobre temas relacionados com a gravidez, amamentação e infância.
  • La Leche League Portugal – organização sem fins lucrativos, criada em 1956, com o objetivo de ajudar mulheres que desejam amamentar, baseada numa abordagem amiga e solidária. Tem presença em mais de 50 países, incluindo Portugal, e é composta por voluntárias que vivenciaram uma experiência positiva com a amamentação e que foram devidamente certificadas pela La Leche League Internacional. Estas voluntárias estão sempre disponíveis para oferecer apoio telefónico e participar de reuniões mensais para partilhar as suas experiências e conselhos.

Faça comida para bebés

Por mais que lhe parece mais conveniente comprar boiões de comida preparada para o seu bebé, essa é mais uma despesa adicional e, em muitos casos, desnecessária.

Não precisa ser um MasterChef para preparar refeições para o seu bebé: só precisa de um liquidificador e um congelador.

Os bebés adoram purés de cenoura, batata-doce, banana e pera. Vai poupar tempo e dinheiro ao preparar grandes quantidades, a congelar porções individuais e a descongelar uma porção sempre que precisar.

Encontra na internet imensas receitas de alimentação infantil que pode facilmente fazer em casa.

Ao armazenar comida de bebé caseira, é importante refrigerar imediatamente e armazenar os alimentos à base de carne, frango, peixe e ovo por no máximo 24 horas no frigorífico.

Lembre-se sempre de consultar um pediatra para orientações específicas sobre a nutrição do seu bebé.

Poupe nas festas de aniversário

Se tem amigos sem filhos, pergunte-lhes quanto imaginam que uma festa de aniversário para crianças custa atualmente. É provável que fiquem espantados ao saber que os pais podem gastar mais de 200€ numa festa de uma criança de 7 anos. A pressão social e a competição são inegáveis, mas é possível organizar uma festa de aniversário com um orçamento limitado.

As crianças mais velhas podem não gostar de festas em casa, mas ainda podem ser ótimas para as mais novas. Pode animar bebés e crianças em idade escolar com atividades baratas, como jogos de fantasias, pinturas faciais, etc.

Qualquer pessoa consegue fazer um bolo de aniversário simples por uma fração do preço de um bolo de confeitaria. Se é bom na cozinha, seja criativo e decore-o com base nos gostos do seu filho.

Se o aniversário do seu filho for no verão, faça uma festa num parque local. Leve uma coluna de música, coloque o bolo numa caixa térmica e aproveite ao ar livre.

Se o seu filho tem amigos com aniversário no mesmo mês, pergunte aos pais se estariam dispostos a realizar uma festa conjunta, dividindo o custo.

Compre brinquedos e jogos em saldos e guarde-os numa caixa para o seu filho oferecer aos amigos nos seus aniversários. Se o seu filho receber um brinquedo duplicado ou que não tenha interesse, basta adicioná-lo à caixa e passá-lo para outra criança.

Lembre-se que o importante é ter bons momentos e criar memórias inesquecíveis, sem gastar uma fortuna!

Dispense as roupas para bebés de marcas caras

O seu filho, enquanto for bebé, não faz certamente questão de usar roupa da Armani ou Dolce & Gabbana! E definitivamente não precisará de sapatos de marca antes de começar sequer a gatinhar.

Deixe essa preocupação com as marcas para a adolescência e invista em comprar roupas que o seu bebé irá usar frequentemente, que sejam de boa qualidade e capazes de aguentar muitas lavagens.

Invista em peças básicas

Em vez de gastar dinheiro em conjuntos de roupas, que são adoráveis, mas podem ser inúteis se a criança crescer ou estragar as calças, opte por peças básicas que podem ser combinadas de diferentes formas. Escolha cores primárias e modelos simples para camisas e calças e crie vários looks com poucos itens.

Opte por tamanhos de roupa maiores

Para poupar dinheiro nas roupas do seu bebé, evite comprar peças que rapidamente lhe deixem de servir. Muitas vezes, os tamanhos das pelas de roupa infantis são menores do que o que é indicado nas etiquetas. Por exemplo, um bebé com seis meses pode, muitas vezes, usar roupas etiquetadas como 9 a 12 meses.

Mesmo que as roupas sejam largas ao início, é provável que o bebé cresça rapidamente. Se encontrar uma boa promoção em roupas maiores do que o seu bebé precisa agora, aproveite a oportunidade e guarde-as para mais tarde.

Visite lojas de roupa em segunda mão

Se não planeia ter outro filho, pode vender as roupas antigas em lojas de segunda mão ou na Vinted, por exemplo, e ganhar dinheiro.

Além de roupas, muitas lojas de artigos segunda mão aceitam brinquedos e livros usados. Se encontrar uma loja que venda roupas para adultos, pode levar as suas peças não utilizadas e usar o crédito para comprar roupas para o seu bebé. Por exemplo, na KiD to KiD, ao vender os seus artigos, pode escolher se quer receber em dinheiro ou em crédito em loja. Se optar por receber em crédito na loja, recebe mais 20% do que se optar por receber em dinheiro.

Diminua as suas perdas

Dê uma passada pela seção de objetos perdidos na escola dos seus filhos e você encontrará o suficiente em chapéus, luvas, shorts de ginástica e sapatos para vestir uma pequena população. Se o seu filho costuma perder coisas, invista em um recipiente de etiquetas termocolantes ou costuradas com o nome dele, isso fará com que os objetos perdidos voltem para casa com mais facilidade. Ou, simplesmente, compre uma marca de roupa e escreva o nome dele em algum lugar discreto. (Se o seu filho achar estranho, explique que quaisquer peças perdidas serão substituídas com o dinheiro dele.) Se os seus filhos frequentarem acampamentos de verão onde as perdas são inevitáveis, compre um guarda-roupa “de acampamento” em uma loja de artigos usados e evite o stress causado pelas perdas.

