Mulher a abrir uma janela

Se todas as manhãs passa pela mesma rotina de desligar seis alarmes, de preguiça aguda e de pouca vontade de se levantar… continue a ler, este artigo é para si! Ter energia de manhã não é nenhum mito: é possível ter mais energia quando acorda seguindo algumas técnicas e truques.

Não salte o pequeno-almoço

O pequeno almoço é mesmo a refeição mais importante do dia. Mesmo que esteja atrasado e com pressa, não salte esta refeição: pode estar nela o truque para a sua energia e produtividade durante o resto do dia!

Depois de estar a noite toda em jejum, o corpo precisa de comer e restabelecer-se e o pequeno-almoço é essa oportunidade.

Os efeitos de não tomar o pequeno-almoço são muitos:

  • maior nível de diabetes
  • risco mais elevado de problemas cardíacos
  • maior tendência de petiscar durante o dia
  • aumento do nível de colesterol
  • aumento da hipertensão
  • maior cansaço físico
  • mais stress

Ainda acha uma boa ideia saltar o pequeno-almoço? Pense agora duas vezes!

Privilegie as proteínas

A alimentação tem uma grande importância em como o corpo reage aos esforços do dia-a-dia. Ter uma alimentação saudável e diversificada ajuda também a dormir melhor, mas também a ter mais energia durante o dia, inclusive de manhã.

As proteínas são macro-moléculas essenciais para o bem-estar do nosso corpo. Encontradas em todas as nossas células (cabelo, pele, unhas ou ossos), são absolutamente indispensáveis para o bom desenvolvimento do organismo.

Sendo assim, o pequeno-almoço ideal de um adulto ativo deve ser composto de pelo menos 13% de proteínas (e de 10% para as crianças).

Um pequeno-almoço com uma quantidade satisfatória de proteínas permite que seja um pequeno-almoço menos calórico. Contrariamente aos açúcares, as proteínas permitem resistir à tentação do petiscar constante do dia.

Graças às proteínas, irá conseguir aguentar até à pausa de almoço! Inclua no seu pequeno-almoço alimentos como iogurtes, queijo branco, leite e ovos.

Fruta: um boost de energia

As frutas têm muitas vitaminas, minerais, fibras e zinco. Seja fruta fresca, frutos secos ou em sumo, não deixe de incluí-las no seu pequeno-almoço.

Para além de os consumir de forma individual, pode também consumir várias frutas ao mesmo tempo fazendo um smoothie ou uma compota.

Beba logo pela manhã

Calma, não falamos claro de bebidas alcoólicas ou nefastas para o organismo. Falamos sim de água! Depois de uma noite de sono, é essencial hidratar o seu corpo logo pela manhã.

Ainda em jejum, beba um copo de água. Isso permite hidratar o corpo e, sendo um hábito implementado diariamente, irá também ver melhorias na sua pele e saúde. Quer resultados ainda melhores? Beba água morna com limão!

Durante o pequeno-almoço beba também algo. O chá é uma das melhores opções: rico em aminoácidos e vitaminas, deve ser consumido sem açúcar.

Ofereça-se luz logo pela manhã

Já reparou que custa muito mais sair da cama nos meses de inverno do que durante o verão? Isso acontece porque nos meses de inverno há menos luz.

Quando existe menos luz, é mais difícil abrir os olhos e o cérebro demora mais tempo a despertar e a fazer a alteração do ciclo do sono.

A luz é essencial para acordar e ter energia. Experimente abrir as janelas e estores logo quando se levanta da cama: custa os primeiros segundos, mas acredite que o seu corpo e cérebro agradecem!

Cuidado com a temperatura do banho

É algo que acorda qualquer pessoa: um bom banho de manhã. No entanto, tenha em atenção à temperatura da água.

Um banho demasiado quente tem precisamente o efeito contrário: em vez de lhe oferecer energia de manhã, torna o corpo mais mole e relaxado… precisamente o que não se quer!

Para um duche energético, comece com água quente mas vá reduzindo a temperatura à medida que vai tomando banho. A água morna (ou mesmo fria se for capaz) permite estimular o corpo e os músculos, dando-lhe mais energia de manhã.

Esqueça o carro: ande!

Se conseguir, privilegie o andar a pé de manhã em vez de ir conduzir. Movimentar-se logo pela manhã, seja a andar a pé ou de bicicleta, é como uma injeção de energia ímpar! O seu corpo vai agradecer!

Se tiver mesmo que conduzir até ao trabalho, aproveite o tempo que passa no carro para meditar, ouvir música relaxante ou ouvir um livro. Sim, existe essa possibilidade!

O importante é relaxar e desfrutar com calma das primeiras horas do dia. Seguindo estas técnicas de forma diária, será cada vez mais fácil acordar todas as manhãs e verá que a energia pela manhã será cada vez maior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here