Como aproveitar as sobras de molhos dos tachos e assadeiras
Não deite fora as sobras de molhos de estufados e assados. Saiba como os reutilizar para aromatizar outras refeições.
Fez um assado ou um estufado e sobrou-lhe algum molho no fundo da panela ou da assadeira! O que fazer a esse molho? Deitar ao lixo? Nunca!
Esse molho pode ser utilizado para aromatizar outras refeições. Mesmo que não o utilize de imediato, pode simplesmente congelá-lo.
Despeje esse e outros molhos que lhe forem sobrando, em tupperwares ou cuvetes de gelo vazias. Se já utiliza caldos de carne do tipo knorr ou maggi, pode substitui-los com estes caldos caseiros.
Se achar que o molho que sobrou não é suficiente para congelar ou está demasiado espesso para o verter para uma tupperware, adicione um pouco de vinho ou cerveja, reaqueça a panela e mexa bem. Assim já terá uma boa quantidade de molho para reutilizar.
Levando um pouco ao extremo, mesmo que tenha apenas vestígios de molho no fundo da panela, utilize igualmente o vinho ou a cerveja para dissolver todo o aroma que ainda resta.
Se quiser evitar a presença de restos de alguns ingredientes sólidos no molho, passe-o por um coador antes de o guardar/congelar.
Este método, para além de permitir o aproveitamento de algo que provavelmente iria para o lixo, ainda lhe facilita a confeção das próximas refeições.
Este conteúdo foi publicado originalmente em: 09/01/2010
🎁 Não perca nenhuma oportunidade!
Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba:
- ✅ Alertas de amostras gratuitas
- ✅ Dicas exclusivas para poupar
- ✅ Ofertas imperdíveis em primeira mão
Tudo isto gratuitamente, diretamente no seu e-mail!
🔒 O seu e-mail está seguro connosco. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
Veja também:
- Como evitar que o açúcar empedre
- Como manter os legumes frescos por mais tempo
- Yämmi 2 – Uma aliada na cozinha para poupar tempo e dinheiro!
- Nespresso Low-Cost: Poupe dinheiro reutilizando as suas cápsulas de café
Olá Miguel
Sabes que esse é um hábito que também já adquiri… Não foi há muito tempo que me apercebi desta possivel “poupança”, mas tem dado frutos também a nível de tempo! Vou dar-te o exemplo deste fim semana.. lol lol
Sabado fiz cozido à portuguesa, ficamos sempre com os restos da carne cozida;
Domingo fiz assado de perú, do qual resultou o dito molho que tirei da assadeira de barro e coloquei numa tupperware no frigorifico!
Hoje é so chegar a casa, colocar o molho a aquecer enquanto desfio os restos da carne, e por fim colocar a carne desfiada a tomar um gostinho no molho! Em menos de 10 minutos tens a refeição pronta!! :):):)
kiss
Olá a todos e parabéns Miguel pelo trabalho!
Só para vos dar um conselho: ter em atenção o estado do molho, isto é, verificar, por exemplo, se o estrugido não deixou de estar louro para ficar muito escurecido, pois a cebola/alho poderão ficar muito alterados quimicamente, tornando-se perigosos para a saúde humana.
Abraço amigos ecologistas