Experimente brinquedos caseiros

Não precisa ser um mestre artesão para criar brinquedos divertidos. As crianças adoram massa caseira (basta misturar 2 chávenas de bicarbonato de sódio, 1 1/2 chávenas de água, 1 chávena de amido de milho e uma pitada de corante alimentar), baloiços feitos com recipientes e grão, pescarias magnéticas ou jogos de ordenação simples feitos com cartões de receita. Crianças mais velhas podem criar coisas divertidas como uma arma de marshmallow com dois tubos de PVC. Procure na internet por centenas de ideias e instruções.”

Comprar de uma vez só e repor frequentemente

As crianças adoram sabonete para as mãos, banho de espuma e outros itens de higiene pessoal que vêm em recipientes decorados com os seus personagens de desenho animado ou da Disney favoritos. Em vez de comprar esses itens sobrevalorizados regularmente, compre-os uma vez e depois reponha-os com garrafas genéricas de recarga. Também pode estender o sabonete líquido adicionando um pouco de água e torná-lo mais fácil de espumar.

Faça os seus próprios disfarces de Carnaval

Os fatos de Carnaval vendidos nas lojas podem sair muito caros. Mas com um pouco de criatividade pode fazer o seu próprio traje.

Criar disfarces de Carnaval para os seus filhos é uma ótima maneira de envolvê-los na magia e na alegria da festa. Além disso, é uma forma divertida e criativa de passarem tempo juntos e estimular a imaginação deles. Existem muitas ideias e tutoriais disponíveis na internet, desde simples disfarces de animal até disfarces mais elaborados como personagens de desenhos animados.

Antes de começar a criar os disfarces, é importante ter em mente as preferências dos seus filhos. Pergunte-lhes quais personagens eles gostariam de se fantasiar e o que eles acham divertido. A partir daí, pode criar um disfarce que atenda aos seus desejos e, ao mesmo tempo, seja fácil e acessível de fazer.

Defina os limites das atividades

As crianças adoram experimentar coisas novas e os pais devem apoiá-las nesse desejo. No entanto, isso não significa que sejam necessárias inscrições em futebol, ténis, dança, kickboxing, equitação e piano ao mesmo tempo.

Além de muitas dessas atividades serem pesadas para o orçamento familiar, as crianças podem ficar stressadas e mal-humoradas por casa do excesso de atividades. É importante limitar a quantidade de atividades extracurriculares e incentivar a criança a praticar mais o desporto ou atividade para a qual se inclina mais.

Explore novos interesses… mas com calma

Se o seu filho deseja aprender a tocar guitarra, não precisa imediatamente de comprar uma guitarra e de inscrevê-lo em meio ano de aulas. Considere pedir um instrumento emprestado ou até mesmo alugá-lo. Se optar por aulas, não se comprometa com nada de longo prazo até saber se o seu filho realmente tem interesse nessa atividade.

Prepare marmitas para viagens de carro

A ideia de uma viagem de carro pode ser excitante, mas as viagens longas com crianças a bordo podem ser desafiadoras, especialmente quando se trata de comida. As paragens constantes para comprar comida em fast food não só são dispendiosas, como também são pouco saudáveis. Uma solução fácil é preparar marmitas para as viagens de carro.

Ao preparar marmitas para as viagens de carro, pode personalizá-las para as preferências alimentares das suas crianças. Isto não só as fará sentir especiais, como também as fará sentir-se mais confortáveis durante a viagem. Pode também incluir alguns snacks especiais como bolachas ou gomas para ajudar a manter as crianças entretidas durante a viagem.

Tenha um stock de surpresas

Nem todos os pais gostam de admitir, mas às vezes precisamos de recompensas para manter os nossos filhos sossegados enquanto fazemos compras ou passeios em família. Para evitar gastos desnecessários, mantenha um stock secreto na sua mala ou no seu carro. Os Ovos Kinder, por exemplo, são mais baratos quando comprados em grande quantidade e podem ser uma salvação em momentos de angústia com as crianças.

Façam uma noite de cinema em casa

Em vez de ir ao cinema, que tal fazerem uma noite de cinema em casa? Para tornar esse momento numa verdadeira experiência de cinema, apaguem as luzes, relaxem no sofá com um balde de pipocas feitas em casa e tirem o som aos telemóveis até o filme acabar.

Dê ao seu filho a oportunidade de decidir

Muitas das crianças que se preocupam com as marcas da roupa que vestem, não estão minimamente preocupadas com o seu preço. Por que é que escolheriam roupas baratas em vez de roupas de marca quando não é o seu dinheiro que está a ser gasto?

Em vez de dizerem constantemente “não”, dê ao seu filho um orçamento realista para as suas roupas e deixe-o decidir como gastá-lo (com a sua orientação). Quando ele tiver que optar entre uma camisa mais barata para lhe sobrar dinheiro para umas calças, ele pode surpreendê-lo com a sua capacidade de fazer bons negócios! Além disso, ele aprenderá a importante lição de viver dentro das suas possibilidades.


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:


Veja também:


Messenger Poupa e Ganha
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *