Como poupar eletricidade na lavagem da roupa… no verão
Conheça uma dica muito simples para, no verão, poupar imensa eletricidade na lavagem da sua roupa na máquina.
Com o tempo quente a roupa não precisa de repousar muito tempo no estendal para ficar bem seca. 🙂
Este facto cria uma boa oportunidade de pouparmos eletricidade na utilização da máquina de lavar roupa.
Se a sua máquina permitir, desative a centrifugação no programa de lavagem, ou poderá até mesmo interromper o programa assim que se inicie a centrifugação. Se acha que a roupa sai da máquina demasiado encharcada, pode pelo menos reduzir o número de rotações por minuto, caso a sua máquina tenha essa função.
Para além da óbvia poupança energética, a sua roupa ficará com menos vincos facilitando a tarefa de passar a ferro.
Mas há mais que pode fazer para maximizar a eficiência da sua máquina de lavar roupa durante o verão:
- Lave a carga completa: Tente juntar roupa suficiente para uma carga completa sempre que possível. As máquinas de lavar usam aproximadamente a mesma quantidade de energia, independentemente do tamanho da carga, por isso vai poupar energia e água lavando menos vezes, mas com cargas completas.
- Use o programa de lavagem a frio: A maioria das máquinas de lavar roupa modernas tem um programa de lavagem a frio. Usar este programa não só poupa energia, como também é mais suave para a sua roupa.
- Evite o uso da máquina de secar: A máquina de secar roupa é um dos eletrodomésticos que mais consome energia em casa. No verão, aproveite o calor e o sol para secar a roupa naturalmente. Além de poupar energia, secar a roupa ao ar livre pode deixá-la com um cheiro fresco e agradável.
- Manutenção da máquina de lavar: Certifique-se de que a sua máquina de lavar está em boas condições. Uma máquina de lavar roupa que não está a funcionar corretamente pode usar mais energia e água do que o necessário. Verifique regularmente os filtros e as mangueiras e, se necessário, chame um profissional para fazer uma manutenção.
Lembre-se, cada pequena ação que tomamos para poupar energia e água não só ajuda a reduzir as nossas contas, mas também contribui para um planeta mais sustentável. Então, neste verão, aproveite o sol e poupe energia com a sua máquina de lavar roupa!
Este conteúdo foi publicado originalmente em: 18/06/2009
🎁 Não perca nenhuma oportunidade!
Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba:
- ✅ Alertas de amostras gratuitas
- ✅ Dicas exclusivas para poupar
- ✅ Ofertas imperdíveis em primeira mão
Tudo isto gratuitamente, diretamente no seu e-mail!
🔒 O seu e-mail está seguro connosco. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
Veja também:
- Investimentos ecológicos em casa
- Tenha em conta a eficiência energética dos eletrodomésticos
- Como carregar pilhas não-recarregáveis!
- Caso prático de como poupar energia numa empresa
Oi Miguel!
Ótima dica, no verão vou utilizar!
Outra coisa importante que deve ser feita para que as roupas não precisem ser passadas é bate-las de modo a estica-las bem antes de colocar no varal, bater com força, e depois que tira, dobrar imediatamente, desse jeito não preciso passar 90% das minhas roupas…
Um abraço!
Olá Sandra,
Obrigado pelo comentário.
Aí no Brasil talvez até nem seja muito dificil secar a roupa… com o calor que aí faz! 🙂
no rio o tempo fica muito quente no verao. e quando colocamos uma roupa no varal seca muito rapido, e otimo ir a praia no verao no rio. um beijo s2 barbara.
Ih Miguel, aonde eu moro, no sul, no inverno é uma tristeza! Muito frio e úmido, demora muito para secar a roupa sim, pois não tem sol!!!
No resto do país deve ser mais fácil!
Um abraço
Faço sempre isso seja inverno ou verão, mas no inverno tenho que secar a roupa dentro de casa, logo tenho que utilizar um pouco mais de rotações na centrifugação!
Sempre que retiro a roupa da máquina sacudo-a energéticamente para que fique com menos vincos e mais fácil de passar!
Beijoquinhas
Secar ao sol, é o melhor pelo menos eu acho..
Não pode é ficar lá muito tempo. se não fica rija.
Mas este é capaz de dar jeito no inverno..
Sem duvida uma boa forma de poupar dinheiro em eléctricidade e posteriormente em esforço ao passar a roupa. Vale a pena utiliza-lo naqueles dias mais quentes 🙂
Uma boa dica para estes dias de verão em que a roupa seca bastante rápido e não necessita de ser centrifugada; mais uma forma de pouparmos energia.
Sim é verdade. Esta também faço no verão. Vivo no Alentejo e além de termos muito calor no verão é uma óptima opção de poupança
Ua boa técnica para poupar dinheiro em lavagens é aproveitar esta altura do ano para usar menos roupa possivel. Poupa-se bastante 🙂
Uma coisa que a minha mãe faz é, quando tira a roupa do estendal e enquanto a deixa “à espera” para ser passada, deixa toda a roupa direitinha e esticada para evitar formar mais vincos. Assim nem necessita de passar muitas das peças.
pois a minha mae com a tecnica da Elsa acaba por passar pouca roupa poupa em tudo.
Já devia ter descoberto este blog há mais tempo…. para além de poupar energia com a ausência de centrifugação, pouparei ainda mais € na passagem a ferro
Eu nunca me lembrei de parar a máquina, na altura da centrifugação. Mas ao estender a roupa, já a batia bem para que ficasse direitinha, e mal estivesse seca dobrava-o logo a arrumava-a. Eu é raro pegar no ferro de engomar!!! 😛
a minha avó ensinou-me a esticar muito bem a roupa quando a apanhava para não custar tanto a passar e hoje há muita (len~çoi, toalhas …) que nem passo porque as estico muito bem!
Hoje pus a máquina a lavar e já pus em prática esta dica. Com a calor que está hoje a roupa vai secar bem 😛
engraçado…. estou à espera que a máqueina acabe de lavar e hoje tb me lembrei de experimentar esta dica!
Enquanto estiver bom tempo para secar roupa irei fazer isto. Agora no inverno já é mais complicado, mesmo com a centrifugação, já é dificil secar a roupa.
Tb tenho utilizado esta dica…. e mesmo qdo não fizer tanto calor tenho hipótese de programar a máquina para centrifugar a roupa com menos rotações…. não sai tão seca como com a rotação máxima, mas seca bem na mesma e continua a ser fácil de passar a ferro. Já experimentei e como mooro numa zona ventosa dá bem para fazer. Fica a centrig«fugação máxima reservada para qdo estiver de chuva.
Pois… Até pode ser uma boa dica em termos económicos….mas para quem vive em apartamentos… é muito desagradável quando temos a roupa quase seca e o vizinho de cima se lembra de estender a roupa a pingar…
Com uma menor centrifugação…ok….mas sem nenhuma, demonstra falta de civismo em relação aos outros moradores do prédio, só para quem não vive em apartamento é possivel.
O sacudir a roupa com força….ajuda bastante é o que eu sempre faço. Depois é só apanhar…dobrar…e arrumar….acreditem…passo muito pouca roupa a ferro.
Eu programo a centrifugação para os 400/800 rpm nos dias mesmo muito quentes, e quando o sol bate na minha varanda (logo de manhã) de “chapa”! 🙂
Então se tiver um ventinho, em 3/4 horas faço duas/três maquinas de roupa, lavado, seco e dobrado!