Boa rotina de sono: acordar cedo ou dormir mais?

O que é uma boa rotina de sono? É acordar cedo ou dormir mais de manhã? Os especialistas defendem que nem uma coisa nem outra... descubra já a resposta!
dormir

Contrariamente à ideia comum, um bom sono e o dormir melhor não estão associados tanto assim ao número de horas dormidas. Dormir melhor é sinónimo de ter bons hábitos de sono e ter uma rotina de sono. Ficou confuso? Continue a ler e perceba a importância de ter uma hora para ir dormir e uma hora para acordar.

Acordar cedo e cedo erguer… será que dá saúde e faz crescer?

Será que acordar cedo é um dos passos mais importantes para ter um dia produtivo e saudável? O ditado defende isso mas um estudo levado a cabo pelo Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da Universidade College London em Inglaterra e publicado pela American Academy of Pediatrics mostra que as crianças que acordam cedo e que começam as aulas bastante cedo não estão a ter dias muito produtivos…

O acordar demasiado cedo e o forçar o cérebro a ter uma atividade elevada logo pela manhã, pode levar a distúrbios emocionais, problemas de aprendizagem e até problemas e distúrbios comportamentais.

Esse hábito em acordar cedo durante a infância e pré-adolescência é quebrado durante a adolescência e reposto na idade adulta, o que provoca e evidencia ainda mais possíveis problemas, pois o corpo passa por demasiadas alterações de rotina de sono.

Com isso, nos Estados Unidos já são várias as associações que defendem que as aulas deveriam começar mais tarde durante a infância e a pré-adolescência, para não impedir aos mais novos de terem boas e saudáveis rotinas de sono.

Então o que posso fazer para dormir bem?

Dormir bem não é então dormir mais ou deitar cedo e acordar cedo. Ter um sono de qualidade é oferecer ao corpo um descanso reparador e total quando se está na cama.

Para isso, é preciso fazer com que o corpo produza melatonina para conseguir descansar e só uma boa rotina de sono e bons hábitos antes de adormecer é que levam a essa produção natural.

Ter uma rotina de sono é um dos passos mais importantes para dormir bem e ter um sono de qualidade.

  • Habitue-se a ir dormir a uma hora precisa e a acordar sempre à mesma hora. O seu corpo cria assim uma rotina natural e não irá sofrer disrupções ou confusões biológicas;
  • Não cometa o erro de ter uma rotina de sono para a semana e outra para o fim-de-semana: o corpo não tem um calendário semanal com o qual pode brincar! Habitue-se a acordar às mesmas horas durante o fim-de-semana para não alterar o ritmo biológico ganho durante os cinco dias anteriores.
  • Outro erro muitas vezes cometido é, depois de uma noite quase em branco ou de festa, tentar compensar o sono no dia seguinte. Isso não deve ser feito! Privilegie, para reduzir o cansaço nesse dia, as sestas ou sonos curtos, ao invés de dormir mais horas.

Outra forma de ter um sono reparador e dormir melhor é, a partir das 22h, não estar sob luzes demasiado fortes ou ecrãs LED. Evite smartphones e aparelhos eletrónicos e diminua a luminosidade e potência das luzes que utiliza.

Para além das luzes, evite barulhos e distrações sonoras depois do jantar. Desligue o seu smartphone, evite ver filmes ou televisão e privilegie atividades relaxantes como ler um livro ou desenhar.

Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Talvez lhe interesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.