dormir

Contrariamente à ideia comum, um bom sono e o dormir melhor não estão associados tanto assim ao número de horas dormidas. Dormir melhor é sinónimo de ter bons hábitos de sono e ter uma rotina de sono. Ficou confuso? Continue a ler e perceba a importância de ter uma hora para ir dormir e uma hora para acordar.

Acordar cedo e cedo erguer… será que dá saúde e faz crescer?

Será que acordar cedo é um dos passos mais importantes para ter um dia produtivo e saudável? O ditado defende isso mas um estudo levado a cabo pelo Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da Universidade College London em Inglaterra e publicado pela American Academy of Pediatrics mostra que as crianças que acordam cedo e que começam as aulas bastante cedo não estão a ter dias muito produtivos…

O acordar demasiado cedo e o forçar o cérebro a ter uma atividade elevada logo pela manhã, pode levar a distúrbios emocionais, problemas de aprendizagem e até problemas e distúrbios comportamentais.

Esse hábito em acordar cedo durante a infância e pré-adolescência é quebrado durante a adolescência e reposto na idade adulta, o que provoca e evidencia ainda mais possíveis problemas, pois o corpo passa por demasiadas alterações de rotina de sono.

Com isso, nos Estados Unidos já são várias as associações que defendem que as aulas deveriam começar mais tarde durante a infância e a pré-adolescência, para não impedir aos mais novos de terem boas e saudáveis rotinas de sono.

Então o que posso fazer para dormir bem?

Dormir bem não é então dormir mais ou deitar cedo e acordar cedo. Ter um sono de qualidade é oferecer ao corpo um descanso reparador e total quando se está na cama.

Para isso, é preciso fazer com que o corpo produza melatonina para conseguir descansar e só uma boa rotina de sono e bons hábitos antes de adormecer é que levam a essa produção natural.

Ter uma rotina de sono é um dos passos mais importantes para dormir bem e ter um sono de qualidade.

  • Habitue-se a ir dormir a uma hora precisa e a acordar sempre à mesma hora. O seu corpo cria assim uma rotina natural e não irá sofrer disrupções ou confusões biológicas;
  • Não cometa o erro de ter uma rotina de sono para a semana e outra para o fim-de-semana: o corpo não tem um calendário semanal com o qual pode brincar! Habitue-se a acordar às mesmas horas durante o fim-de-semana para não alterar o ritmo biológico ganho durante os cinco dias anteriores.
  • Outro erro muitas vezes cometido é, depois de uma noite quase em branco ou de festa, tentar compensar o sono no dia seguinte. Isso não deve ser feito! Privilegie, para reduzir o cansaço nesse dia, as sestas ou sonos curtos, ao invés de dormir mais horas.

Outra forma de ter um sono reparador e dormir melhor é, a partir das 22h, não estar sob luzes demasiado fortes ou ecrãs LED. Evite smartphones e aparelhos eletrónicos e diminua a luminosidade e potência das luzes que utiliza.

Para além das luzes, evite barulhos e distrações sonoras depois do jantar. Desligue o seu smartphone, evite ver filmes ou televisão e privilegie atividades relaxantes como ler um livro ou desenhar.

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